INTERDISCIPLINARIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Alessandra Dobelin da Silva

Helvio Amancio Ramos

Jodemir Antônio da Silva

RESUMO

Iremos refletir sobre práticas pedagógicas que utilizam o principio da interdisciplinaridade, os desafios e os pontos positivos encontrados no desenvolvimento das praticas interdisciplinares ao longo da educação básica. Como exemplo prático de aplicabilidade do conceito de interdisciplinaridade é apresentado o trabalho através de projetos, o seu significado, quais os principais autores que abordam esse tipo de trabalho e por que tem sido tão utilizado essa abordagem e quais são suas principais características.   

 

INTERDISCIPLINARIDADE E O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Para tratarmos do tema interdisciplinaridade  pode parecer fácil quando não nos relacionamos diretamente com o cotidiano escolar, por isso é de suma importância estarmos constantemente refletindo a prática pedagógica com base em referenciais teóricos, ate porque teorias só se constituem a partir de dados  impíricos.

Refletir a pratica buscando teorizá-las não se constitui em uma tarefa muito fácil, pois exige dos educadores que eles compreendam que teoria e pratica não devem ser dissociadas e exige uma mudança de postura, a qual implica um tempo de apropriação, então o professor precisa de tempo e oportunidades para realizar suas novas aprendizagens.

Uma postura interdisciplinar por parte do educador implica a busca de estabelecimento de conexões e correspondências entre as disciplinas, buscando elementos que estejam presentes nas diferentes áreas do conhecimento e nos diferentes “conteúdos”, o que muitas vezes interligam as diferentes áreas do conhecimento no desenvolvimento interdisciplinar. Porem, o desafio que se apresenta aos professores dos níveis iniciais da educação básica é o aprofundamento que devem buscar nas diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista que sua formação é especifica na área pedagógica e generalista nas áreas de conhecimento.

O desafio que se coloca aos educadores é a articulação entre as diferentes áreas do conhecimento, que buscam integrar seus trabalhos, já que uma turma é atendida por diferentes áreas e um mesmo professor atende varias turmas, ou seja é um desafio para todos, e para facilitar esse desafio, uma proposta é o trabalho através de projetos.

A palavra projeto de acordo com o Dicionário Aurélio significa:

“idéia que se forma de executar ou realizar algo no futuro; plano; intento; desígnio; um empreendimento a ser realizado dentro de um determinado esquema; redação ou esboço provisório de um texto.”

No que diz respeito ao trabalho pedagógico através de projetos, encontramos diferente denominações que estão relacionadas ao referencial teórico e às concepções de ensino-aprendizagem. vejamos o que diz os escritores:

Santomé e Hernández: utiliza a terminologia “projeto de trabalho, como uma visão de currículo integrado e não considera os projetos de trabalho uma metodologia.

Zabala: considera que o trabalho através de projetos envolve uma metodologia e propõe o enfoque globalizador para o processo educativo.

Jolibert: propõe o trabalho através de projetos.

Lerner e Kaufman: apresenta uma visão globalizada do processo educativo.

Mas as propostas de trabalho através do método de projetos surgiu com Dewey e outros representantes da escola nova. A discussão e a busca por uma forma diferente de trabalho é o resultado de um processo de reflexões no meio educacional sobre propostas pedagógicas que apresentam posturas diferentes no papel do professor e no envolvimento do aluno no processo ensino-aprendizagem. surgindo pela necessidade de encontrar uma proposta de trabalho que aproxime as aprendizagens das necessidades e dos interesses dos alunos de forma significativa.

As principais características necessárias a um projeto de ensino é ter suas temáticas originadas de interesse ou de necessidade do aluno, envolver os alunos em todo o processo desde o planejamento a avaliação, ter situações de pesquisa, de busca que os próprios alunos colocaram através da investigação em diferente fontes de informação e apresentar as descobertas divulgando os resultados obtidos.

A postura interdisciplinar esta no estabelecimento de conexões e correspondências entre os elementos presentes, oriundos das diferentes áreas do conhecimento, traduzidos em comentários próprios e interligados no seu interior através de conceitos.

A definição de objetivos claros é um dos fatores importantes para que o projeto possa ter um desenvolvimento adequado. A reflexão sobre o que se quer do processo educativo é a chave para que o professor possa verificar como estão acontecendo as aprendizagens, assim como para ter um processo avaliativo  coerente e bem definido. Os principais objetivos de um projeto podem estar relacionados à sua temática centra, evidenciando as aprendizagens que podem ser construídas pelos alunos a partir do tema em questão.

BIBLIOGRAFIA

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: O dicionário da Língua Portuguesa. Curitiba:Positivo, 2004.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinariedade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Portp Alegre: Artes Médicas, 1998.

ZABALA, A. A prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

JOLIBERT, J. Transformando a formação docente: uma proposta didática em pesquisa-ação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

KAUFMAN, A. M.; RODRIGUES, M. E. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artmed, 1995.