ANÁLISE 

“UM GURDIÃO DA APRENDIZAGEM: O COORDENADOR                                                 PEDAGÓGICO”

ESTAGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO- GESTÃO EDUCACIONAL

 

Maio, 2015

 

“UM GURDIÃO DA APRENDIZAGEM: O COORDENADOR PEDAGÓGICO”

 

                                                  RESUMO

   O presente artigo tem por objetivo relatar as tarefas e a importância do coordenador pedagógico na contribuição da aprendizagem significativa dos alunos, bem como a elaboração de Práticas Pedagógicas que visem à formação continuada de seus professores, e promover um clima de solidariedade, participação, justiça, e liberdade de expressão.

Atualmente vive-se num turbilhão de aprendizagens e comunicação com conhecimentos diversos, fato que favorece o professor engajado no século da grande revolução da comunicação. Entretanto o mesmo não ocorre com os que optaram por permanecer no século passado, e então terão maiores dificuldades em preparar aulas sob essa nova ótica e novo perfil de aluno.

Nesse contexto é que entra a figura de um personagem ilustre que é uma das figuras mais importantes na construção de estratégias para auxiliar os professores na arte de aprender a ler, a compreender, a ser, e conhecer as diferentes vozes presentes nas relações humanas.

Palavras-chaves: autonomia, gestão, alfabetização, avaliação, Projeto Político Pedagógico e coordenador pedagógico.

 

                                        APRESENTAÇÃO

 

                     A escola não é uma ilha cercada de pessoas por todos os lados, mas, é revelada na sua capacidade de ouvir vozes, esperança de vida, almas, livros que dialogam, e; interagem por meio da intertextualidade em diferentes contextos que sorriem, enquanto outras não sabem por que chorarão. 

 

                              As paredes e divisórias que há séculos constitui na violência um local harmonioso e disputado nas diferentes facetas do comportamento humano e as relações entre os mestres, os colegas, as primeiras descobertas para além da infância, onde as manifestações politicas, sociais, econômicas, e culturais ao longo da história da Educação.

 

                      Os elementos acima destacados sobre a "Instituição Escola", suas características e aspectos físicos, geográficos, suas origens, seus mobiliários, seus professores, funcionários, documentações de todos os profissionais da comunidade escolar, cardápios da merenda, delegação de serviços e gerenciamento da carga horária Grade Curricular Ensino, horários de professores, funcionários, equipe gestora, visitas técnicas, estagiários, metas, e objetivos a serem votadas no Conselho de Escola conforme determina a legislação (LDB 9394/96), são convertidos num documento oficial e importantíssimo: "Projeto Politico Pedagógico".

 

                     O Projeto Político Pedagógico constitui a somatória de todas as intenções de propostas educacionais, curriculares, metodológicos, fixação de normas regimentais da unidade escolar a serem cumpridas por todos os membros da equipe escolar, as definições de prioridades em relação aos gastos das verbas públicas.

 

                        As formas de avaliação, regras de convivência social específica, vestuário dos alunos, passeios extracurriculares, respeito e tolerância e ao diferente, garantia de exercício pedagógico continuo de modo a consolidar os vínculos afetivos e cognitivos dos educandos.

 

                              São essas atividades presentes nesse espaço que promovem a capacidade de interpretar os diferentes movimentos sociais consolidados numa linguagem e diferentes situações contextualizadas á pratica real dos desafios encontrados.

                           As mesmas serão os primeiros desafios nas mãos dos docentes, gestores, professores coordenadores ou coordenador pedagógico, muda á sigla, mas não mudam suas responsabilidades, sua importância dentro da comunidade escolar e suas decisões concernentes aos seus pares de Conselho de Escola e Comunidade escolar e local.

 

                  Dessa forma o candidato a essa função ou cargo deve ter em mente que seus desafios serão seus parceiros e companheiros de todos os dias, no entanto, proporcional também serão seus conceitos sobre a profissão, e sua satisfação pessoal ao saber que muitos “Dudus estão lendo”.

 

 

 

 

“UM GURDIÃO DA APRENDIZAGEM: O COORDENADOR                                        PEDAGÓGICO”                                                 

                  São muitas as mudanças sofridas pela escola e a concepção de Educação.

                 O Pedagogo, o professor alfabetizador o gestor escolar que caminhe em direção a esse ofício deve estar consciente dos atuais problemas enfrentados pelas escolas públicas e privadas, deverá, portanto estar preparado para administrar problemas, e encontrar soluções.

                    Ao longo dos anos as mudanças sociais, políticas, econômicas, e culturais foram se materializando em órgãos que fazem parte de um todo. No entanto, na prática não bem assim que ocorre quando se fala em Gestão Participativa, Plano Gestão, e outros elementos documentários da unidade escolar e processos burocráticos.

                       Confirmamos isso porque se de um lado as diretrizes apontam nessa perspectiva, assim também, cada vez mais, esses trabalhos vão se avolumando na responsabilidade dos gestores.

                  Quando mencionamos a palavra gestores estamos na verdade falando de todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem, pois todos atuam numa única nota musical, mas todos fazem parte da mesma orquestra.

              Um dos fortes aliados a colaborar com esses processos dos quais elencamos acima, além do vice-diretor, e o secretário de escola, está sob as competências e habilidades do Coordenador Pedagógico.

         

                  O coordenador pedagógico é aquela figura que todos veem, e dizem não ver, se fez: todos não viram; se não fez: todos viram. Ter sempre em mente que ele deverá atuar como um conselheiro, um divisor de pontos de vistas, um negociador de propostas, um psicólogo dos pais de alunos, salva vidas de muitos alunos, o guardião dos professores, e um verdadeiro reprodutor de sonhos e fantasias no sentido de estar sempre trabalhando para proporcionar a aprendizagem e motivação necessária aos professores, e esses repassarem aos seus alunos na condição de multiplicadores dessa interação.

                        O Coordenador Pedagógico deve estar sempre atualizado sobre todas as mudanças sociais, politicas, econômicas, e culturais, pois é dentro da própria escola que esses seguimentos se concretizam na forma de outras manifestações advindas do reflexo de todas as camadas.

                        Um coordenador preocupado com a formação de seus professores, e a aprendizagem de seus alunos, estará sempre procurando estudar, ler e atualizar-se, a fim de compreender e reconhecer dentro desse espaço social, político, econômico e cultural, denominado: ESCOLA, o ponto em que cada um desses ocorre, seus atores, suas características, seus referenciais, aspectos positivos e negativos observados na análise holística dos movimentos.

                       Sendo o professor coordenador um dos protagonistas mais observados dentro da unidade escolares cola, e o mais invisível possível, ele deverá efetuar sempre um Plano de Ações para sua Agenda diária, além de que deverá possuir sempre o Plano A, B, C, D, para diversas situações onde o Plano inicial não tenha sido oportunizado em um dia, ou alguma situação que não foi possível sua realização.

                           Falando de Planos, um dos mais cobrados e discutidos na equipe gestora, os coordenadores, professores, alunos e comunidade, é o Projeto Político Pedagógico, e quem é o maior responsável pela sua discussão com a comunidade escolar, sua digitação, aplicação e, a responsabilidade de averiguar o andamento das metas decididas e deliberadas no Conselho de Escola. 

                          Outra incumbência máxima do coordenador pedagógico está sobre o desenvolvimento das ações do Projeto Político Pedagógico, análise de dados, verificação dos recursos materiais empregados, darem ciência aos membros do conselho de escola, entrada e saída desses materiais, e dividir todas essas tarefas em forma de relatos ao diretor e vice-diretor.

                 Na sequência temos como menina dos olhos de qualquer diretor, professor, coordenador que preza por sua escola e seus alunos, é com a aprendizagem (alfabetização e letramentos).

              Para que essa aprendizagem ocorra é todo um trâmite é configurado e planejado pelas ações do professor coordenador pedagógico, que deve sempre estar muito confiante em seus professores e seus alunos.

                  A elaboração de uma avaliação diagnóstica com seus professores; é tão primordial quanto à avaliação diagnóstica do aluno, porque ele deve saber o que seus professores já sabem, e o que eles ainda precisam saber.

                           Então ele precisa ser um verdadeiro Google?- Quase isso, mas ele pode aprender com seus pares, identificando aquilo que eles já sabem, poderá utilizá-los a seu favor em um trabalho interdisciplinar e integrado ás diferentes habilidades e competências, mas comuns dentro do currículo.

                  

                          Gerenciar a aprendizagem dos seus alunos é imprescindível aos coordenadores, bem como as causas da não aprendizagem, verificação de necessidade de reforço complementar ás aulas, apoio psicológico, médico, dentista, especialistas, entidades de apoio á criança e ao adolescente, conversa com os pais, professores, enfim um verdadeiro servo da profissão, e mediação.

                       Outro fator relevante que é o elo entre esses saberes adquiridos e tutoriais são as relações interpessoais, porque a partir delas é que os atores entram em cena e a orquestra é posta em ação, e se a melodia não for compreendida, a banda não toca e a orquestra, não é regida. 

                    Em outras palavras a escola não avança e as metas vão ficando cada vez mais distantes, e seus alunos poderão ser mais um dos que saíram do terceiro ano do Ensino Médio sem saber ler, copiava apenas o seu nome por memorização.

                      Portanto o professor coordenador é aquele que está sempre vendo tudo, mas não viu nada, se não for de seu interesse na promoção da harmonia, a paz, da motivação e construção de uma gestão democrática com alunos, professores motivados, alunos mais motivados, e direção, duplamente motivada.

                     Sob a perspectiva de análise comprovamos essas experiências as quais aqui estamos relatando na íntegra, e não observamos casos de desajustes harmônicos na escola cujo estágio foi efetuado.

                     Cabe ressaltar que só quem passa pela direção, ou coordenação de uma escola pode definir as responsabilidades, as alegrias, as tristezas de ver alunos que não sabem ler, alunos que estão á mercê de uma política da desconstrução da família, sociedade, democracia, e principalmente sujeitos á eterna escuridão. “O conhecimento é a luz ao caminho da vida”!

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Educação: Sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos R. (org.).

 O educador: vida e morte. 2 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

LIBANEO, José C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Revista e ampliada. Goiania: Alternativa, 2004.

VASCONCELLOS, Celso S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 7 ed São Paulo: Libertad, 2006

WERLE, Fabio O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

WEBGRAFIAS

http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/2366/a-gestao-educacional-e-a-ldb#ixzz3bndmUrIAcesso em 01 de junho de 2015 ás 06h13minhmin.