Alessandra Januário dos santos1

Elisângela Aparecida dos Santos2

Josimara Lima Furtado dos Santos 3

Juliana Jardini Brandão 4

Mauro José dos santos5

Resumo

Observamos que são várias as dificuldades que o professor enfrenta na sala de aula, com relação à aprendizagem dos alunos, principalmente com aqueles que apresentam dificuldades para assimilar os conteúdos, isso exige muita observação e novos procedimentos a serem desempenhados para auxiliar os alunos. Torna – se o desafio à proposta do professor a novos campos exploratórios em suas aulas para que os alunos sejam instigados a buscar o processo de aprendizagem e é indispensável que o professor faça observação diária dos alunos promovendo avanços no campo intelectual, social e cultural do educando, portanto abordamos os jogos pedagógicos como recurso metodológico em sala de aula.

Palavras chaves: lúdico – matemática – ciências da natureza – jogos

Introdução

As áreas de conhecimento de ciências da natureza e matemática são vistas pelos alunos como umas disciplinas complexas, difícil, chata, “bicho-de-sete-cabeças”, com muitas fórmulas miraculosas. Assim sendo, há necessidade de se trabalhar com algo diferenciado em sala de aula. Por isso então a sugestão de se utilizar de jogos como recurso metodológico em sala de aula.

Para a construção desses jogos foi apresentado para os integrantes da oficina a importância do lúdico na aprendizagem, em seguida a apresentação dos jogos propostos e logo após a construção dos mesmos. Durante a construção dos jogos observou-se um grande comprometimento e prazer por parte dos participantes, já que estavam fazendo atividades de uma forma “light”. No decorrer da construção dos jogos os alunos, foram vendo conteúdos básicos das disciplinase percebendo como se torna mais fácil de aprender com as atividades lúdicas.

Ao final, eles jogaram com os jogos feito por eles, que foi uma grande satisfação, e estes jogos ficaram guardados na sala de articulação da escola e está disponível para os professores que quiserem trabalhar de forma lúdica utilizarem.

Objetivo Geral

É mostrar os jogos como metodologia aplicada no ensino, nos dias atuais, ressaltando a importância dos alunos desenvolverem senso crítico e o raciocínio lógico, pois a foi realizada em sala, ou seja, estudando e observando a reação dos alunos quando realizam atividades com o auxilio do lúdico com isso apontar sugestões pra melhorar o ensino nas salas de aula.