Números 13;17,25,27 a 33

Desanimo= Ausência de ânimo, abatimento,desanimação,desestimulado, esmorecimento, fraqueza, frieza e prostração.

Quando o abatimento ou o desanimo vier, não se entregue a esses sentimentos, pois somos capazes de vencer, e nos renovar, porque temos um Deus que é por nós Ele tem todo poder de nos levantar e nos por de pé, pois é Ele que nos cinge de forças e aperfeiçoa o nosso caminho; salmo 18;32.

 

O DESANIMO; 1-faz com que a dúvida controle nossas ações; 2-atrofia nossa mente; 3-paralisa nossa fé;  4-limita nossa visão; 5- faz com que damos uma dimensão maior aos problemas; 6- faz com que o negativismo fala mais alto; 7- contagia facilmente as outras pessoas;  8- nos força a sermos pessoas introvertidas “aquele que fecha no seu mundo”; 9- rouba a esperança; nos tira completamente a autoestima; 10- traz um Senso de fraqueza inibindo completamente as nossas forças; 11- fez com que o povo murmurasse Nm 14.2a.: “Todos os filhos de Israel murmurava; 12- trouxe ingratidão, Nm 14.2b antes tivéssemos morrido no Egito”; 13- Pode destruir os nossos sonhos; e impedir que o nosso projeto de vida seja constituído.

 Então muito cuidado; o desanimo é uma das armas mais sagaz usado pelo nosso adversário para tentar impedir que sejamos bemaveturados, e não alcançamos as promessas. Foi o caso de ISRAEL, Calebe e Josué  demonstraram corajosos e não permitiram que o desanimo os contagiasse e valorosamente resistiram toda ação contraria a visão que eles tinham pois eles acreditavam que em Deus nada os poderia deter.  

Como vencer o desânimo.

A. Perceba que é um ato de nossa vontade e não terciário.

1. Estamos equipados para lidar com todos os problemas que podem surgir em nosso caminho... e isso inclui o desânimo.

2. Temos o Espírito Santo...Lc 24;49

3. Temos a Palavra de Deus...Hb 11;33,34

4. Temos o privilégio da oração... Tg 5;13 esta  alguém aflito ore.

5. Não estamos sozinhos, porque temos irmãos e irmãs em Cristo; somos um só corpo uma família...

B. Mantenha uma atitude correta e coerente, independentemente das circunstâncias. Atitude= significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio; circundante (EM VOLTA, QUE ENVOLVE).

1. José se manteve fiel...

2. Daniel se manteve fiel...

3. Paulo e Silas se mantiveram fiéis...

4. Permanecer firmes e inabaláveis. I Coríntios 15:58

5.Calebe fez calar o povo e demonstrou segurança em Deus.

C) Seja corajoso, e exercite a sua Fé  Crendo que Deus  cumprirá em nossas vidas todas as promessas a nós feita. Assim como fez Josué Nm 14;9

Pr Alécio/ Bacharel em Teologia/ Psicopedagogo Clínico e Institucional/ ICVV. Presidente Olegário.