O LÚDICO COMO FACILIDADE NA APRENDIZAGEM

                                                                           Erica Souza Figueiredo

Nos dias atuais na educação ocorrem muitas mudanças em compasso veloz em na sociedade. Essas transformações são vindas juntamente com as tecnologias que estão associadas a modelos econômicos e que forçam a sociedade a encaixar as cobranças no mercado de trabalho e na produção da mão de obra qualificada.

Entendemos que a educação lúdica é um fator presente em tais exigências e como muito do professor facilitando a acessibilidade do conhecimento por parte dos alunos.

Refletindo na importância que a criança precisa do lúdico desde pequeno, especialmente em formas instigantes e agradáveis de ensinar brincando, sobretudo os jogos educativos, que nos dias de hoje apresenta como peso no cenário educacional, este artigo tem como justificativa as minhas experiências enquanto professora do Ensino Fundamental I, percebendo que, com as atividades lúdicas, a aula se torna mais interessante e o ambiente da sala de aula mais divertido.

 Com minha experiência sempre trabalho com o lúdico como: jogo de memorização, músicas, bingo, e entre outros, o que torna as aulas mais dinâmicas e interessantes. Enquanto professora, levo o lúdico para minha sala de aula e com isso percebi que as atividades lúdicas contribuem não somente deixando o espaço escolar menos igual, como meio de ajudar os alunos a ir além das dificuldades de aprendizagem em todos os sentidos.

Somando minhas experiências mais a necessidade de conhecer mais o lúdico, decidi de forma participativa especificamente, utilizar atividades lúdicas refletindo a relação entre professor/aluno em um trabalho coletivo e efetivo em sala de aula no que se refere ao uso do lúdico.

A atividade lúdica é um suporte importantíssimo para os educadores, de forma geral, despertando em seus alunos o interesse pela maneira de aprender brincando.  Portanto o lúdico é um artifício integrado aos métodos usados por nós professores, mas não podendo deixar de lado o livro didático, a compreensão de textos, os exercícios de gramática.

De certa forma o lúdico contribui para o enriquecimento de informações e definições possíveis que guiam a prática docente em relação ao ensino lúdico e os aspectos incluídos ao lúdico na técnica de ensino/aprendizagem em sala de aula sobre os jogos e as brincadeiras educativas para abordarmos o uso do lúdico na sala de aula e também discutir a presença das culturas dos alunos preparados para um futuro diferente.

Para analisarmos o uso do lúdico em sala de aula no ensino fundamental I, é necessário, compreendermos o conhecimento do lúdico e sua importância facilitando a descoberta dos obstáculos psíquicos da vida adulta, no entanto o mesmo comprova que os adultos não só podem, mas precisam brincar e jogar entrando na vida imaginaria da criança, ingressando no da ilusão. O professor sempre será o responsável pela criação do ambiente real e imaginário da criança, analisado o espaço da brincadeira, da ilusão aonde se concretiza a interação dos resultados reflexivos em adolescentes e adultos.

 

1.1 O uso do lúdico em sala de aula.

 

 Como já foi dito anteriormente as atividades lúdicas se faz presente na educação desde o tempo antigo, por pensarmos nas distantes metodologias de ensino existentes como as atividades de memorização e jogos apresentarem atividades de motivação, para a didática especialmente na abordagem comunicativa que tem a inclusão do jogo e brincadeira na sala de aula, graças ao seu aspecto estimulante e motivador.

Observamos que o ensino do lúdico trouxe modificações nas propostas dos métodos de ensino e aprendizagem, apontando novos métodos mais eficientes, privilegiando as condições do aluno em poder desenvolver as quatro competências: a produção escrita, a produção oral, a compreensão leitora e a compreensão oral, tudo de forma imaginaria.

Percebemos que o ensino lúdico, é um tema atualizado quando falamos em formação de futuros educadores profissionais, o ensino lúdico esta presente na formação dos professores infantis, mostrando a importância do ensino lúdico em sala de aula, e despertando a interação entre professor/aluno.

Através da utilização do lúdico em sala de aula, faz nos crer que nós professores analisamos a utilização do lúdico de forma ajudadora para a aprendizagem com motivação para melhorar realmente o aprendizado dos alunos.

Por fim, o uso das atividades lúdicas é em geral, fruto de experiências passadas como alunos do Ensino fundamental I, mas podendo ser trabalhado ate o Ensino Médio.

Podemos concluir que as atividades lúdicas é um apoio aos quais os educadores, de forma geral, recorrem para tentarem despertar nos estudantes o interesse pela aprendizagem de todas as disciplinas,  com atividades e instigadas para aprender brincando.

 

REFERENCIAS

FIGUEIREDO, Erica Souza. O lúdico como facilidade na aprendizagem. Alto Araguaia MT. 2015.