MATERIAIS CONCRETOS E MANIPULATIVOS: UMA ALTERNATIVA PARA SIMPLIFICAR O PROCESSO DE ENSINO / APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA E INCENTIVAR À PESQUISA

*Suemilton Nunes Gervázio

RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo discutir brevemente a situação atual da educação brasileira em relação à matemática e apresenta uma proposta para a redução do fracasso no ensino da referida disciplina, que vem ocorrendo de forma preocupante na maioria das escolas brasileiras. A princípio, evidenciam-se as razões que impulsionam o crescimento deste fracasso. Logo após, expõe-se uma alternativa para a solução desse problema, que seria a utilização dos materiais concretos e manipulativos em sala de aula como fator preponderante ao sucesso escolar, no âmbito da matemática, o que pode, até certo ponto, promover à pesquisa. Por fim, mostraremos os resultados de uma aplicação dessa metodologia de ensino em uma escola pública de nível médio.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino, Experimentos, Educação matemática.
ABSTRACT: The present work aims to briefly discuss the current situation of Brazilian education in mathematics and present and presents a suggestion to reduce the failure in this discipline which has been occurred in an uncontrollable way in most of our schools. At first, it could be observed the reasons that cause the increasing in this failure. After that, it will be explained an alternative which intends to solve this problem, for instance the use of concrete and manipulative materials in classroom as a major factor to the academic success within mathematics, which may, to some extent, promote research . Finally, we will show the results of an application of this teaching methodology in a mid-level public school.
KEY WORDS: Teaching, Experiments, Education mathematics.
1. INTRODUÇÃO
*Mestre em matemática-USP; Licenciado em matemática-UFPB e especialista em Matemática do ensino médio-UFPB. [email protected] O ensino da matemática vem se deteriorando e tornando-se um dos principais motivos de reprovação e evasão na maioria das escolas públicas e particulares na realidade brasileira. Fatos estes que anseiam medidas urgentes e emergenciais para novas práticas pedagógicas de ensino que reduzam esses índices de fragilidade tanto na educação básica quanto em nível superior.
Esses problemas nos mostram que os métodos antigos de ensino-aprendizagem devem ser readaptados ou até mesmo extinguidos. Devemos promover um novo modelo de educação, pois utilizar só o quadro, giz e exposição oral, tornou-se um problema e não uma solução.
É perceptível na atualidade que as metodologias e práticas tradicionais de ensino já não são mais suficientes para um aprendizado significativo por parte dos estudantes.
Os mesmos, a cada dia vêem a referida disciplina como um grande problema na sua vida escolar acadêmica e não como uma ferramenta de suma importância no seu dia a dia como, de fato, é a matemática.
Essa imagem criada pelos discentes não convém com a realidade, pois esta matéria é fundamental para a vida das pessoas, além de ser um requisito básico na modernidade, ela é de extrema importância, pois está presente em tudo a nossa volta. E, para dissipar essa visão equivocada, adquirida pelos estudantes, são critérios importantes para o educador, ter métodos inovadores de ensino, como aulas dinâmicas e participativas, que consiga trazer os conteúdos para a realidade concreta.
Para isso, o professor deve ter uma mente criativa, o que é essencial para o cultivo de boas práticas educacionais, que sejam mais efetivas e eficazes. Essas metodologias diferenciadas promovem um novo olhar do aluno para o ensino, melhora sua assiduidade e desperta, mesmo que de forma implícita, a busca do conhecimento e a construção do saber. Dessa forma, o discente vai modelando sua própria forma de absorver, de forma simplificada, o que o educador quer transmitir. Tudo isso pode proporcionar uma visão mais crítica/construtiva, uma melhor aquisição da aprendizagem e a busca por si só do conhecimento, o que caracteriza a pesquisa.
Dentro dessa perspectiva, com as inovações metodológicas e tecnológicas para o ensino, surge a matemática experimental como uma alternativa para facilitar o aprendizado e articular a teoria com a prática. Uma metodologia envolvendo experimentos, como uma nova ferramenta para a desmistificação, por muitos, da matemática como sendo uma disciplina difícil, entediante e complicada.

[...]