É necessário encontrar novos caminhos para a melhoria da prática pedagógica, e as atividades lúdicas podem ser uma boa alternativa para a inovação do ensino da Língua Portuguesa no ensino Fundamental. Este trabalho científico de cunho bibliográfico e exploratório tem como objetivo mostrar a importância de se trabalhar a ludicidade nas aulas da referida disciplina para possibilitar aos alunos uma aprendizagem de forma criativa e dinâmica, além de proporcionar ao professor diversas estratégias para serem trabalhadas em sala de aula.

Durante o desenvolvimento dessa pesquisa pode-se comprovar através da observação, leitura de um referencial bibliográfico selecionado e da vivencia em sala de aula, que a utilização do lúdico como técnica pedagógica é significativa para o desenvolvimento intelectual do alunado e serve de suporte didático-pedagógico aos educadores que pretendem fazer da sala de aula um lugar prazeroso de se aprender.

Para tanto, pôde-se constatar que alguns teóricos como Froebel e Nunes seguem essa linha de pesquisa e utilizam o lúdico como estratégia educacional que surte efeito no aprimoramento do ensino, todavia,gramáticos como Bechara, apesar de contemporâneo, possui uma postura conservadora e elitista, não dando abertura em suas obras para o uso do lúdico no ensino da Língua Portuguesa.

Da aplicação do lúdico em sala de aula pode-se afirmar que é recurso, quando bem elaborado, exeqüível de ser aplicado, pois através de dinâmicas, jogos, leituras interativas e outros, os alunos podem adquirir anseio por aprender a língua materna. Estas atividades são carregadas de significados e conteúdos. Estes devem dialogar ou extrapolar com o plano de curso em exercício; aqueles devem oferecer oportunidade de o discente criar e discutir novos pontos de vista e/ ou ainda fazê-lo aprender a lidar com as normas e aceitar os resultados. Outro fator positivo é o de que a interação e a atenção dentro do grupo aumentam, mesmo porque o professor deve compreender que a leitura de mundo do aluno fora da sala é ampliada todos os dias, por influências dos meios tecnológicos. Assim, não se concebe todos os dias uma aula com utilização só do livro didático ou do uso do quadro e giz. Partindo desses fatos, entende-se que a utilização do lúdico nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental pode ser um expediente utilizado em busca de um ensino prático e eficiente.

Para Piaget (1976), "muito mais que medidas, pesquisas e decretos, na tentativa de melhorar o ensino, seria um olhar crítico, avaliativo, num diagnóstico simples por parte dos próprios professores." A proposta do ensino através do lúdico ainda é um desafio, pois alguns professores por não conhecerem essa técnica didática, ou por não saberem trabalhá-la de forma coerente em sala de aula, acabam deixando-a de lado, tendo apenas como apoio à sua prática, o livro didático e a lousa, reprodutores de aulas tradicionais.

Este projeto científico está aberto a novas ideias, pois ainda não foram esgotadas as pesquisas nesse campo de estudo. Espera-se que o mesmo seja de interesse dos professores de língua Portuguesa, como também das outras disciplinas, por ser grande a sua abrangência, além dos estudantes de Letras para um melhor aprofundamento nas suas pesquisas, pois essa proposta sendo bem aplicada contribuirá para a melhoria do convívio e do ensino de Português em sala de aula.