Para que as escolas formem cidadões conscientes nos dias de hoje é preciso muita disponibilidade,esforço e dedicação dos professores e de todos os envolvidos  nesta arte de educar através do ensino.

Sabemos que os governos colocam na mídia que a educação é prioridade,que tudo é feito em beneficio do aluno.Até pode ser verdade,mas de nada adianta toda essa preocupação com o aluno,se não houver  a mesma preocupação,respeitabilidade e reconhecimento do valor dos professores neste processo educacional.Como o professor pode ensinar ,educar se seu salário é vergonhoso em todo território nacional.Ele tem que as vezes trabalhar em três escolas para ter um salário razoável.

Pergunto: Poderá este professor se dedicar de corpo e alma na educação de nossos alunos? Deixo este questionamento para todos pensarem.
Hoje vou falar sobre a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais nas escolas públicas.Será que existe de fato? Acho que não,pois nossas escolas não estão preparadas para aceitar esses alunos,por vários motivos:As escolas são prédios precários,salas de aulas lotadas,falta de material didático,professores despreparados para lidar com esse tipo de aluno.Não por culpa do professor,mas sim pelo sistema educacional das faculdades que preparam professores para lidarem com alunos modelos e não para a vida real.Por isso antes de incluir alunos especiais,devem os  estudiosos,legisladores e governos darem condiçoes aos professores para trabalharem no ensino aprendizagem desses alunos.Estou dizendo isso por que trabalhei durante trinta anos na sala de aula e quando o os alunos começaram a mudar o seu comportamento,pelos tempos da internete,pelas drogas ,nós profesores ficamos perdidos nesta nova fase e se nada for feito para devolver ao professor sua credibilidade e sua situação salarial,os novos tempos serão pouco a pouco sem professores para ensinar e educar.
Para completar este artigo,devo falar sobre a situação salarial da maioria dos professores.Vou colocar a situação dos professores estaduais do RS.Sem dúvida é um dos salarios mais baixos do Brasil.Fazem mais de 4 anos que não recebem nem aumento nem reajuste.Em consequencia disto a Secretaria de Educação, não consegue contratar novos professores , que tem como piso menos que um salário mínimo.Podemos dizer que se continuar esta desvalorização dos professores em dez ou quinze anos não teremos mais pessoas estudando e se formando para o exercicio do magistério.
Hoje vamos conversar sobre o ensino e as escolas em sua realidade nua e crua.Começaremos pelas escolas públicas que são precárias,sem apoio pedagógico,sem material didático atualizado,com salas de aulas as vezes caindo os pedaços,escolas sem bibliotecas ou se tem é impossivel o aluno pesquisar devido o espaço que na maioria das vezes é numa salinha apertada com uma professora sem formação para trabalhar como bibliotecária.Escolas em conteineres como aqui no Rio Grande do Sul e o governo diz que educação é sua prioridade.Convenhamos.............
Quanto ao ensino, pobre de nossos alunos completamente fora da realidade de cada um.Ensinar ao  aluno da periferia a importancia do teorema de Pitágoras,por exemplo,em que vai mudar sua realidade? Por hoje é só.