Através da análise e contato com diferentes tipos de livros didáticos, é possível compreender sobre a importância desse suporte em sala de aula, bem como de que forma o professor de Língua Estrangeira pode utilizá-lo em prol do aprendizado dos alunos.

Os dados coletados sobre o livro didático analisado, são de extrema importância para que ele possa ser utilizado como suporte de estágio ao ministrar as aulas no 7º ano. Pois, dessa forma, conhecendo-o bem, é possível que o professor opere de forma em que ele seja um complemento para suas aulas. O livro “alive!”, do 6º ano do Ensino Fundamental II é escrito por Vera Menezes, Kátia Tavares, Junia Braga e Claudio Franco, da Editora Anzol 1º edição, 2012, desenvolvido pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2014, 2015, 2016. Está organizado, de uma forma geral, em unidades bastante diversificadas que estão divididas em seções. Cada uma delas trata-se de um conteúdo e no início do manual do professor são apresentados os objetivos de cada seção para que seja trabalhado de forma mais eficaz.

No livro, dentro das unidades, também há boxes que complementam e enriquecem o conteúdo, como o próprio manual do professor explica no começo do livro. Essas informações são organizadas em pequenos quadrinhos dentro da unidade, como por exemplo: Language in action: traz o objetivo geral de cada unidade, Language for life: indica os usos que fazemos da língua em práticas sociais, e assim por diante, com curiosidades, gramática, variações linguísticas, estratégias, pronúncia e ainda sugere sites com conteúdos complemetares. Todas essas informações são apresentadas no inicío do livro, com explicações e objetivos.

No final do livro, é oferecido atividades extras para o aprofundamento dos conteúdos e também como uma forma de estratégia do professor para aqueles alunos que são mais rápidos com as propostas de atividades durante a aula. Ainda, no final do livro, contém um Glossary e a Language Reference, que sistematizam os conteúdos linguíticos apresentados e servem como material de referência para o estudo.