O HOMEM QUE NÃO TINHA NADA


O homem que não tinha nada nasceu em uma manjedoura que não era sua, navegou em barcos que não eram seu, e quando entrou triunfante na cidade de Jerusalém, foi montado em um jumentinho que também não era seu. E quando um de seus seguidores disse que o seguiria para onde quer fosse, ele respondeu: "As aves do céu tem seus ninhos, e as raposas suas tocas, mas o filho do homem não tem onde reclinar a sua cabeça".
O homem que não tinha nada viveu uma vida inteira de amor e humildade, e na hora da sua morte, lá no calvário da dor, disse agonizante: tenho sede, mas não teve sequer água para beber; deram-lhe vinagre. Não teve sequer onde ser colocado depois da morte; foi sepultado numa tumba que também não era sua.
Em sua vida prematura, o homem que não tinha nada, nunca fez promessas de vida fácil para seus seguidores, pelo contrário, disse que todo aquele que quisesse vir após ele que tomasse a sua cruz e o seguisse.
Ele amou os ricos, os pobres, os pecadores e viveu entre a pobreza. Pregou contra a ganância, o egoísmo, o desamor e a hipocrisia. Alertou seus seguidores sobre falsas doutrinas religiosas e também falou para que fossem cautelosos com os falsos pregadores que se passavam por ovelhas, mas que na verdade eram lobos ferozes.
Este homem não tinha nada, mas nunca pregou contra a riqueza, simplesmente alertou seus seguidores para que não colocasse seus corações na riqueza, por que onde estivesse seus corações ali estaria o seu tesouro. Em toda a sua vida pregou a simplicidade, porque esta é sinal de pureza.
Qualquer criança já sabe de quem estamos falando, estamos descrevendo Jesus, o Príncipe da paz! Se você deseja ser um cristão verdadeiro, siga-o com todo o seu coração. Porém, não espere vida fácil, prosperidade ou felicidade imediata. Quem estiver disposto a segui-lo certamente provará um pouquinho de suas aflições.
Se você realmente deseja ser um de seus seguidores, fiquem atentos às falsas doutrinas e aos falsos pregadores que se intitulam pastores, ou até mesmo apóstolos, pois pregam mentiras e enganam descaradamente, prometendo prosperidade, milagres e felicidade imediata. Esse tipo de ensinamento é puro comércio e não é bíblico.
O homem que não tinha nada está de braços abertos lhe esperando pra dizer: "Vinde a mim os cansados e oprimidos e eu vos aliviarei e encontrareis descanso para vossa alma, por que o meu fardo é leve e o meu jugo é suave; aprendei de mim que sou manso e humilde de coração".
O homem que não tinha nada promete para seus seguidores a vida eterna.

Jair Garcia Martins
Uraí - Paraná