jogos de carrosOs carros de corrida sempre exerceram um certo fascínio entre as pessoas de diversas idades. Isso porque geralmente são máquinas muito poderosas que permitem que a pessoa atinja altas velocidades, e o ser humano tem realmente uma queda por grandes velocidades, pelo menos a grande maioria deles. Mas além disso, a corrida também é uma forma de competir e disputar contra outras pessoas e carros para ver quem possui a melhor máquina e quem é o melhor motorista. Mas é claro que estas disputas geralmente ficam no campo do videogame, salvo as pessoas que iam até as pistas de kart ou de corrida para a prática do esporte.

Mas na década de 80 ficaram famosos as mini pistas de corrida que utilizavam carrinhos que geralmente eram movidos a pilha ou a energia elétrica, sendo que estes pequenos carros eram controlados pelos jogadores que disputavam para chegar em primeiro lugar e também brigavam para não sair da pistas quando passavam pelas curvas. Estes eram os famosos autoramas, que geralmente eram encontrados em grandes casas de jogos eletrônicos ou em centros de compras.

Início do Autorama

Mas apesar de fazer sucesso no Brasil aqui durante a década de 80 e primeira metade dos ano 90, quando surgiram os fliperamas e quando os grandes shoppings começaram a ganhar força, a invenção do autorama é muito mais antiga, sendo que a primeira vez que ele foi feito foi através das mãos de um comerciante norte-americano no ano de 1912.

O autorama é um brinquedos de jogos de carros, onde eles andam por um pista e a pessoa os controla, tendo que ter cuidado para ele não sair do seu espaço, já que a pessoa tem que recolocá-lo, o que o faz perder um bom tempo. Mesmo sendo uma cpisa bem antiga, esse modelo de jogos de carros atrai todas as idades e é muito divertido.

Os Autoramas aos poucos foram fazendo muito sucesso e chegando a outros países, e também ganhavam algumas versões que eram consideradas oficiais e que eram utilizadas em disputadas ao redor do mundo. Para ser considerado uma pista oficial era necessário ter 48 metros de comprimento.

Além das versões grandes que geralmente eram encontrados em locais públicos citados anteriormente, os Autoramas também começaram a ser fabricados em versões menores, que podiam ser compradas e montadas dentro da própria casa da pessoa, o que acabou fazendo muito sucesso entre as crianças. Hoje em dia o brinquedo quase caiu no esquecimento, perdendo espaço par aos videogames que estão cada vez mais realistas.