RESUMO

A Pretensão nuclear desta Tese constitui em estudar a Gestão Democrática: O Lúdico como Proposta Minimizadora da Indisciplina no Ensino Fundamental.
O enfoque da presente pesquisa é qualitativa com observação participante - qualitativa devido ao estudo de caso que foi realizado com sujeito - objeto da pesquisa - de duas turmas do 5º Ano do Ensino Fundamental (Programa Alfabetizar com Sucesso) com um período de 6 meses de pesquisa (entre os meses de maio a novembro), para um grupo de seis crianças com a participação dos professores e foi proporcionado um aprofundamento a cerca de suas características em sala de aula com todos os educandos, e em cada sala, três liderando as atividades lúdicas e desempenhando a proposta minimizadora do lúdico com o apoio da pesquisadora.
Os objetivos específicos foram: Detectar o grau de dificuldade em manter o comportamento disciplinar em sala de aula no Ensino Fundamental. Definir processo para prognosticar a causa da Indisciplina e da falta de limites, tentando identificar os recursos didáticos que são trabalhados em sala de aula. Descrever a metodologia pedagógica de ensino da referida escola. Verificar a sistemática de avaliação. Analisar o resultado da proposta lúdica no Ensino Fundamental. Passar a conhecer a formação dos educadores que trabalham na Escola Estadual Dom José Lamartine Soares. Inferir na maneira de como a Gestão Democrática colabora para manter a disciplina em sala de aula. Descrever a maneira como os estudantes são tratados pelos educadores quando apresentam dificuldades em sala de aula, por conta da disciplina, e minimizar a indisciplina em sala de aula através do lúdico.Dissertação Mestrado ix Como conclusões gerais, pode-se afirmar que os alunos investigados sentem dificuldades de se concentrar e obter um resultado satisfatório na aprendizagem. Os professores precisam de mais conhecimentos e capacitação nas áreas afins. Percebeu-se também que os métodos utilizados pelos professores não tem atendido as expectativas dos alunos, pois se trabalha com muita resistência no método tradicional, e quando vem o lúdico, foi observado que os educadores conseguem participar ativamente com disciplinas, podendo obter uma aprendizagem satisfatória. Ao comparar a visão dos alunos em relação à dos professores sobre temas relacionados ao lúdico, dos métodos de aprendizagem, a avaliação do docente e da modalidade do Ensino Fundamental, pôde-se observar que as opiniões são bem parecidas em muitos aspectos.
De maneira geral, os professores, mesmo que sob algumas melhorias e atenções pedagógicas, estão estimulando o desenvolvimento da capacidade de envolver o lúdico em suas aulas. As principais recomendações foram sobre o aperfeiçoamento de oficinas lúdicas nas áreas afins, para poder se ter um trabalho que desperte uma liderança, uma autoconfiança e um maior estímulo ao aluno, para se ter um aprendizado satisfatório.
Palavra-chave: Democracia. Lúdico. Indisciplina. Gestão. Educadores.