HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

  1. 1.   Introdução 

Este título contém já em si mesmo três questões importantes: 

HISTÓRIA – EDUCAÇÃO – CRISTà

Existe, portanto, uma “História” da Educação do ponto de vista cristão. História que exige interpretação dos dados investigados. Quando se fala de História é preciso lembrar que “a ignorância do passado (...) compromete o conhecimento do presente, (...) [como também] compromete a própria ação do sujeito na história”. [1] Existem concepções de História que se aproximam mais da tendência cristã. A corrente “Providencialista” diz que todo acontecimento depende da determinação, providência divina (e terá um fim). Tudo que acontece já está definitivamente programado. Outras correntes: Idealista, Materialista, Psicológica.

 “Educação” recomenda uma epistemologia: “O conhecimento tem três aspectos: o Livro divino, a Tradição do passado e o ‘eu não sei’”. [2] Episteme em grego quer dizer conhecimento. Não existe outra razão para a educação que não seja o conhecimento. Então, também existe uma fundamentação filosófica para a educação.

Por “Cristã”, entendemos que a matéria tem origem a partir do evento “Cristo”, do Seu nascimento, morte e ressurreição, ou seja, no início com da Era Cristã, aproximadamente do Ano 0 D.C (discute-se muito a questão das datas). Por ser Educação Cristã, exige-se uma fundamentação bíblico-teológica que pode ser Mateus 28, 18-20 e/ou Atos 1,1, por exemplo. Estes textos que sugerem a Educação Cristã tem aspecto de “Missão”.

 

Vamos apontar a evolução ou progresso da HEC dentro de uma determinada cronologia linear, a partir da:

 

  1. Modelo educacional Hebraico de oralidade e o modelo rabínico-judaico.
  2. A influência do modelo grego (aretê)
  3. Era Patrística (Irineu, Orígenes, Clemente).
  4. Cristianismo como religião oficial do Estado.
  5. Era Medieval.
  6. Reforma e Contrarreforma.
  7. Idade Contemporânea.

8.  Desafios e Exemplo de Educadores.

 

 

  1. 2.   Questões para reflexão

a)   Devido ao analfabetismo das populações antigas, a educação religiosa foi enfatizada a partir exposição oral, gestual e visual, a exemplo da iconografia oriental. Tal exposição veio a se chamar “Teologia visual”.

b)   A existência de uma elite letrada levou o Magistério eclesiástico a deter a autoridade e exclusividade sobre o ensino religioso, criando um modelo e método baseado no medo, sacralizando a educação (ver Michel Foucault). Pode-se chamar de “Teologia da história”. 

  1. 3.   Quais desafios se apresentam no momento histórico da Educação Cristã? 
  1. 4.   Modelo e métodos: o exemplo dos educadores. 
  1. 5.   Leituras:

ÉTICA A NICÔMACO - Aristóteles

ARQUEOLOGIA DO SABER – Michel Foucault 


[1] Henri Pirenne, Historiador belga (1832 - 1935). 

[2] Averróis, On The Harmony Of Religion And Philosophy.