O início de tudo
Estudos apontam que a criança tem memórias dos estímulos sonoros uterinos, segundo Matias (1999) o bebê começa a “ouvir” a partir do 4º mês da gestação, através de sensações vibratórias dos sons externos, mas a audição de fato, começa ao nascimento e aos 4 meses de idade, o bebê já diferencia sons e reconhece vozes.
O sistema sensorial se desenvolve durante a primeira infância, devendo ser estimulado continuamente para alcançar seu máximo desempenho.
Por isso, na Educação Infantil, é preciso estar atento a esse aspecto do desenvolvimento e oferecer experiências significativas nas diversas linguagens, envolvendo a sonoridade e a música.

Definindo Alguns Conceitos
1. Silêncio

Silêncio não é ausência total de som, porque não existe ausência total de som, mas ao silenciar-se a criança desenvolve a capacidade de perceber e diferenciar sons menos audíveis, assim, através de exercício do silêncio, amplia sua sensibilidade auditiva.
Portanto, para iniciar a experiência musical é preciso, primeiramente, aprender a ouvir. Produzir silêncio aguça a percepção auditiva e potencializa o desenvolvimento da cognição, através do aumento da concentração.
2. Som
Tudo que soa.
Soar é produzir movimento vibratório, que gera ondas sonoras.
As ondas sonoras acessam os ouvidos, são interpretadas pelo cérebro que lhes dá sentido.
A sensibilidade auditiva é um fator físico e também cultural, ao analisarmos diferentes culturas podemos perceber diversas formas de relação com o silêncio, o som e a música.