BATALHA ESPIRITUAL

Batalha espiritual foi, “por exemplo”, aquela pela qual Jesus Cristo passou lá no Getsêmani (40) ao saber que precisava obedecer a Deus o Seu Pai e o quanto seria doloroso aquela obediência, o espírito e a carne de Jesus conflitaram naquele momento, numa questão primordial para a vitória ou a derrota espiritual do ser humano.
Na verdade quando ouvimos falar sobre batalha espiritual e esta batalha está relacionada em receber bens materiais, é quase certo que é uma batalha material. A batalha espiritual, segundo a bíblia, diz respeito ao confronto, a decisão de escolha entre obedecer á Deus ou obedecer à carne, lutar contra Deus ou á favor dele obedecer à carne e ao mundo e consequentemente á satanás e viver em pecado ou então obedecer á Deus e viver em santidade.
Toda vez que nos vemos em situações nas quais temos que escolher entre Deus, o mundo, satanás e nós, sobre nossa vontade ou a vontade do Espírito Santo então estamos em batalha espiritual. (Gálatas, 5. 16)
De qualquer forma vamos considerar como batalha espiritual toda e qualquer luta desse crente. Aí notamos, que é falado para o crente que ele precisa colocar a fé dele em prova ou seja deve testar a sua fé. Ou às vezes dizem que se ele passa por dificuldades é porque Deus está testando a sua fé.
Como já vimos, o objetivo da fé do crente é agradar a Deus, então, podemos dizer que a fé opera em uma esfera totalmente fora da visão humana, ela, não pode ser colocada à prova como algo visível como num laboratório, pois opera fora da dimensão da prova tangível. A realização de algo para nós conseqüente de fé produz emoção, mas emoção jamais irá produzir em nós uma fé genuína, fé não é emoção e sim certeza, fé é convicção da existência de algo que não se vê. (41) não se pode testar a fé, na verdade o que se testa é a capacidade humana de ter fé. As adversidades e os problemas, estão testando ou colocando a prova é o homem. Se ele é capaz ou não de suportar e continuar com fé e esperança. A fé não é maculada, quando alguém deixa de tê-la, ela não deixa de ser FÉ, ela não deixa de existir. A Fé continua existindo mesmo que ninguém tenha Fé alguma, pois a Fé vem de Deus é dele e volta para ele. Quando alguém deixa de ter fé é este alguém que se  macula é ele que sai enfraquecido e sem fé.por outro lado, se ele suporta as lutas e provações e consegue vencer tudo através da Fé, sairá fortalecido e com sua fé aumentada. Mas a vitoriosa será sempre a fé, o homem não vence sozinho, por isso precisa da fé de Deus e da fé em Deus para vencer.
A palavra de Deus sustenta todo o universo visível e invisível, sustenta também a fé. Então, podemos dizer que para a igreja ou o crente ter a fé verdadeira, a única coisa que ambos precisam é simplesmente obedecer à palavra de Deus. (Romanos, 10.17) É impossível a qualquer homem ou mulher crer em Deus e não obedecê-lo. E é impossível a qualquer homem ou mulher  obedecer a Deus e não crer nele.
Existem algumas igrejas nascidas de conflitos, desencontros e desavenças doutrinárias que funcionam baseadas em argumentos puramente legalistas. Disseminando idéias errôneas acerca de Deus através de um evangelho fraco e sustentado por “chavões” ditos bíblicos, sem base teológica segura e concisa, fundamentada na Bíblia. O que acontece é que a pessoa acaba se desiludindo, desiste de esperar e costuma dizer assim: “perdi a fé, não tenho mais fé, cansei de ter fé”, a pessoa fica iludida, esperando receber coisas, quando deveria ter a fé firmada em Jesus. Ilusão acaba, mas a fé não acaba porque a fé é eterna, e tudo o que é eterno sustenta o transitório o transitório é que não consegue sustentar o que é eterno.
O homem é escravo daquele que o vence, se o que está em evidência em nós é o desejo de sermos glorificados, aclamados e honrados pelos homens, ou é a cobiça ou é um desejo doentio por riquezas a todo custo, (42) então seremos escravos dessa cobiça e desses desejos em nosso coração. (43) Entretanto, se o desejo do nosso coração for agradar a Deus, aclamar á Deus e honrar á Deus então seremos livres do transitório e totalmente desprendidos para servir a Deus. Pessoas que insistem em pregar aos outros uma vida cristã fácil, estão entregando amuletos ou muletas espirituais aos fieis. Estão na verdade, atando verdadeiros fardos aos ombros deles. (44) a vida cristã é simples, o evangelho é simples, ser crente é simples, mas ser crente não é fácil, ser crente não é brincadeira. (45)
Vivemos hoje uma tremenda mistificação do cristianismo por parte de igrejas clandestinas que colocam em xeque-mate muitas Igrejas sérias. Há uma onda crescente de um cristianismo não só massificado, mas perigosamente mistificado. (46) Ora, Deus é um Deus pessoal que age individualmente com cada um de nós de maneira personalizada ainda que tenha milhões de pessoas ao nosso redor com problemas iguais aos nossos. (47) Deus age em cada um de nós sempre de maneira diferente da que agiu em outra pessoa, mas Deus agirá sempre á maneira dele e não à nossa maneira.
Há pessoas dizendo por aí que para Jesus Cristo agir na vida do indivíduo, este individuo precisa de um intermediário como um determinado objeto pessoal, como roupas, lenços, fotos chaves do carro, da moto, da casa ou do escritório e etc. Mas será que aquele oficial do rei para ter o filho curado por Jesus precisou levar uma foto, um lenço ou uma roupa do menino para Jesus? Ou foi até Jesus apenas com o coração cheio de fé. (48)
E o centurião quando pediu a cura para o seu criado que estava paralítico levou o quê para Jesus? Não levou nada a não ser a fé que tinha e era uma fé enorme, uma fé tão grande que o único testemunho que temos de Jesus sobre um gentio é sobre este centurião. O centurião apenas creu e disse algo que me impressiona até hoje, ele disse para Jesus: Senhor eu não sou digno que entres em minha casa, mas apenas manda com uma palavra e o meu rapaz será curado (49) se você ler o resto do texto vai perceber que aquele homem reconhecia a autoridade de Jesus sobre as enfermidades aquele homem sabia que Jesus podia dar ordens aos espíritos imundos e estes espíritos obedeceriam á Jesus, e sabia que de onde Jesus estava ele podia ordenar que a ordem fosse cumprida lá onde o criado estava. Isso é talvez o que falta a muito crente, reconhecer a autoridade de Jesus sobre todas as coisas.
Talvez seja o reconhecimento desta autoridade que Jesus tem sobre os espíritos imundos, e sobre todas as coisas que falta a muito crente nos dias atuais, vemos a maioria correndo de um lado para outro numa busca desesperada por soluções, quando o próprio Deus diz.......

CITAÇÕES BÍBLICAS


(40) – Marcos, 14. 34; 36.

(41) – Hebreus, 11. 1. (42) – Lucas 12. 4.

(43) – II Pedro, 2. 19.

(44) – Mateus, 23. 4. (45) – Mateus 7. 14.

(46) – Colossenses, 2. 18.

(47) – II Timóteo, 4:3. 4.

(48) – João, 4. 49; 53.

(49) – Mateus, 8. 8.

Todas as Citações são da Bíblia Vida Nova Edição Revista e Atualizada no Brasil