É preciso iniciar cedo o plano de carreira ou a sua alavancagem para ter um desenvolvimento pessoal e profissional acelerado. Já pensou, por exemplo, em iniciar o planejamento de carreira na época de faculdade? Enquanto está aprendendo a teoria sobre a área que escolheu, comece a trabalhar em coisas onde possa aplicar essa teoria na prática e, ao mesmo tempo, comece a se capacitar em outras habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

O mercado se ressente sempre da falta de prática de novos profissionais, e é para isso que existem os programas de trainee e estágios. Mas, quando você já praticou e ganhou experiência em algum área, poderá mostrar um pouco mais do seu potencial em programas desse tipo.

Invista já no seu plano de carreira enquanto estuda

Acompanhe conosco algumas atividades complementares que você pode fazer enquanto estuda, sempre com o propósito de desenvolvimento pessoal e profissional:

1. Participe de projetos de empresa júnior

Uma empresa júnior é constituída por alunos, com o objetivo de realizar projetos e serviços, com o devido acompanhamento dos professores. Isso faz com que você aprenda a trabalhar em equipe, mantenha o foco em metas e resultados e tenha disciplina no trabalho. Aplicando na prática o que aprendeu, você conseguirá resultados muito mais rapidamente que só aprendendo a teoria.

Uma empresa júnior sempre tem como objetivo o aprendizado e, com isso, consegue também contribuir com a comunidade, oferecendo serviços de qualidade a preços acessíveis a um mercado que geralmente não tem acesso a eles. O mais importante de uma empresa júnior é que ela vai apresentar a você o ambiente similar àquele em que você vai conviver, quando formado.

2. Desenvolvimento pessoal e profissional: faça um intercâmbio cultural

No mundo globalizado, o que se espera é que os novos profissionais tenham conhecimento de outras culturas. O intercâmbio cultural vem ao encontro dessa necessidade. Convivendo com pessoas e culturas diferentes, você consegue ampliar seu horizonte, mantém contato com novas possibilidades e, mais do que isso, traz de volta uma experiência que só vai agregar valor à sua formação.

O intercâmbio cultural está hoje acessível à maioria das classes sociais, não é necessário gastar rios de dinheiro. Procure institutos que propiciem sua participação, faça seu planejamento para isso e faça sua mente ir ao encontro de novos conhecimentos.

3. Aprenda outros idiomas

Se você não encontrar nenhuma possibilidade de fazer um intercâmbio cultural, pelo menos aprenda um outro idioma. Existem inúmeros cursos para isso, até mesmo nas universidades.
Pratique o máximo que puder, encontre amigos nos países da língua que escolheu aprender e mantenha contato via internet. Hoje você tem nas mãos ferramentas que a tecnologia lhe oferece gratuitamente. Aproveite isso para aumentar suas potencialidades.

4. Participe de grupos de pesquisa

Veja quais os grupos de pesquisa que sua instituição oferece para o seu curso e participe deles. É uma oportunidade que só vai enriquecer o seu aprendizado, mesmo que não seja o futuro que você planeja para sua carreira.

Aprender a pesquisar agrega valor ao seu currículo. Quando estiver em campo, trabalhando para desenvolver a sua carreira, o desenvolvimento mental que a pesquisa propicia faz com que tenhamos mais elementos para trabalhar com problemas.

5. Participe de ações voluntárias

Uma das principais atividades para qualquer profissão, nos dias atuais, é o voluntariado. Quando você participa de qualquer ação voluntária, você está aprendendo a trabalhar em equipe, a integrar-se à ação e entender as necessidades alheias, focando mais o seu próprio objetivo.

6. Aprenda como fazer networking desde cedo

Criar redes de contatos é essencial em qualquer momento, afinal, você não sabe como será o futuro ou quando precisará do “empurrãozinho” de um ex-professor seu um ex-colega que está numa grande empresa ou ascendeu para cargos de liderança.


Artigo por Invista Franquia