Minha compreensão sobre Homossexualidade, considerando Moisés, Cristo e o Papa.

Este meu artigo decorre da intenção em responder à indagação abaixo de meu amigo Sérgio Cruz, postada em seu “Face” de 31.07.2013, divulgada aproximadamente  às 11:00 horas.

“Da lei mosaica, que condenava o homossexualismo à pena máxima (Levítico 20:13) ao cristianismo que apenas lhe nega o reino do céu (I Coríntios 6:9) houve uma evolução extraordinária. Será que nestes dois mil anos de cristianismo não mudou nada?

Para tentar responder à pergunta, vale repetir, separadamente as seguintes ilustrações:

1)    Levítico (20, 13) “O Senhor disse a Moisés: Dirás aos Israelitas:  13Se um homem dormir com outro homem, como se fosse mulher, ambos cometeram uma coisa abominável. Serão punidos de morte e levarão a sua culpa.”,

  1. mas em Levítico (19, 18) “O Senhor disse a Moisés:   18 Não te vingarás; não guardarás rancor contra os filhos de teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”;
  2. Em Mateus (10, 28) “Jesus disse aos discípulos: 28 Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes Aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena (inferno);
  3. Vejam que na alínea “a” Deus já deixava claro que apenas Ele próprio poderia matar, pois “não te vingarás”, bem como “amarás o teu próximo” já deixara claro do dito “precipitar alma e corpo” seriam tarefas apenas d’Aquele;
  4. Lembremos que Moisés recebeu de Deus estas palavras há cerca de 1250 anos a. C, 3260 anos de nossa era, muito antes da vinda de Jesus e suas palavras, escritas pelos evangelistas. Por si elas revogariam as anteriores, ao menos que não acreditem que Jesus é o Filho enviado.

2)    Pelo exposto até aqui, entendo que no velho testamento, já estava claro a proibição de matar e mesmo de julgar os homossexuais, pelos humanos.

3)    I Coríntios (6, 9) “Paulo Censurando o litígio de um contra outro... 9 Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos... hão de possuir o reino de Deus.”

  1. Colossenses (3, 13) “Paulo exortando à santidade e ao amor fraternal..13 Suportai-vos e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixas contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós.”;
  2. Paulo escreveu há cerca de 55 anos d.C. 1955 de nossa era;
  3. Mateus (7, 2) “Não julgueis, e não sereis julgados. 2 Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos.
  4. Lucas (23, 34) “Na Crucificação  34 Jesus dizia: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem...”.
  5. Marcos (12, 29, 30 e 31) “Jesus respondendo ao que lhe indagou: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? 29 Jesus respondeu-lhe: ‘O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor; 30 amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu espírito e de todas as tuas forças. 31 Eis aqui o segundo: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Outro mandamento maior que estes não existem.”

4)    Então, logo após a morte de Cristo também continuava claro que os homossexuais não deveriam sofrer quaisquer castigos ou julgamentos de outrem.

5)    Em outra postagem de Sérgio Cruz, do dia 30.07.2013, temos que o Papa Francisco sobre o assunto da homossexualidade ponderou: “Se uma pessoa é gay e procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgá-lo? O catecismo da Igreja explica isso muito bem. Diz que eles não devem ser marginalizados por causa disso, mas devem ser integrados na sociedade. (Francisco, 28-7-2013)”.

6)    Apesar da onisciência divina, Deus deu ao homem o livre arbítrio e assim Deus sabe exatamente o que ocorrerá, incluindo cada escolha feita por cada pessoa, mas Deus não constrange as escolhas individuais porque senão sua dádiva da liberdade individual não estaria completa. Então Deus permitiu ao homem agir e ser livre, com capacidade para fazer as suas próprias escolhas, inclusive àquelas que não estão de acordo com a vontade divina. Deus tem poder para impedir que o homem faça o bem e o mal, no entanto deixa o caminho livre, cabendo ao homem decidir, sendo ele responsável por seus próprios atos.

Finalmente para concluir, respondo sobre a minha compreensão do assunto, assim:

Nada mudou nestes 3.260 anos sobre o homossexualismo porque a palavra de Deus é verdade e verdade não se altera. O que ocorreu foram compreensões diversas das verdades primeiras, que são as verdades de Deus.

Gilberto Tadeu Vicente – 02-08-2013.