Porcelana fria ou biscuit, como é conhecido popularmente, é um tipo de artesanato de modelagem que tem ganho cada vez mais artistas adeptos em função de sua qualidade, durabilidade e beleza.
A modelagem em  porcelana fria é usada para criação de noivinhos de biscuit, topos de bolo, lembrancinhas em biscuit,  miniaturas e vários outros tipos de peça onde o limite é a criatividade do artesão.
A massa de biscuit pode ser confeccionada a partir da mistura de amido de milho, cola branca, limão ou vinagre e vaselina. Sua composição permite a secagem em contato com o ar e não precisa ser cozida em forno, como a porcelana tradicional.
Além de ser de fácil modelagem manual, a massa de biscuit aceita pintura e tingimento com vários tipos de tintas e corantes.
 

Como fazer a massa de biscuit 

Ingredientes

  • 2 xicaras(chá) de amido de milho, também conhecido como maizena
  • 2 xicaras(chá) de cola branca
  • 2 colheres(sopa) de vaselina líquida
  • 1 colher(sopa) de vinagre ou suco de limão
  • 1 colher(sopa) de creme para mãos para sovar a massa
 

Preparo

  1. Coloque todos os ingrediente em uma panela(menos o creme para as mãos) e misture bem para dissolver o amido de milho;
  2. Coloque a panela em fogo brando e mexa bem com uma colher de pau, até que a massa forme uma bola e solte do fundo e das laterais. Não deixar que as sobras que ficam na borda da panela se incorporem na massa;
  3. Depois de pronta ponha a massa, ainda quente , em uma superíficie lisa untada com creme para as mãos e sove por alguns minutos até ficar macia;
  4. Depois que a massa esfriar totalmente, coloque-a num saco plástico bem fechado para evitar o ressecamento.
  5.  Quando a massa estiver totalmente fria acondicione-a num saco plástico (ou envolva-a em filme plástico) bem fechado para não ressecar. 
  6. Coloque todos os ingredientes numa panela, mas não ligue o fogo. Misture bem, até a massa virar um creme.