Moraes.Juliane Seidel 1 

RESUMO

Com base na concepção de que a aquisição da leitura colabora para a aquisição da escrita, pretende-se através deste trabalho, mostrar a relação de ambos com a  comunicação e produção textual, verificando a colaboração que a leitura leva a fala e a escrita, mostrando a importância do professor nesse processo de ensino-aprendizagem. Para que este trabalho pudesse ser concretizado, foi necessário a realização de uma pesquisa bibliográfica que contou com idéias de alguns autores que discutem o assunto. Durante a pesquisa pode-se perceber que se tem muito que estudar sobre leitura  em relação a escrita e a fala, pois abrange várias idéias e conceitos diferentes. Portanto, esta pesquisa deteve-se somente em investigar as partes citadas acima. 

PALAVRAS-CHAVE: Aquisição. Aprendizado. Professor.

 1- Aluna do curso de Especialização: Lingüística e Ensino da Língua e da Literatura da Universidade de Cruz Alta. 

INTRODUÇÃO 

A leitura e a escrita são áreas complexas e abrangentes, os sentidos que se pode atribuir a elas são vários. Falando em aprendizado escolar, tanto uma quanto a outra estão ligadas a alfabetização escolar, que trataremos logo a seguir.

A aquisição da leitura passa por diversos problemas, tanto em aspectos sociais, culturais, econômicos como também políticos, no Brasil tem sido uma das principais prioridades de campanhas do governo, pois sabe-se que ela traz ao indivíduo a possibilidade de sua inserção na sociedade.

A partir dessas considerações iniciais que pôde-se analisar de forma crítica a relação da linguagem com o exercício da leitura, suas dificuldades e contribuições no momento da comunicação e da escrita.

Esta pesquisa teve como objetivos específicos analisar o envolvimento da leitura com a escrita, verificando suas contribuições para a fala e a produção textual, objetivando compreender melhor o aprendizado, na tentativa de pensar uma sociedade que valorize a educação, qualificando seus profissionais.

É de fundamental importância para a formação do professor de línguas  , pois possibilitará reconhecer a importância de trabalhar a leitura em sala de aula, para que em um futuro próximo, possamos relatar nossas contribuições e mudanças positivas para a educação.