Unicamente no evangelho de Marcos, encontramos um ocorrido inusitado que aconteceu com um jovem mancebo no evento da traição e prisão de Jesus na madrugada no jardim do Getsêmani. Diz o texto, em Mc 14:51,52: “Seguia-o um jovem, coberto unicamente com um lençol, e lançaram lhe a mão. Mas ele, largando o lençol, fugiu desnudo.” Totalmente inadequado ao momento, este personagem se desvencilhou de ser pego pelos soldados romanos, mas passou por um vexame sem igual. E nós? De alguma forma estamos inadequados a situações que podem nos humilhar? Expor ao ridículo? O que pode nos ensinar essa situação embaraçada?

Por certo, de forma repentina, em saber do episódio que estava por vir, a prisão do Messias, foi o jovem, provavelmente saindo com rapidez do seu lugar íntimo, envolto por um simples lençol.  A curiosidade e pressa o deixaram desprevenido, e acabou sendo pego de surpresa, passou um grande aperto. Não necessariamente, por ser jovem e estar com pressa, as ações devem ser imprudentes, imaturas, de qualquer forma. Existem pessoas que, apesar de muita idade não demostram maturidade. Para seguir Jesus, não podemos fazê-lo de maneira tola, desprotegida, despreparada, envoltos unicamente em um “lençol”. Como estamos vestidos para o labutar do dia a dia? Para uma inesperada batalha noturna? Qual o nosso traje diante do Senhor dos Exércitos, o Todo-Poderoso? Efésios 6 nos fala para tomarmos a Armadura de Deus: o escudo da fé; o capacete da salvação; a espada do Espírito; os lombos cingidos com a verdade; a couraça da justiça etc. O amor ao mundo, ao pecado, o egoísmo, a falta de busca do Reino e seus valores revela uma vestimenta frágil, que não livrará da vergonha da fuga e nudez. O dia mau certamente virá, e poderá nos destruir.

Se somos seguidores de Cristo, temos que ser prudentes, vigilantes, sóbrios. Estar bem vestidos e preparados. Não sabemos o que pode nos surpreender, principalmente nas longas e tenebrosas madrugadas. Existem muitos “Judas” traidores, e soldados da escuridão a nossa espreita, maquinando ardilosas conspirações pelo simples fato de sermos de quem somos. Satanás espera pacientemente por um momento de descuido e fragilidade para “lançar a mão”, e nos expor a ignomínia. A vigilância e sobriedade nos protegerá de qualquer embaraço. Nos protegerá de estarmos por aí, desesperados como esse pobre discípulo, nu em fuga.