IDENTIFICAÇÃO DA INDISCIPLINA ATRAVÉS DO ESTUDO DA LINGUAGEM CORPORAL

REGIANI, Rosana Silvia Borba[1]

TORRES, Angelo Alexander Santos[2] 

RESUMO

O presente artigo tem como foco o estudo da leitura corporal do aluno no ambiente escolar e a observância de alguma dificuldade de comportamento por meio dos mesmos. Como professora tenho visto nas escolas que pouco nos atentamos para  a linguagem corporal, dando demasiada importancia à expressão motora e cognitiva de nosso alunado. Sabemos que nosso corpo não consegue esconder as emoções e reações e um estudo de pequenos gestos em determinadas situações, às vezes pode significar o contrário do que a linguagem verbal. Faremos uma ligação da indisciplina em sala de aula, com a linguagem gestual. 

Palavras-chave: indisciplina na escola, linguagem corporal.



[1]Graduada pela UEM em 2004, em pedagogia, especialista em educação infantil, especial e psicopedagoga- pós- graduanda em neuropedagogia. Contato: [email protected]. 

[2]Graduado em Biomedicina pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Ciências Fisiológicas pelo programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da UEL, , Docente do Instituto Rhema Educação, diretor acadêmico da Fatec - Ivaiporã. Contato:[email protected]