1. INTRODUÇÃO

No Brasil, durante muito tempo, poucas pessoas tinham acesso a educação, principalmente a de nível superior. Desde o período do Brasil Colônia, o acesso a educação era limitado a elite, e muitos concluíam seus estudos na Europa. Com o passar dos séculos, pouco ainda foi feito para mudar este quadro, mas já se tem significativos avanços devido ao acesso as novas tecnologias dentre elas a informática na educação. É interessante destacar que o uso adequado da informática na sala de aula não seja mais uma ferramenta dentre tantas que não contribuem em nada na educação. Com a democratização do ensino, aumentou também o interesse pelo mesmo, principalmente para cursos técnicos e de nível superior. Porém, o acesso em alguns lugares tornava-se ainda inviável, somente com a chegada de novas tecnologias com destaque com o computador e a internet abriu-se um leque ainda maior.

Deste modo, temos como objetivo contribuir na discussão sobre informática na educação e sua utilização como uma ferramenta essencial na contribuição da educação a Distância (EaD) abordando a importância do seu uso adequado e crescimento desta modalidade de ensino.

As Novas Tecnologias e a Educação

Desde a década de 90, as novas tecnologias abriram margem para voos mais longos. Como os telecursos, de recursos audiovisuais e cursos por correspondência. Hoje com o acesso a computadores a internet tem sido uma grande aliada.

Palco de grande debates as tecnologias, segundo BITTENCOURT, sempre tiveram papel importante na organização das sociedades, e destaca a relação entre homem e a natureza, sua cultura, e particularmente as tecnologias da informação, que segundo a autora em seu artigo sobre

"Informática na educação? Algumas considerações a partir de um exemplo",

as tecnologias permitem o armazenamento, a difusão e a elaboração de conhecimento. Isto se deve ao constante acesso e o

Com a globalização, a Educação passou a ser alvo comum para acesso à informações e suas interpretações, segundo o Jornal Metodista, enfatiza que a Internet tem contribuído fortemente para uma total mudança nas práticas da comunicações educacionais e destaca ainda que na leitura, na forma de escrever, na pesquisa e até como instrumento complementar na sala de aula ou como estratégia de divulgar a informação. Este elo de comunicação fez com que esta revolução pudesse ampliar no setor educacional novas formas de práticas educacionais.

Estes recursos viabilizaram novas formas de aprendizado, sua evolução contribui ainda mais. A necessidade de uma qualificação para seu uso é de suma importância para que o processo de ensino aprendizagem e a relação professor/aluno seja de maneira expressiva.