Geiza Fernandes Prado ¹

O professor de pós-graduação em Educação na UFBA, Carlos Cipriano Luckesi, divulga seu artigo, O que é o ato de avaliar a aprendizagem, onde defende a diferença entre avaliação e exames.
A avaliação da aprendizagem, segundo o autor, está diretamente ligada com as praticas educativas e é um recurso útil e necessário para auxiliar cada educador e cada educando. Não se pode confundir avaliação da aprendizagem com exames, pois a avaliação inclui porque é amorosa, dinâmica e construtiva, ao contrario dos exames, que são por sua vez, excludentes, não construtivos e classificatórios.
O próprio Carlos Luckesi divulgou uma entrevista concedida à Aprender a Fazer, de publicação da Editora Gráfica Expoente, relatando que:
“a questão básica é distinguir o que significam as provas e o que significa avaliação. As provas são recursos técnicos vinculados aos exames e não à avaliação. Importa ter-se claro que os exames são pontuais, classificatórios, seletivos, antidemocráticos e autoritários; a avaliação, por outro lado, é não pontual, diagnóstica, inclusiva, democrática e dialógica. Como você pode ver examinar e avaliar são práticas completamente diferentes. As provas (não confundir prova com questionário, contendo perguntas abertas e/ou fechadas); este é um instrumento; provas são para provar, ou seja, classificar e selecionar.”
Na segunda parte do artigo, o autor relata que é necessário conhecer o aluno para a partir daí, termos um ponto de partida e decidirmos o que é melhor para se fazer. E com relação ao julgamento, é necessário sermos acolhedores primeiramente, porque se julgarmos previamente, estaremos excluindo e não acolhendo. Na terceira parte, chegamos à conclusão de que o ato de avaliar consiste em dois processos: o diagnosticar e o decidir. E não há avaliação sem constatação.
Na seção, avaliação da aprendizagem escolar, temos a noção do que é realmente avaliar a aprendizagem do educando, onde o educador precisa acolhe-lo primeiramente, e depois ver por qual processo o educando esta passando, para ver o que esta acontecendo, pois sem o acolhimento haverá a recusa e posteriormente a impossibilidade de realização de um trabalho educativo com esse educando. Luckesi defende a avaliação do ensino-aprendizagem, dizendo que nós educadores não podemos focar em dados secundários e sim nos que realmente interferem na conduta ensinada e aprendida pelo educando.
Uma questão é abordada em seu artigo, a de quê como estamos utilizando os instrumentos de avaliação com nossos educandos? A resposta sugerida pelo autor é que simplesmente podemos e devemos utilizá-los como um recurso de coleta de dados sobre o aprendizado do educando. Mas atualmente, esses instrumentos de avaliação da aprendizagem vêm adquirindo outras formas, como por exemplo, recurso para manter a disciplina através de ameaças de reprovação, submissão e gerando até medo.
A teoria pedagógica citada por Luckesi, esta ligada a prática educativa, assim como o planejamento do ensino está ligado às duas citadas acima. Uma depende da outra para alcançar o sucesso.
Por fim, avaliar a aprendizagem escolar, segundo o autor, significa estar disponível para acolher os educandos no estado em que eles se encontram e a partir daí, começar uma longa trajetória de auxilio na vida dessa pessoa. Enfim, como foi exposto acima nesse estudo, avaliar a aprendizagem consiste na busca do melhor para todos os educandos e não simplesmente na seleção e exclusão de muitas pessoas, como fazem os exames.



















Geiza Fernandes Prado é aluna do 7º período do curso de Letras da PUC Minas. ¹
REFERENCIAS:

LUCKESI, Cipriano Carlos. Considerações gerais sobre avaliação no cotidiano escolar. Entrevista concedida a Aprender a Fazer, publicada em IP - Impressão Pedagógica, publicação da Editora Gráfica Expoente, Curitiba, PR, nº 36, 2004, p. 4-6. Disponível em: http://www.luckesi.com.br/textos/avaliacao_consideracoes_gerais_%20sobre_avaliacao.doc

LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?
Disponível em: http://www.artmed.com.br/patioonline/patio.htm?PHPSESSID=47c842e39090dec902020db09b210123.