GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Cléia da Silva Barros

       Este trabalho o tema de gestão escolar democrática.Esse assunto vem tendo grande repercussão nas escolas atuais.

A qualidade da educação deve ser de interesse de todos que compõem a comunidade escolar, conforme nos diz Sousa(2011):

(...) uma escola de qualidade tem uma personalidade especial, que integra os perfis (aspirações e valores)de suas equipes internas, alunos, pais e comunidade externa. Desenvolvimento, profissional de professores e funcionários. Estados planejaram investir em programas de capacitação de professores e dirigentes escolares, incluiu um programa de capacitação em liderança de escolas estaduais inovador baseado na escola.

Com isso os funcionários deverão se sentir motivadores para aturem juntos com os gestores criando um ambiente de qualidade e praticando a gestão escola democrática. Assim, dentro do espaço escolar,todos devem atuar em parceria para lidar com as diversidades que surgem, como nos casos de indisciplina, falta de sociabilidade e ainda o relacionamento entre os educandos que as vezes relacionamento entre os educandos  que as vezes se torna difícil. Segundo Martins(2009,P.45).

(...) Gestão caracteriza-se pelo reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas decisões sobre a orientação e manejamento de seu trabalho. Percebe-se  então que a nova concepção de gestão, que vem sendo construída, não é, portanto, um conceito concluído, vem a necessidade de uma formação global do sujeito.

        Há necessidade de uma convivência democrática, para que se tenha um bom desempenho no ensino aplicado, onde os profissionais não devem limitar-se somente as suas responsabilidades de sala de aula, devem considerar-se como uma pessoa em desenvolvimento e em aprendizagem pois todos nós estamos em constante construção.

A democracia (...) é um processo ininterrupto de emancipação humana, possível de ser alargado no cotidiano da instituição escolar pela ação política/educacional daqueles sujeitos que creem que essa emancipação é não só possível, mas necessária.

( Najjar, 2006,p.21)

       A palavra democracia advém da junção dos termos gregos”demo” e “kracia” que significa “povo” e “governo” respectivamente.

Segundo o dicionário Aurélio essa palavra tem o sinônimo:o governo do povo, soberania popular e doutrina, ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder. Sendo assim, o gestor democrático precisa compartilhar as tarefas chamado todos os funcionários e atribuindo a essas tarefas de suas alçadas, pedir opinião a determinados assuntos, deixando o autoritarismo pra trás, buscando a democracia.

A democracia não é uma doação de alguém, seja de um governante, de um partido político ou ainda de uma burocracia estatal, mas é um governo do povo, que exige a sua participação permanente em todos os processos decisórios da vida social. É também um governo para o povo, e não apenas para uma pequena parcela da sociedade. O que não significa dizer que seja uma ditadura da maioria, pois deve resguardar os direitos de todos.

(Gasparello, 2002, p.4)

       A Escola democrática é quando o grupo busca a construção coletiva da gestão, onde os princípios democráticos demonstra o processo de construção de uma ação política, em que busca na ação coletiva a emancipação do homem, por meio da participação do grupo.

       As atividades escolares precisam acontecer de forma coletiva, que envolva todo o grupo, e que haja questionamentos para a construção de uma escola compartilhada entre todos.

Para Parolim (2009, p.9):

A escola tem o papel de socializar o conhecimento e as relações. Ela precisa promover um espaço educativo propícios aos riscos de acertar e errar, de levantar hipóteses, de discorrer o pensamento, enfim,um espaço de aprendizagem. Esse contexto é individual e coletivo, é portanto, fundamentalo grupo, as trocas as diferenças. Diante desse movimento, é fácil entender que o grupo funcionará regido por normas e por regras de funcionamento, colorido pelo tom e pela temperatura das relações afetivas.

        Sendo assim, a escola é o grande espaço da socialização, é onde se vivencia a democratização tendo como mete garantir a pluralidade, onde os valores democráticos sejam compartilhados, formando cidadãos críticos e formadores de suas próprias opiniões.

Para Libâneo (2003,p.75):

Democratizar o ensino é ajudar os alunos a se expressarem bem, a se comunicarem de diversas formas, a desenvolverem o gosto pelo estudo, a dominarem o saber escolar, é ajudá-los na formação de sua personalidade social, na sua organização enquanto coletividade.

      Portanto, entende-se gestão democrática como uma maneira de organizar as tarefas de modo que facilita a participação ampla de todos os setores da comunidade escolar além de transmitir a troca saberes entre todos, só assim, a escola alcançará seu objetivo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LIBÂNEO,José Carlos, Democratização da Escola Pública: a pedagogia critico-social dos conteúdos, 19. Ed. São Paulo: Loyola, 2003.

MARTINS, José do Prado, Administração Escolar: uma abordagem crítica do processo administrativo em educação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

NAJJAR, Jorge Nassim Vieira. Diálogo em processo no Projeto “compartilhando os caminhos da educação em ciclos: as “artes de fazer” a educação em ciclos nas escolas da rede municipal de educação de Niterói”. Anais do Congresso Internacional Cotidiano – Diálogo sobre Diálogo. Niterói (RJ), UFF, 08 a 11 de agosto de 2005.

GASPARELLO, Vânia M. A pedagogia da democracia de PauloFreire. 2002.

SOUSA, Valdivino Alves de. Gestão Escolar. Disponível em http://www.web artigos.com