Capítulo 2

FRUTO BICHADO

Sempre houve no meio cristão, pessoas que aparentam serem santas, mas não o são, são sim lobos disfarçados de ovelhas e bodes disfarçados de cordeiro, todo disfarce é feito para transformar a pessoa naquilo que ela não é, ou seja, quem se disfarça o faz para esconder a verdadeira identidade e isso pode acontecer no meio cristão no sentido espiritual. (21)
Podemos fingir uma vida obediente, santa e equilibrada quando na verdade não somos nada disso, quando as pessoas no meio da Igreja vivem uma vida que não condiz com aquilo que lhe é ensinado é uma coisa, mas quando um crente consegue disfarçar-se num santo sem sê-lo, é aí que mora o perigo. (22)
Quando uma pessoa não é fiel com Deus e finge ser, a bíblia o chama de dissimulador, (23) dissimular é agir por trás dos panos de maneira encoberta sem deixar transparecer qualquer vacilo. É pior para se conviver com o dissimulador porque você não sabe quem ele é e onde ele está. (24) não há como se defender dele, porque o dissimulador pode ser qualquer pessoa, pode ser inclusive aquele seu melhor amigo.
E na verdade ele é um inimigo seu, lado a lado com você. Finge te proteger quando na verdade a intenção é te destruir. É um Judas sentado à mesa comendo o pão com aquele a quem vai matar.
As pessoas que dentro da Igreja parecem cordeiros e ovelhas, quando na verdade são lobos, sempre que podem, fazem o possível para enganar o crente despreparado. É um fruto bichado no meio de frutos sãos, é uma fruta aparentando ser doce e quando é descascada se mostra azeda. (25)
Confronte alguém assim e verá do que eu falo, notará a rebeldia dele vir à tona por meio de gestos, palavras e ações. É a fruta que parecia doce e de repente mostrou-se azeda.
Na Igreja de Deus há pessoas que vivem uma vida cristã verdadeira ou se esforçam para vivê-la, estas pessoas procuram exercer uma fé santa e direcionada unicamente para agradar a Deus, mas é possível existir nesta mesma Igreja pessoas que usam o exercício da fé para agradar a si mesmas buscando seus próprios interesses. (26) este tipo de pessoa usa a fé para agradar suas vontades e não a de Deus, (27) estas pessoas é o fruto bichado no meio do cesto e se não for recolhido, lavado, limpo e tratado poderá contaminar todas as demais frutas do cesto.
Tem muitas Igrejas doentes espiritualmente, porque seus membros na sua maioria estão doentes, (28) e isto não é na maioria dos casos culpa do pastor ou diácono ou de nenhum obreiro, não em particular, mas é culpa dos nossos próprios desejos de agradar a nós mesmos e não a Deus, culpa da nossa obediência cega a nós mesmos e não a Deus, culpa do nosso pessimismo exagerado em Deus e na pressa de querer que as coisas sejam feitas ao nosso tempo ao nosso modo. Um bom número de crentes, dentro das Igrejas, é exageradamente pessimista quanto ao que Deus pode fazer por eles. Vivem uma espécie de fé que no mesmo instante que crêem em Deus, desacredita dele. (29)
Deus não tem pressa de agir, Deus tem tempo para agir. (30) A fé está sendo deturpada por muitas pessoas, em seu fundamento e em seu objetivo. Em seu fundamento, quando deixa de ter Cristo como fundamento e passa a ser fundamentado numa outra pessoa ou objeto, quantas pessoas têm fé que vão receber algo de Deus porque o irmão do lado recebeu? Quando isso ocorre, esta pessoa está mantendo o coração naquilo que aconteceu com outra pessoa esquecendo-se de Deus e esquecendo-se de que Deus é poderoso para fazer muito mais por nós do que aquilo que nós pedimos ou pensamos. Estas pessoas ficam baseando a fé delas pela fé que o outro possui, medindo, comparando, e esquecem que cada um de nós tem uma medida de fé dada por Deus, por isso ficam baseando-se na benção que o irmão recebeu e não no abençoador não na Capacidade e Poder Dele.
O objetivo da fé é deturpado quando ele deixa de ser o agradar a Deus para agradar ao homem. O objetivo da fé não é agradar a nós, mas a Deus e ninguém mais. Lembra o que a bíblia fala? sem fé é impossível agradar a Deus (31) quando o objetivo da nossa fé é buscar recompensas para nós mesmos ele está sendo deturpado.
O objetivo da fé é crescimento espiritual e não crescimento material o segundo deve ser conseqüência do primeiro e não o contrário. (32) A fé leva o crente a vencer o mundo (33) a justificação do crente é pela fé para também poder ser pela graça (34) Crescimento material é conseqüência de uma vida que agrada a Deus mas vemos hoje que a maioria das pessoas está entendendo que precisam crescer materialmente primeiro e que é isso que Deus quer, claro que Deus quer que o crente cresça materialmente, mas Ele quer primeiro ver no crente um crescimento espiritual antes de tudo. O crescimento que agrada a Deus é o espiritual o material agrada a nós mesmos, o prazer de Deus e ver um filho seu vivendo uma fé que agrade a Ele. (35) Nem sempre viver uma vida que agrada a Deus é vivê-la na riqueza ou em constante prosperidade.
Tudo que é relacionado com Deus é primeiro espiritual, (36) o homem busca basicamente três coisas para si, busca Poder, busca alimento (37) e busca riqueza (38) desses três, o que é básico para a sobrevivência é o alimento. E dos três o Poder é o mais perigoso, porque é manipulador. Há vários tipos de poder, poder religioso, econômico, intelectual, judicial, poder de mando, poder físico de atração que é uma beleza física que encanta e atrai pessoas
Alguém pode ter poder sem necessariamente ter riquezas, o poder é a capacidade de influenciar que uma pessoa ou grupo de pessoas tem sobre outras; é alguém que influência uma decisão judicial ou política, ou econômica. É um pai que influencia os filhos é um pastor que influencia os membros é um político que influencia um eleitorado. O que conta, é para onde estas pessoas que tem o poder estão levando as outras pessoas que são influenciadas, que caminhos ou que rumos estão levando-as a tomar se é um rumo certo tudo bem, se é um caminho benéfico tudo bem, mas e se não for?
Quando satanás tentou Jesus, ele mostrou para Jesus estas três tendências dentro do coração do homem. (39) Satanás dentre outras coisas disse para Jesus: "Mande que estas pedras se transformem em pão" "Te darei toda esta autoridade e glória" "Se és Filho de Deus atira-te daqui abaixo, por que está escrito: aos seus anjos ordenará..." o que Satanás propôs foi; dar a Jesus poder, riqueza, e alimento analisem então:
O pão: a necessidade de alimento sempre levou o homem a conflitos e a mudanças sociais e regionais.
A riqueza: a ambição sempre levou o homem a tomar pela força ou não, aquilo que não é seu e que ele ambiciona, causando por vezes a guerra e o caos.
O poder: todo ser humano quer estar sempre no grupo dos que mandam nunca no grupo dos que obedecem, o homem quer sempre estar no grupo daqueles que detêm o poder. Quer ser o chefe, quer ser o que manda, quer ser o mais atlético (a), quer ser o mais bonito (a) o que tem o corpo mais perfeito quer ser o que tem mais dinheiro, quer ser o que tem o carro mais caro, o que tem a casa mais bela, cara, confortável. São infinitos os desejos de poder presentes no coração do ser humano. O homem busca sempre o topo, e é ensinado desde cedo a galgar os degraus da vida sempre no sentido para cima para alcançar riquezas, independência política e social. Quando ele consegue juntar em si estes três elementos, passa então a ter o domínio sobre muitas pessoas e a conduzi-las para aonde quer como se fossem simples marionetes.
As respostas de Jesus dadas ao diabo fornecem subsídio para todo aquele que deseja vencer satanás quando interpelado por ele em situações semelhantes àquelas a que ele induziu Jesus. Não precisamos ser vencidos pelo mal, mas devemos vencer o mal com o bem isto é o que a Bíblia nos orienta.
Lutar pelo pão de cada dia não é pecado, querer ter conforto e riqueza também não é pecado. E procurar estar em evidencia também não, a Bíblia mesmo nos diz que Deus tem nos colocado por cabeça e não cauda.
Mas devemos lembrar sempre que viver de acordo com a vontade de Deus é a única forma que temos para não sermos iludidos e vencidos por satanás através de suas ofertas mundanas de poder e riqueza, pois a mesma Bíblia que nos diz que Deus nos coloca por cabeça e não cauda nos diz que Deus abate o soberbo e eleva o humilde e a mesma que nos diz que do Senhor é o ouro e a prata.
O fato de o homem nunca querer ficar com aqueles que obedecem, nem sempre querer estar com aqueles que cumprem a ordem, mas geralmente, querer sempre estar entre os que mandam, entre aqueles que dão as ordens é uma tendência humana, é necessário estar debaixo da obediência Divina para que o espírito de Deus supere a parte humana do homem nestes momentos e permita sobressair a parte divina para darmos ao diabo as mesmas respostas que Jesus deu a ele lá no inicio.
O certo é que estas três coisas até hoje perturbam o homem que tem sua vida focada no mundo, no terreno, focada nestes três objetivos, mas o que Deus está propondo á você e á mim hoje e de maneira urgente é centralizarmos a nossa vida primeira Nele, depois as demais coisas nos serão acrescentada.
Somos induzidos todos os dias a sermos vencedores mas esquecemos que quando o apóstolo Paulo cunhou esta frase ele não estava vivendo uma vida de vencedor como a que queremos hoje.
Queremos ser vencedores na concepção de Paulo? Claro que não, ser vencedor na concepção de Paulo era ser perseguido, ser preso, ser maltratado, passar fome, frio, sede, enfrentar tempestades no mar revolto em longas viagens, ser isolado, ser mordido por cobra venenosa tudo isso para pregar o evangelho que liberta o homem da opressão e do engano de satanás. E acho que quando dizemos que queremos ser vencedores não pensamos em nada dessas coisas pelas quais Paulo passou. Ser vencedor na concepção de Paulo é ser totalmente dependente de Deus e isto não queremos ser pois queremos nós mesmos fazer o nosso caminho, ganhar nosso dinheiro, construir a nossa empresa, adquirir nossos bens sem ajuda de Deus. O que queremos de Deus é que ele apresse o tempo para sermos ricos e prósperos mais rápidos e não necessariamente esperarmos Deus agir no tempo dele.
Não queremos depender do tempo de Deus e consequentemente não ficamos dependentes da vontade dele contamos com nossa própria força. Temos pressa para conseguir o que queremos e queremos ser vencedores a qualquer preço e custo.
As vezes penso que alguns crentes imaginam que Deus é mágico, pensam que Deus é uma espécie de fada madrinha e que ele possui uma varinha de condão que é só tocar em nós e seremos de uma hora para outra enriquecidos, famosos, lindos, amados por todo o mundo á nossa volta.
Quando Jesus disse aquele que quiser vir após mim, negue-se a si mesmo tome sobre si a sua cruz e siga-me ele estava colocando um ponto final em um pensamento que poderia hoje ser fonte de discórdia. Ou seja, para seguir Jesus devemos negar a nós mesmos.
Negar a nós mesmos é negar toda a maneira egoísta de ver e viver a vida. É negar o egocentrismo, o olhar só para nós e passar a viver para os outros, vendo a vida do ponto de vista do outro também e não só do nosso ponto de vista. Nem sempre é a minha vontade, opinião ou razão que conta. Nem sempre importa se estou certo, mas sempre importa a opinião do outro e o quanto o outro está certo.
Viver o modelo de vida de Jesus é o passo certo para seguí-lo não se pode andar com alguém com o qual não há concordância. Como posso andar com Jesus se não concordo com ele? Com o que ele diz? Com o que ele quer que eu faça?

Geraldo Goulart.