Há Uma Diferença

Porém serão seus servos; para que conheçam a diferença da minha servidão e da servidão dos reinos da terra.

2Crônicas 12.8

Quando Reboão se rebelou contra Deus, o profeta mandou uma mensagem desanimadora. Ele disse que lhe mostraria a diferença entre trabalhar para Deus e trabalhar para as nações do mundo. Há uma diferença entre trabalhar para Deus e trabalhar para o mundo. Acumular riquezas neste mundo decaído não pode ser comparado ao grande chamado de Deus.

Construir uma cidade eterna com alicerce real é o mais alto privilégio para o homem mortal. Muitos homens passam suas vidas construindo coisas temporárias que não têm futuro. O homem comum é simplesmente um construtor de castelos de areia temporários.

Quem é Faraó?

Faraó é um “tipo” de Satanás. Egito é um “tipo” de mundo e Israel é um “tipo” de povo de Deus. Faraó afligiu o povo de Deus com trabalho escravo e o fez construir cidades de tesouros. Isto claramente representa o trabalho secular de hoje. A maior parte do tempo usado no mundo secular é passado na construção de cidades deste mundo. Quando estivermos mortos e formos embora, nós teremos apenas acrescentado mais prédios bonitos na linha do horizonte das cidades do mundo.

O trabalho deste mundo é feito com muito rigor, muita tensão e muito suor. Nós somos forçados a trabalhar cada vez mais duro, sem perceber que estamos na verdade construindo cidades de tesouros deste mundo. As cidades de Nova Iorque, Paris, Londres, Acra, Lagos e Nairóbi, foram construídas com o suor de seres humanos que trabalharam duro.

Esses seres humanos estão mortos e foram embora, mas os tesouros das cidades permanecem. As suas vidas de trabalho podem ser somadas como uma contribuição ao desenvolvimento dos tesouros das cidades do mundo. Imagine você, Satanás disse a Jesus quando lhe mostrou as nações deste mundo:

Dar-te-ei toda esta autoridade e a glória destes reinos, porque ela me foi entregue, e a dou a quem eu quiser.

Lucas 4.6

Isto nos mostra que é na verdade Satanás quem exerce poder sobre as cidades do mundo. O diabo é o Deus deste mundo (2Co 4.6). É Satanás quem deu aos filhos dos homens muito trabalho duro e os direcionou a construir as cidades deste mundo. Os cristãos simplesmente se juntam ao exército de construtores e contribuem com sua cota para construir essas cidades de tesouro.

Entrementes, se levantou novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José. Ele disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós.Eia, usemos de astúcia para com ele, para que não se multiplique, e seja o caso que, vindo guerra, ele se ajunte com os nossos inimigos, peleje contra nós e saia da terra. E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés. Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais se espalhavam; de maneira que se inquietavam por causa dos filhos de Israel; então, os egípcios, com tirania, faziam servir os filhos de Israel.

Êxodo 1.8-13

Assim como Faraó controlou o Egito, Satanás controla o mundo e suas cidades. É por isso que o caos e a confusão do mundo estão constantemente aumentando para o seu apogeu. Quando você trabalha nas instituições financeiras, bancos ou outras organizações seculares do mundo, você pode ser comparado aos israelitas trabalhando para o Faraó; há muito rigor, muita tensão e muito suor na construção de castelos de areia.

Moisés solicitou que o povo de Israel fosse libertado para poder servir ao Senhor. Qualquer um que deseje ir para o ministério integral encontra nele mesmo um desejo de sair do sistema do mundo. Ministério de tempo integral é serviço para o Senhor. É igual a sair do Egito e ir para o deserto sacrificar ao Senhor e construir para Ele um tabernáculo! Deus deseja que Seu povo passe o tempo construindo para Ele um tabernáculo e louvando-O.

É claro, fugir do sistema do mundo não vai ser fácil. Não foi fácil para Moisés e os filhos de Israel deixar o Egito. E foi somente com um esforço determinado que o povo de Deus finalmente escapou de Faraó. Querido amigo, não será fácil para você escapar do trabalho secular. Se acontecer, será com muita determinação e esforço.