MÉTODO INTEGRAL: A comunicação como enfoque principal

Eliane Cerqueira dos Santos.[1]

Eucélia de Jesus Silva.[2]

Marise Borges Ferreira.[3]

Tatiana Élid dos Santos Nascimento.[4] 

INTRODUÇÃO 

            Aquilino Sanchéz (2005, p. 665) define método da seguinte maneira:

 El método en la enseñanza de lenguas ha constituido desde siempre un tema central. Ha sido y sigue siendo habitual en los testimonios sobre el aprendizaje de lenguas, hacer  referencia a uno u otro método como el mejor o peor camino para lograr los objetivos docentes o discentes.   

             Ao levar em consideração este conceito de Sanchéz (2005, p.665) deve-se perceber a maneira enfática a qual o autor faz paralelos entre a utilização de diferentes métodos na prática docente. De acordo com Sanchéz (1997) “Los cambios en general son algo circunstancial al hombre”. Neste sentido o autor chama a atenção para a constante capacidade humana de adaptar-se a mudanças, assim entende-se que as modificações metodológicas apresentadas no âmbito educacional não são consideradas prejudiciais, elas devem ocorrer de forma necessária para melhor atender ao seu alvo: a sociedade.

            As diferentes estruturas metodológicas educacionais surgem a cada vez em que a sociedade possui uma nova necessidade em seu meio. Conforme Blanca Aguirre Beltrán(2005, p.643) na atualidade devemos levar em consideração o seguinte fato:”A partir de los años 60 del pasado siglo se produce una serie de profundos cambios políticos, económicos y sociales, así como notables avances de las ciencias del lenguaje”. Com esta afirmação a autora propõe novos métodos para as novas tendências educacionais. Mais a seguir a mesma complementa dando ênfase a uma perspectiva onde o mercado de trabalho e suas demandas é a principal corrente que faz menção a até então nova busca metodológica.

...junto con el de competencia comunicativa, han incidido de manera fundamental en las actuales concepciones y aplicaciones prácticas en el marco del enfoque comunicativo de la enseñanza de lenguas, y que constituyen el objeto de esta exposición: el análisis de necesidades y el currículo.

                     De acordo com esta visão o mercado de trabalho e sua necessidade de comunicar-se, cobra de seus profissionais o aperfeiçoamento na área do estudo de línguas em meio científico – acadêmico, para um melhor desenvolvimento na área de atuação do seu profissional.

Para Sanchéz (apud Richards e Rodgers ,1986, p.15) as metodologias estão diretamente ligadas a um “desenho”. Nele estão contidos: “objetivos; selección y organización de materiales docentes; actividades requeridas por el método; cometidos y responsabilidades de los alumnos; cometidos y responsabilidades de los profesores  y cometidos y función de materiales”, é nessa perspectiva que surge então sobre a visão do teórico Aquilino Sanchéz sobre um novo método que contém em si especificidades que o caracterizam como algo integrador – característica esta que dá nome ao método: Integral.

            A necessidade da utilização de métodos e metodologias no meio educacional em nossa história vem sendo cultuada desde a época da chegada dos portugueses em nosso território. No decorrer de mais de 500 anos de história diversas técnicas já foram desenvolvidas, outras aperfeiçoadas, dentre os métodos de aperfeiçoamento no ensino de línguas, surge o método Integral – tendo como principal enfoque a comunicação. Esta abordagem já utilizada em um método anteriormente teorizado (Método Comunicativo) vem trazendo em sua essência uma nova roupagem prática.