Artigo de Opinião:

Ler para Agir no Mundo.

                A leitura é a modalidade de maior dificuldade porque a grande parte da população não tem acesso à educação de qualidade, fato que é histórico no nosso país. Essas pessoas não têm oportunidade de lerem bons livros quando conseguem  não os compreende pois são analfabetos , ou semi-analfabetos. No Brasil os livros tem preços altos, não existe uma política de educação que incentive a leitura, existem poucas bibliotecas públicas.

                Ler é importante pois nos torna mais preparados para agir no mundo em que vivemos, nos informamos, identificarmos e até formularmos nossos próprios pensamentos e opiniões e não nos deixarmos influenciar por ideias que já existem e que na maioria das vezes não nos representam.

                A leitura é fundamental para o nosso conhecimento porque acrescenta e transforma experiências que o leitor adquiriu no decorrer da vida.

                A escrita depende da leitura, pois é necessário que o escritor tenha sua opinião sobre o tema que vai discorrer e para esse fim se utiliza também da leitura.

                Vale ressaltar que o ato de escrever se origina de um desejo, de uma necessidade que o escritor tem de deixar suas ideias impressas através das palavras, a técnica não é primordial e sim a imprescindibilidade de escrever.

                Portanto, a leitura é importante para que possamos interpretar o sentido dos acontecimentos cotidianos e para percebemos as opiniões acerca de diversas perspectivas e através delas formularmos nossas próprias opiniões.

Autor: Williams Ferreira Alves, Empreendedor da área de tecnologia e telecomunicações, discente do curso técnico em Comércio do IFRN campus Natal zona norte e técnico em telecomunicações pelo SENAI/RN.