Certo dia, eu estava andando por uma região montanhosa e vi algo que quero compartilhar com você. Estava orando em línguas e caminhan- do por uma trilha em uma das colinas em Gana. A encosta inteira estava coberta de arbustos silvestres e de mata nativa. Conforme caminhava, pude perceber um corredor entre a mata, medindo aproximadamente 20 metros de largura por 20 metros de comprimento. Nessa seção em particular, havia pés de abacaxi plantados ordenadamente. Pude ver os pequenos abacaxis germinando. Aquela seção da encosta era muito dife- rente de qualquer lugar dos arredores.

O Espírito do Senhor falou comigo e disse: “Essa seção da encosta é diferente porque certas sementes foram plantadas ali. Aquela área da encosta é diferente porque um investimento especial foi feito naquele pedaço de terra”. 

O Senhor me disse que o restante da encosta pode ser comparado à congregação em geral que recebe sementes da pregação normal. O espaço especial de terra que estava produzindo o abacaxi pode ser comparado à parte da igreja que recebia as sementes especiais do treinamento em lide- rança e formação pastoral.

Se você semear as sementes do treinamento pastoral, terá, em breve, muito mais pastores e líderes ao seu redor.

Muitas pessoas não investem nas sementes que dão origem aos líderes, pastores e apascentadores. Se investir em seus líderes em potencial, vai colher uma safra de líderes experimentados. Passo mais tempo com os meus líderes do que com a congregação em geral.

Os ensinamentos deste artigo são exemplos de algumas das coisas que tenho ensinado às pessoas comuns ao longo dos anos.

Este investimento transformou muitas pessoas em apascentadores e pastores leigos! Invista especialmente em líderes em potencial e pastores, e eles vão crescer e se tornar grandes ministros!

Tenho sido alvo de muitas críticas por iniciar igrejas com pessoas que não eram consideradas pastores. Não critique alguém que tem realizado acampamentos para apascentadores a fim de treinar pessoas para o ministério. Critique a si mesmo por não dedicar horas para treinar seus próprios leigos para estarem no ministério.

Você deve encorajar constantemente os seus leigos a serem mais do que simples cidadãos íntegros do país. Você deve encorajá-los a serem ganhadores de almas para Jesus. Você deve desejar que eles sejam os apascentadores do rebanho de Deus. Você deve querer vê-los cumprindo a Grande Comissão.

Caro amigo pastor, escrevi este artigo para você! Deus me disse para escrevê-lo de modo que você entenda que os leigos podem e irão ajudá-lo a construir sua igreja.

Prezado irmão e irmã leiga, escrevi este artigo para você também! Deus tem um ministério para você. Por favor, não espere chegar ao céu para descobrir que nem sequer havia começado o seu ministério! Leve o que está lendo a sério e aprenda a arte de apascentar e pastorear. Descubra por si mesmo a alegria de servir a Deus como uma pessoa leiga.