GUERREIROS DE CRISTO

Wanderson Vitor Boareto

Graduado em História, Bacharel em Direito, Pós Graduado em História e Construção Social do Brasil, Docência do Ensino Superior e Educação Empreendedora.

Resumo

A humanidade tem uma relação de busca pelo sagrado, e a falta de formação dos dirigentes da fé católica, está desviando muitos católicos para ingressarem em outras igrejas cristãs na busca de uma fé mais devotada as escrituras sagradas. No entanto, a beleza e a complexidade da igreja Católica Romana estão longe do entendimento devido à falta de interesse de conhecer e viver a fé em Jesus Cristo e tendo, por exemplo, a virgem Maria como símbolo de mãe e de mulher e a vida dos Santos como proposta para todos os homens de boa vontade.

Palavras Chaves

Católicos, Santos, Fé, Comunhão, Estudo.

A fé em cristo ou nas religiões vem deturpando através dos tempos, tendo por base as mudanças nas experiências e na capacidade de analisar as relações sociais entre as comunidades do Brasil. “Toda teologia se constrói a partir de dois lugares: o lugar da fé e o lugar da realidade social dentro da qual se vive a fé. O lugar da fé é dado, o lugar da realidade social deve ser identificado”. (BOFF, pg.7, 1978).

No entanto, a igreja católica Romana vem perdendo espaço a cada ano, isso demostra a fragilidade de seus representantes perante o povo. A precária formação de padres e dirigentes religiosos, que são os guerreiros em contato direto com a comunidade nas paróquias, está cada dia mais distante da sua função primeira que é levar a palavra e o mistério através de Cristo.

Existe sim uma carência na formação dos cristãos. Realizar a leitura da bíblia, sem uma análise histórica, é cometer erros através do desvio da palavra, e da proposta descrita pelos quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João), que mostram a doutrina do ser cristão através do sangue do primogênito de Deus que foi derramado na cruz para nos livrar do “pecado”.

Pensando assim a vida dos santos que são exemplos de cristãos que muitas vezes deram seu sangue e carne para defender Cristo e a Santa Madre Igreja, estão sendo esquecidas pelos católicos. Esta falta de conhecimento deixa cada dia mais frágil à relação entre católicos que muitas vezes são conduzidos para outras igrejas por terem uma proposta “melhor” para a vida em Cristo.

Ser guerreiro de Cristo é defender a igreja com o amor a Deus e a doce Virgem Maria que para os católicos é a mãe de Cristo e nossa mãe, e a vida dos santos como exemplo de amor a Cristo. Talvez os tempos estejam mudando e as propostas da igreja estejam ultrapassadas como dizem muitas vezes pessoas que não tem interesse em conhecer e só querem criticar. Eu sempre me pergunto: Posso criticar aquilo que não conheço? Acredito que não, no entanto, não é isso que aconteça.

Nossos irmãos, de outras igrejas cristãs, tem nos ensinado muito sobre a convivência e o amor, devemos a eles muita coisa, devido a isso devemos reservar parte de nossas orações em agradecimento a sua participação em um mundo melhor e mais voltado à ética, dignidade, lealdade e ao amor entre homens e mulheres.

Temos ainda fé na prosperidade que é a doutrina utilizada por vários grupos religiosos que pregam o poder monetário como alavanca de felicidade neste mundo individualista e capitalista. A fé, para estes grupos, está na barganha com Deus através de ofertas em dinheiro e de uma submissão absoluta pelos dogmas expressos como verdade absoluta para estes fieis. Nesse sentido, temos que levar em conta o fundamentalismo absoluto e o fanatismo puritano como sendo a vontade do próprio Cristo tirado de uma deturpação das sagradas escritura (Bíblia).

Esta conduta preocupa todos os teólogos sérios, já que os livros sagrados tem que ter uma análise histórica, antropológica e filosófica com uma crítica construtiva dentro dos padrões éticos morais da ciência e da experiência já vivida pelo sagrado. Porém, a teoria da prosperidade vem ganhando a cada dia mais adeptos devido à vontade de ter mais bens duráveis e ser uma pessoa melhor, já que nossa sociedade atual entende que ser melhor é acumular bem, e não ser uma pessoa melhor dentro do conhecimento, da verdade e da honra com deveriam ser os guerreiros de Cristo.

“Há um bom grupo de sérios exegetas católicos que não só se interessam pela fé do NT, mas principalmente em ver a gênese desta fé, como deu origem a várias tradições, como foi evoluindo de elementos carnes para elaborações cada vez mais amplas, terminando no atual estado dos textos”. (BOFF, Pg. 34, 1972).

Ter a capacidade de entender que o livre arbítrio é uma dádiva de Deus e a responsabilidade de conduta é do homem, gera uma necessidade de estudo da bíblia e dos mistérios que os ritos católicos demostram com tamanho fervor através da missa e das festas católicas em memória aos santos. Sei que é uma luta interna na busca do divino que está presente em cada homem, e o espírito santo de Deus é a fonte inspiradora de encontrar este caminho de oração, comunhão e fé.

Bibliografia

BETTO, Frei, Essa Escola Chamada Vida, Ed Ática, 1985, São Paulo, SP;

BOFF, Leonardo, A Fé Na Periferia Do Mundo, Ed Vozes, 1978, Petrópolis, RJ;

DUSSEL, Enrique D, Filosofia da Libertação, Ed Loyola, 1977, Piracicaba, SP;

BOFF, Leonardo, A Ressurreição de Cristo a Nossa Ressurreição na Morte, Ed Vozes, 1972, Petrópolis, RJ;