É possível que o homem faça coisas boas e maravilhosas em nome do amor, mas sem amor genuíno. Deus é o único capaz de decodificar as máscaras humanas. Porém, o amor é a qualificação para o reino de Deus.
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria." I Cor. 13:1-3
São versos profundos que encerram lições diferentes a cada leitura.

Eu posso falar todos os idiomas do mundo e a língua dos anjos também;
Eu posso ter o dom de predizer as ocorrências do mundo;
Eu posso conhecer os mistérios e toda a ciência do universo;
Eu ainda posso ter uma fé enorme, capaz de mudar montanhas de lugar;
E posso também ser tão bom a ponto de distribuir toda minha fortuna milionária entre os pobres;
Não bastanto isso, eu posso até entregar o meu próprio corpo para ser queimado;

Quanta coisa fantástica, porém de nenhum significado. E possível isso?

O homem tem a tendência natural ao louvor próprio e se gaba de qualquer façanha particular, dos dons naturais que tem, das doações que faz, da sua genialidade e até mesmo do tamanho da fé que professa. Porém, tudo visto por Deus como mera vaidade e estupidez humana, porque Ele sonda as mais íntimas das intenções e pode decodificar as máscaras humanas. O homem natural não consegue desvendar a linguagem do amor por isso se atém a aspectos externos apenas, mas para Deus, o amor faz toda a diferença porque esse é o termômetro de Sua avaliação.

O texto de I Cor. 13 revela grandes adjetivos que, apesar de extraordinários, sem um amor genuíno, não significam exatamente nada. Nada é um conjunto vazio; pior do que lixo, porque este ainda pode ser reciclável e o nada é algo inexistente. Voce já pensou?
Eu falo fluentemente 36 idiomas e 22 dialetos; sou renomado cientista com vários nobéis; sou o melhor investigador e detetive do mundo, também sou um milionário caridoso; além disso, sou sacerdote e até profeta reconhecido. Existe alguém melhor do que eu? Com todo esse vasto currículo, não venha me dizer que sou um nada!!! Como pode ser isso? Só porque não tenho amor, um mero sentimento?

Por que o amor é tão importante assim? Porque "Deus é amor" I Joao 4:8. Portanto, o homem sem amor é homem sem Deus, e sem Deus o homem é absolutamente nada.
O amor de Deus é o princípio que gera toda a ação do universo.

O conhecimento intelectual pode excluir a Deus do coração humano e colocar a própria genialidade em Seu lugar; não existe lugar para o amor.
A fé pode ser confundida com a presunção e substituir a Deus pela profissão de piedade; o "amor" e disfarçado.
Doações podem ser feitas apenas por exibicionismo ou amuleto de "salvação"; o amor é falsificado.
Eu posso até permitir queimar o meu próprio corpo por pura presunção; um "amor" egocêntrico.

Deus é amor e qualquer tipo de atitude ou pensamento que não é motivado por Ele, simplesmente anula a minha própria existência.

Porém, existe aqui um grande milagre escondido, que Deus pode e deseja realizar. Ele abre as fontes da benevolência da alma e faz surgir o amor genuíno no coração humano. Porque Deus pode do nada, trazer algo especial a existência. Coloque-se nas mãos do seu Criador e o grande milagre do amor acontecerá na sua vida.

O contexto de I Cor. 13 denota que não é necessário você se preocupar em realizar grandes e fantásticas tarefas para Deus. O que Ele deseja de fato é apenas que você ame; ame-O, ame-se e ame-os.
Quando Deus é o centro de nossa existência, coisas grandes e maravilhosas fluirão como resultado dessa intimidade com Ele. Nossa vida será um reflexo de Deus e nossas ações serão motivadas por amor, iluminando aos que nos cercam.

Quando Jesus Cristo disse: "Necessário vos é nascer de novo"(Joao 3:7), Ele queria dizer que você precisa aprender a amar para que o egoísmo seja expulso da alma, porque o amor é a qualificação para o reino de Deus.

Amigo leitor, Jesus Cristo tomou a iniciativa em amar a você e ainda hoje permanece com os braços estendidos na sua direção, dizendo: "Filho meu, dá-me o teu coração". Prov. 23:26

Projeto USA-me