O DIA DO SENHOR

A questão sobre qual seja, nos tempos hodiernos, o Dia do Senhor, tem gerado controvérsias e não pouca discussão.

A palavra SÁBADO foi transliterada do hebraico (idioma das Escrituras do Velho Testamento) SHABAT para o nosso vernáculo, e significa CESSAR, CESSAÇÃO.

Na dispensação da lei o shabat era usado para indicar o repouso após seis dias de trabalho, daí a determinação do Senhor para que o sétimo dia "o sábado do Senhor teu Deus" (Êx.20:10) fosse santificado (id.v.8), porque foi nesse dia que o Senhor descansou, cessou a obra de Criação pelo fato de havê-la completado: "Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera." (Gn.2:2); "Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é o sábado do Senhor em todas as vossas habitações." (Lv.23:3)

Shabat era usado também quanto à festa celebrada no sétimo mês, no décimo dia, a qualquer dia da semana: "Também isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e não fareis trabalho algum, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós;" (Lv.16:29).

Era usado ainda o shabat para indicar períodos determinados de tempo, como os anos sabáticos e dos jubileus, chamados Sábados de Descanso, consoante Lv.25:1-15.

A Epístola aos Hebreus ensina-nos que a prescrição sabática, os sacrifícios e outras figuras Veterotestamentárias eram "a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas" (Hb.10:1), que desapareceriam com o oferecimento de si mesmo (Hb.9:26), que Cristo faria a nosso favor, como Segundo Sacrifício (Hb.10:9).

A lei moral (não matarás, não adulterarás, não furtarás) é imutável, universal e eterna, enquanto que a cerimonial é mutável; assim sendo, o sábado cerimonial foi totalmente abolido por Jesus Cristo.

Em seu Ministério o Senhor Jesus Cristo enfrentou duras oposições dos líderes religiosos chafurdados no legalismo judaico e no literalismo da interpretação da lei. E o auge desse literalismo foi a guarda hermética do sábado. Por isso os Evangelhos nos fazem ver que os maiores inimigos do Senhor Jesus Cristo eram os ferrenhos guardadores do sábado.

Obstinados na interpretação literal da lei, os fanáticos religiosos contemporâneos de Jesus chegaram ao extremo de considerar como violação ao sábado o simples fato de alguém cuspir no chão nesse dia, daí o motivo de o Senhor Jesus Cristo ter-se valido deste expediente quando da cura do cego de nascença, em pleno sábado: "Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego." (Jo.9:6). Feito isto, Jesus mandou-o ir ao tanque de Siloé lavar-se, o que também era proibido pelos fanáticos guardadores do sábado (id.v.7).

E, por ter Jesus pregado a descontinuidade do sábado, curando e fazendo obras nesse dia, violando-o, "os judeus perseguiam a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, PORQUE NÃO SÓ VIOLAVA O SÁBADO, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus." (Jo.5:16-18)

Ao realizar na cruz do Gólgota o seu Sacrifício Salvífico e Vicário, Jesus Cristo extinguiu os sacrifícios e o sábado, cumprindo assim a profecia de Oséias: "Também FAREI CESSAR todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, E OS SEUS SÁBADOS, e todas as suas assembléias solenes." (Os.2:11)

Esta profecia oseiana, anunciada há oitocentos anos antes de Cristo Jesus vir a este mundo, teve o seu cumprimento no Gólgota, momento em que Deus riscou o escrito de dívida que havia contra nós nas ordenanças: "E havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz." (Cl.2:14).

Neste escrito de dívida que Deus riscou, REMOVENDO-O DO MEIO DE NÓS, estavam as sombras e as figuras, das quais o sábado era uma. Tendo elas sido cravadas na cruz, diz o Apóstolo Paulo: "NINGUÉM, POIS, VOS JULGUE pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, OU DE SÁBADOS, que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo." (id.vv.16 e 17)

Por isso Jesus Cristo, que é o Senhor do sábado (Mt.12:8), nos desobriga PARA SEMPRE da guarda do sábado, visto que Ele já nos resgatou de debaixo da lei: "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos." (Gl.4:4,5)

Graças ao Senhor Jesus Cristo, o único que cumpriu perfeitamente toda a lei, eu não sou mais obrigado a guardar o sábado, pois para Ele sou mais importante do que esse dia, visto que eu não fui feito por causa do sábado, mas o sábado foi feito por minha causa: "E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado." (Mc.2:27)

O último Livro da Bíblia Sagrada fala-nos sobre o DIA DO SENHOR. Que DIA é este?

A gloriosa Ressurreição do Senhor Jesus Cristo se nos descortinou um Novo Dia, que é o Primeiro da Semana.

De todas as coisas inefáveis dadas ao homem para ele jubilar-se, a Ressurreição do Senhor Jesus Cristo é a maior, a mais sublime!

Pregado e morto numa cruz, lá não permaneceu (Mt.27:58,59; Mc.15:46; Lc.23:52,53; Jo.19:38), embora algumas religiões teimam em mantê-lo até hoje nela pregado, através de suas imagens.

Tirado da cruz e posto num sepulcro, também lá não ficou (Sl.16:10; Mt.28:5,6; Mc.16:6; Lc.24:5,6; Jo.20:1-9,11,12; At.2:29-32).

Jesus Cristo ressuscitou (1Co.15:4)!

Sim, o Senhor Jesus Cristo ressurgiu dentre os mortos (Sl.16:10; Mt.26:32; 28:6,7; Mc.14:28; 16:7; Lc.24:5,6,34,46; Jo.20:9; At.1:22; 2:24,31; 3:15; 4:2,10; 10:40; 13:30,34,37; 17:3,31; Rm.4:24; 6:5; 8:11; 1Co.6:14; 15:4,12,15; 2Co.4:14; Gl.1:1; Ef.1:20; Cl.2:12; 1Ts.1:10; 2Tm.1:10; Hb.13:20; 1Pd.1:21).

Para sua Glorificação e para Glorificação do Nome do Pai (Jo.12:23,28); para nossa Justificação (Rm.4:25); para despojar e exibir publicamente os principados e potestades (Cl.2:15); para destruir a morte e triunfar sobre ela (1Co.15:54-57; 2Tm.1:10), O SENHOR JESUS CRISTO RESSUSCITOU!

A Ressurreição do Senhor Jesus Cristo é a mais Inefável Operação do Trino Deus, visto que Deus Jeová Triuno, o PAI (At.2:24,32; 3:15; 4:10; 10:40; 13:30,37; 17:30,31; 1Co.6:14; 15:15; Gl.1:1; Ef.1:17,20; Cl.2:12; 1Ts.1:10; Hb.13:20; 1Pd.1:21), o FILHO (Jo.10:17,18), o ESPÍRITO SANTO (Rm.1:3,4; 8:11) "operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus." (Ef.1:20)

Informam-nos os quatro Evangelistas que a Ressurreição ocorreu no Primeiro Dia da Semana: "No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana..." (Mt.28:1). "Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana..." (Mc.16:9). "Mas já no primeiro dia da semana, bem de madrugada..." (Lc.24:1). "No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro." (Jo.20:1)

No mesmo dia da sua Ressurreição o Senhor Jesus Cristo apareceu aos seus discípulos: "Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco." (Jo.20:19)

Estes discípulos eram os Apóstolos, agora em número de onze, porque Judas Iscariotes havia se suicidado (Mt.27:5; At.1:16-19).

Porém, como Tomé não estava presente nesta primeira aparição do Senhor, Ele tornou a aparecer aos Apóstolos, desta vez aos onze, e isto OITO DIAS após a sua Ressurreição e primeiro aparecimento, isto é, no primeiro dia da semana após o primeiro dia da semana em que ocorreu a Ressurreição: "Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco." (Jo.20:26)

Os Apóstolos do Senhor Jesus Cristo, bem como os cristãos primitivos, sob a unção do Espírito Santo, que os ensinava a respeito de todas as coisas (1Jo.2:20,27), entenderam prontamente o significado do Primeiro Dia da Semana, no Cristianismo, e passaram a reunir-se nesse dia: "No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite." (At.20:7). "No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar." (1Co.16:2)

Às vezes fico a pensar e a perguntar: Será que o Arrebatamento dos Salvos, preste a acontecer, ocorrerá no DIA DO SENHOR, tal como o Arrebatamento do Apóstolo João?

Assim diz ele: "Eu fui arrebatado em espírito no Dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta." (Ap.1:10)

Gostaria de finalizar este artigo com uma poesia de minha autoria, na verdade, um acróstico, intitulado O DIA DO SENHOR:

Dia de descanso, dia de louvor,
Outrora era sábado esse dia;
Mas, com a Ressurreição do Salvador
Inaugurou-se, para nossa completa alegria,
Novo e santo dia de amor.
Gozo e paz, então, só vivencia
O que ama e guarda o Dia do Senhor!

Lázaro Justo Jacinto