INDISCÍPLINA ESCOLAR

Laura Rezende de Lima

         

          Este artigo aborda o tema Indisciplina, onde sabemos que atualmente o desafio de prender a atenção do aluno, que vive num mundo cheio de novas tecnologias, sem perder o foco principal que é a aprendizagem, está levando muitos educadores a terem uma reflexão sobre suas práticas no cotidiano escolar. A questão em relação à indisciplina escolar é um tema que tem gerado muitas polêmicas. Tentar descobrir quais são as suas causas não é muito fácil, principalmente porque vem aumentando cada vez mais. A indisciplina é vista como sendo uma atitude de desrespeito, intolerância e do não cumprimento de regras que visam orientar a convivência de um grupo no meio social.

         Segundo o professor Júlio Groppa Aquino ( 1997, p. 134) “ conceito de indisciplina, como toda criação cultural, não é estático, uniforme, nem tampouco universal. Ele se relaciona com o conjunto de valores e expectativas que variam ao longo da história, entre as diferentes culturas e numa mesma sociedade.”

         No cotidiano escolar o não acompanhamento das aulas é um grande indício de indisciplina. Há 30 anos atrás este problema não era constante, pois as escolas eram tradicionais exigindo dos alunos um bom comportamento. Já nos dias atuais muitas coisa mudaram, estamos numa época onde se valoriza a democracia, a cidadania e o respeito, cabendo a escola levar aos alunos estes princípios básicos. De acordo com o sociólogo francês François Dubet (1997, p. 32), “a disciplina é conquistada todos os dias, é preciso sempre lembrar as regras do jogo, cada vez é preciso interessá-los, cada vez é preciso ameaçar, cada vez é preciso recompensar.”

          Para tentar acabar com a indisciplina e melhorar o aprendizado, o professor precisa identificar os motivos que estão levando os alunos a serem indisciplinados. Buscar uma solução através da observação e do diálogo é uma forma que pode ajudar muito o professor. Levar para a sala de aula atividades estimulantes e interativas também contribuem para acabar com a indisciplina.

         Conflitos e enfrentamentos entre professor e alunos são situações  que além de gerar um clima de tensão, também fazem surgir a indisciplina, no qual o professor junto com os alunos precisa buscar resolver esses problemas através da conversa, criando regras básicas que ajudem para o bom funcionamento das aulas. Por isso que Dubet ressalta “a necessidade dos professores relembrarem as regras e estimularem o seu cumprimento no decorrer do ano letivo.”

          Atualmente o papel do professor dentro da escola é amplo a abrangente, sendo que ele precisa estar atento às capacidades cognitivas, físicas, afetivas e éticas, preparando e formando os alunos para o exercício da cidadania ativa e pensante. O professor precisa saber ouvir e entender os alunos, com o objetivo de desenvolver a disciplina, a responsabilidade e o respeito. Sobre isso Piaget ( 1996) diz que “ o respeito constitui o sentimento fundamental que possibilita a aquisição das noções morais.”

          É comum a indisciplina se manifestar por meio da bagunça e do barulho, sendo que nesses momentos o professor precisa saber se impor diante dos alunos para que isso não se torne um fato diário. Para que uma instituição escolar funcione bem é preciso que todos estejam envolvidos, sejam eles alunos, professores, pais, coordenadores e diretores, aprendendo a trabalhar em equipe. Sabemos que obter qualidade é necessário que haja esforço de todos. Tardei (2003, p. 81) ressalta que “ o tema respeito está centralizado na moralidade. E isso significa que cada pessoa tem junto com suas vidas intelectuais, afetivas, religiosas ou fantasiosas, uma vida moral.”