GESTÃO PEDAGÓGICA

 

Rita de Cassia Deijani Gomes

Elisandra Lemes Elizeu Froehlich

RESUMO

A Gestão Pedagógica é o processo de gerenciamento da escola, assim como dos processos que envolvem a educação como um todo, os quais são aplicados em determinada unidade escolar. Na Gestão Pedagógica são estabelecidos os objetivos da escola, a curto, médio e longo prazo. Este processo está centralizado no Diretor da escola, que tem a responsabilidade de articular as diferentes áreas da escola a fim de estabelecer uma meta que atenda às particularidades daquela instituição. Ele não trabalha sozinho, mas em parceria com o coordenador pedagógico e as demais forças que integram a escola. Neste trabalho, veremos o que é o conceito de gestão pedagógica, e alguns modelos de gestão eficientes que podem ser utilizados em uma instituição de ensino, qual é o papel do professor e do diretor no cotidiano

escolar.

GESTÃO PEDAGÓGICA

O processo de gestão pedagógica resulta na elaboração do conteúdo curricular, que é um apanhado dos conteúdos que devem ser tratados em cada série, assim como os critérios que deverão ser utilizados nas avaliações dos alunos, dos professores e da própria escola.

O Plano Pedagógico é o documento que estabelece como se darão as aulas naquele ano e os objetivos que devem ser alcançados de forma clara para todo o corpo escolar, assim como será a orientação passada para os professores, qual será o tipo de treinamento empregado para isso e os critérios para a avaliação das metas estabelecidas.

O coordenador pedagógico assume o papel de coordenar a interdisciplinaridade, ou seja, de integrar os conhecimentos das diferentes matérias, para que o aluno seja capaz de conectar diferentes áreas para saber como aplicá-las na sua vida.

Uma vez que a escola é, tradicionalmente, dividida por disciplinas, o coordenador pedagógico se torna o responsável por articular as diferentes áreas do conhecimento, fazendo com que os professores trabalhem em conjunto, trocando experiências e sugerindo novas formas de como as matérias podem se relacionar. O principal passo é criar situações de trabalho coletivo, com tempo e espaço para que os professores dialoguem, troquem idéias, planejem, produzam materiais a serem usados em sala de aula e façam a avaliação do trabalho.

O Plano O Plano (ou Projeto) Pedagógico é o planejamento anual realizado todo começo de ano na escola, que reflete a personalidade da escola, direcionando seus trabalhos. É no Plano Pedagógico que estão incluídos os objetivos pedagógicos da escola, que devem ser alcançados tanto pelos professores, quanto por todo corpo escolar. Assim como os objetivos devem ser alcançados por todos os participantes do processo de ensino-aprendizagem, o plano pedagógico não é elaborado apenas pelo

diretor ou pelo coordenador pedagógico, antes é fruto de uma parceria entre esses dois profissionais e os professores, onde todos expõem suas idéias de como melhorar o processo de ensino para aquele ano.

Um projeto pedagógico, para ser bem sucedido, se baseia em nove princípios básicos: garantia do acesso e permanência dos alunos, garantindo seu sucesso escolar; gestão escolar democrática; valorização dos profissionais da educação, ou seja, de todo corpo escolar; garantia da qualidade do ensino; organização e integração curricular; integração entre a escola, a família e a comunidade do aluno; autonomia escolar.

Estes itens não são aleatórios, eles têm relação uns com os outros, pois quando o aluno tem pais que participam do processo escolar, acompanham as reuniões com os professores e os estudos do filho, há menor probabilidade de evasão escolar e aumenta o rendimento do aluno.

Da mesma forma, quando a escola está bem relacionada com a comunidade, em geral, ela oferece uma melhor qualidade de educação aos alunos, além de ser capaz de compreender as particularidades daquela comunidade. Podemos distinguir três fases na elaboração de um projeto pedagógico:

1° Diagnóstico: Na primeira etapa do planejamento do plano pedagógico, o corpo escolar irá levantar as informações sobre o trabalho que a escola realiza e sobre a opinião do corpo escolar dessas práticas, e o que poderia ser eventualmente melhorado. O grupo reunido para elaboração do plano pedagógico deve realizar um debate sobre a opinião de todos sobre alguns temas, como por exemplo: como é a comunidade que frequenta a escola? qual é o contexto econômico e social em que os alunos estão inseridos?os pais participam da escola? a escola está afetando a realidade da comunidade de uma forma positiva? os professores consideram que os alunos estão adquirindo conhecimento de fato?

Ao levantar essas fragilidades, o corpo escolar também pode encontrar soluções em conjunto para os problemas.

Depois da realização do diagnóstico, a escola precisa de uma fundamentação que oriente suas atividades. As ações escolares precisam ser guiadas por uma orientação específica, e é preciso que todos os membros do corpo escolar conheçam bem essa teoria, a fim de atingir os objetivos que serão estabelecidos no plano pedagógico.

2° Identidade: Para estabelecer a identidade da escola, é preciso que o assunto seja discutido com o grupo de trabalho quais são as suas concepções sobre a educação e as metodologias que deverão ser empregadas para que, além de identificar qual orientação guiará os trabalhos, seja possível propor inovações no trabalho escolar. Na discussão sobre a identidade escolar, algumas questões devem ser levantadas, como por exemplo: Que tipo de escola a sociedade deseja? E que tipo de escola queremos construir? Que tipo de relação a escola visa estabelecer com a comunidade que participa dela? - Que tipo de cidadão a nossa escola pretende formar? - Qual é a concepção do corpo escolar do que é a educação, currículo escolar e plano pedagógico? - Qual é a missão da escola? - O que entendemos como uma avaliação eficiente? - Que tipo de profissional a escola precisa, e que tipo de profissional queremos nela?

A partir das respostas e da discussão que se seguirá à colocação dessas perguntas e outras que os profissionais considerarem relevantes, surgirá o posicionamento da escola, e como esse posicionamento será resultado do debate entre todos os membros que participam do processo de ensino, ele unificará o trabalho dentro da escola.

3° Execução: A última etapa do plano pedagógico se trata da definição de quais serão as prioridades da escola, como serão executadas as atividades e quem irá realizar cada atividade. Nesta etapa é que será definido como o corpo escolar irá superar os desafios do cotidiano, através das propostas apresentadas no debate das fases anteriores. É preciso também que seja estabelecido um sistema de avaliação pedagógica permanente, pois ela identificará se a escola está tomando o caminho proposto no plano pedagógico, de acordo com a orientação definida nele. A avaliação pedagógica pode  se propor a responder algumas perguntas do tipo: - Os desafios propostos foram atendidos? - Que tipo de novos desafios se apresentam? - As ações propostas chegaram a ser concretizadas? - Quais foram os efeitos das ações na comunidade?

O ideal seria se as funções da direção fossem compartilhadas com três coordenadores: existe o coordenador geral, o coordenador administrativo e o coordenador pedagógico. O primeiro tem a função de representar a escola em eventos organizados pela Secretaria de Educação, e também é responsável pelo contato com a comunidade. O coordenador administrativo tem a responsabilidade de coordenar os assuntos relacionados ao caixa da escola e a infraestrutura. O coordenador pedagógico é responsável pela formação de professores e o cumprimento do Plano Pedagógico Mensalmente, estes três gestores se reúnem com a equipe da escola para fazer o levantamento de como está o andamento das atividades e compartilhar experiências.

A vantagem deste modelo é que ele faz com que os profissionais se concentrem em suas atribuições e as executem de forma mais eficiente, impedindo que as atividades sejam emperradas por problemas burocráticos ou de sobrecarga de trabalho.

Relação entre escola e comunidade: Uma boa maneira de fazer isso é estruturar um conselho escolar que conte com apresença de alunos, pais e professores, que se reúna periodicamente, a fim de trocar experiências e dar sugestões para a construção de uma escola melhor. Este conselho pode apontar problemas os quais a equipe de gestão nem sempre consegue visualizar, pois é sempre bom que se tenha uma perspectiva diferente a respeito dos trabalhos que estão sendo executados Este modelo propõe que a escola esteja em constante contato com a comunidade, a fim de entender quais são suas demandas, seus problemas específicos, e qual é a expectativa dela em relação à escola.

Diretor - O diretor escolar exerce papel fundamental na gestão da escola, pois ele é responsável pela coordenação da escola, pelo planejamento e a decisão sobre as atividades e tarefas realizadas pelos professores e especialistas em sua unidade escolar. É ele que deve ser o principal coordenador da unidade administrativa e da ação supervisora que está sob sua responsabilidade, ou seja, ele é o chefe direto do coordenador pedagógico. Um bom diretor também deve ser responsável na identificação das necessidades e problemas da escola, a fim de ser capaz de propor soluções para os problemas e demandas da escola e da comunidade que a participa.

Além disso, os diretores devem desempenhar a função de integrar as pessoas que trabalham em diferentes áreas da escola, além de ser elo de conexão entre a comunidade e a unidade escolar.

O diretor é responsável por toda coordenação da escola, e deve estar sempre atento a todos os aspectos que influenciam a vida escolar. Desta forma, ele poderá elaborar uma visão integradora do que está acontecendo na sua unidade de ensino, e terá ferramentas para intervir no sentido de melhorar as falhas que encontrar.

Professor - Os professores, são aqueles que realmente são capazes de fazer os alunos aprenderem o conteúdo, que não param de estudar, faz uso de tecnologias para facilitar o entendimento dos alunos além de despertar um interesse maior neles, ler constantemente e se informar sobre novas didáticas que ele pode aplicar em sala de aula,  sempre trocar ideias com seus pares, além de conversar com o diretor e o coordenador pedagógico sobre seu trabalho, desafios que encontra e soluções que podem ser encontradas através da troca de experiências, planeje a aula e o conteúdo que ele passará para os alunos o ano inteiro. Além disso, ele precisa encarar a avaliação como um método que pode servir de diagnostico sobre o que os alunos estão conseguindo apreender e, a partir desta constatação, replanejar a aula e talvez a forma como ele leciona. É importante que o professor sempre procure se integrar com seus alunos, a partir do diálogo.

Fazer com que os alunos aprendam é uma tarefa muito complicada, cheia de variáveis para que seja realizada com sucesso. A qualidade da educação é tradicionalmente atribuída única e exclusivamente ao professor dentro da sala de aula, mas, aos poucos, a sociedade foi percebendo que por trás do trabalho do professor existe um conjunto de pessoas que atua para a melhoria da escola. Sem o apoio da instituição, é impossível que o professor consiga realizar sua tarefa de ensinar de forma satisfatória.

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, Laurinda R. e PLACCO, Vera M. N. S. (orgs.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade”. Edições Loyola, São Paulo, 2006.

RANGEL, Mary. Supervisão Pedagógica: um Modelo. Editora Vozes, Petrópolis, 1983.

Fundação Victor Civita – Pesquisa com Coordenadores Pedagógicos. <

http://www.fvc.org.br/pdf/coordenador-apresentacao.pdf

Ministério da Educação. Escola de Gestores da Educação Básica.

<http://portal.mec.gov.br