Histórico de Empresa Familiar

A empresa RK Engenharia e Informática, fundada em 1996 por Roberto Keller de Oliveira que se encontra na gestão desde que foi fundada até o presente momento, com o objetivo de aumentar a renda da família, pois a mesma estava crescendo.

Roberto e sua esposa foram ao longo dos anos administrando com muita determinação e dificuldade a RK, Roberto se orgulha muito do seu trabalho e deseja que seus filhos consigam manter a empresa e fazer com que ela cresça, pois foi ela que deu a sua família uma vida melhor. Com o passar dos tempos houve interesse da sua filha mais velha que já trabalhava  na RK a algum tempo em assumir o negocio do pai. Onde a mesma esta se qualificando, fazendo faculdade no ramo para poder trazer cada vez mais melhorias e crescimento para a empresa, com a ajuda de seu pai que esta preparando sua filha da qual ele acredita ser a melhor pessoa para assumir o seu lugar.

Resíduos sólidos

Para que o resíduo sólido tenha um destino correto é necessário que haja uma integração dos diversos setores envolvidos desde a geração até a disposição final e também que sejam utilizadas técnicas e tecnologias voltadas para a preservação do meio ambiente.

As empresas podem trabalhar com coleta de equipamentos, com compras desses equipamentos com defeitos ou até mesmo a troca de um equipamento usado para desconto em um novo, servindo assim como marketing para a empresa, conseguindo a mesma ter também um publico diferenciado.

A disposição do lixo no solo sem nenhum tratamento oferece riscos à saúde publica e também a imagem da instituição. Para minimizar a produção de lixo e evitar que esse seja disposto em locais inapropriados pela empresa e pela população é imprescindível a implementação de ações de educação ambiental que introduzam princípios sobre meio ambiente e poluição para que possa criar uma conscientização quanto à disposição do lixo.

Características de tipos de Resíduos

A origem é o principal elemento para a caracterização dos resíduos sólidos. Os diferentes tipos de lixo podem ser então, agrupados em quatro classes, a saber:

Lixo residencial

Resíduos sólidos gerados nas atividades diárias em casas, apartamentos, etc.

 

Lixo comercial

É aquele produzido em estabelecimentos comerciais, cujas características dependem da atividade ali desenvolvida

Lixo público

São os resíduos da varrição, capina, raspagem, etc., provenientes dos logradouros públicos (ruas e praças, por exemplo), bem como móveis velhos, galhos grandes, aparelhos de cerâmica, entulho de obras e outros materiais inservíveis deixados pela população, indevidamente, nas ruas ou retirados das residências através de serviço de remoção especial.

 

Lixo de fontes especiais

É aquele que, em função de determinadas características peculiares que apresenta, passa a merecer cuidados especiais em seu acondicionamento, manipulação e disposição final, como por exemplo, o lixo industrial, o hospitalar e o radioativo

Reciclagem em curto prazo

O material descartado deve passar por processos de reciclagem e aproveitamento, ou ser reutilizado. Caso seja impossível reciclar ou reutilizar, o produto deve ser neutralizado para não causar impactos ambientais. Os  rótulos e embalagens precisam trazer a advertência de que não sejam descartados em lixo comum, orientação sobre postos de entrega e alerta sobre a existência de metais pesados ou substâncias tóxicas, caso existam.

Será feita a separação de todos os componentes e a encaminhará o material para empresas que trabalham especificamente com cada um deles.

Reciclagem em médio prazo

Para um programa de reciclagem de materiais médio prazo deve monitorar os fluxos de dados de compra, consumo e descartes de resíduos existentes na empresa. Fazer a criação de um cadastro de fornecedores com certificados ambientais para que se possa conhecer a cadeia de produção dos produtos vendidos e utilizados na empresa. Estabelecer normas e estratégias dentro da organização para que se atinjam os objetivos traçados a respeito de reciclagem.

Reciclagem em Longo Prazo:

Para se ter uma idéia o lixo eletrônico hoje  representa 5% de todo lixo produzido pela humanidade. Só o Brasil produz 2,6kg de lixo eletrônico por habitante, chegando próximo de 1% da produção mundial.

            Uma alternativa para mudar isso seria os computadores verdes já em uso pela Apple, ou seja, trocar todos os modelos vendidos no futuro por esse tipo de tecnologia. Já existe uma lei no Congresso Nacional que esta tramitando vagarosamente para ser aprovada sem maior êxodo. Com aprovação dessa lei federal as empresas seriam responsáveis por toda vida útil dos seus equipamentos e facilitaria a vida de seus consumidores, pois teria mais locais de reciclagem e coletas.

            Um dos primeiros passos seria doar esses equipamentos para instituições de caridades voltadas para o ensino e inclusão digital onde estes esses equipamentos seriam reutilizados.

            Propriamente em Goiânia não ha fabricas voltadas para reciclagem de eletrônico e computadores, com isso os nossos lixões acumula por ano toneladas de lixo que no futuro tornara o meio ambiente mais poluído. O que se pode fazer, e já pensando no futuro seria um projeto de lei municipal onde a Prefeitura e o Estado recolheria esses objeto poluentes nas lojas na cidades e levariam o lixo eletrônicos para uma fabrica especializada com um pessoal altamente treinados para a separação de sua composição, e os lojistas responsáveis pelas vendas dos produtos recolheria da população em geral, assim junto com a iniciativa privada e os órgão Públicos poderão construir uma fábrica de reciclagem especifica para este tipo de lixo que vem crescendo sem nenhum controle.

            Numa loja de Micro Informática poderia ser criada caixas ou tambores para coletas desses equipamentos velhos ou antigos, com isso uma campanha seria lançada na mídia informando a importância da Reciclagem desses materiais e seus riscos ao meio ambiente, na maioria das vezes esses equipamentos são apenas trocados por tecnologias novas, com isso ainda podem ser utilizados, com um programa de Reciclagem ele poderiam também ser utilizados com crianças carentes num programa de inclusão digital. Os restantes desses produtos iriam para fabricas de reciclagem aonde poderiam tornasse novamente outro produto industrializado poupando assim nosso meio ambiente.

            Isso sim é Reciclagem do Futuro, seria a reutilização do produto industrializado ou tornando o produto em outro produto Industrializado. Com isso o meio ambiente não sofreriam com mais essa ameaça que ja esta causando um impacto mortal na nossa natureza. Mas para isso ocorrer cada um tem que fazer sua parte, tanto na conscientização como na atitude. Hoje nosso meio ambiente esta poluído é praticamente devido nossa cultura, essa cultura tem que começar desde criança, pois mudar a cabeça de um adulto custa bem mais caro do que investir na educação das crianças nas escolas.