Formação de leitores

            Nossa reflexão parte de um questionamento, sem intenção de generalizar. Por que nossas escolas não preparam mais leitores e escritores com qualidade? Neste texto, tentaremos responder a esta pergunta.

            A leitura, é fonte inesgotável de conhecimento, envolta de magia, um mundo a ser desvendado, e que está ao nosso alcance a qualquer momento. É o mundo da fantasia, da aventura, da ação, do romantismo, da ficção, da realidade. É o mundo de verdade. O que nos parece é que está com prazo de validade vencido, já está saturada, ultrapassada.

            Nossas crianças e jovens, e da mesma forma os adultos, não encontram mais tempo para este encanto. Este descanso. Sim, ela nos acalenta quando agitados nos encontramos. A leitura é um estado de espírito. Damos preferência ao gênero que nos traz alegria e satisfação.

            Não há dúvida de que um leitor se forma, tomando o gosto pela leitura ainda na infância menor, quiçá no próprio ventre, quando os pais leem e ou contam histórias para ele. A família é, e sempre será, a primeira formadora em todos os aspectos.

            A escola tem um papel fundamental na  formação de leitores assíduos e conscientes, independentemente da família ter ou não realizado a sua parte, quanto a isso. Esta função não é somente responsabilidade de professores específicos, mas deve ser projeto de toda a comunidade escolar.

            O resgate deste conhecimento básico para vida acadêmica eficaz, não pode ser postergado. Muitos de  nossos alunos estão navegando o tempo todo, onde precisa-se fazer uma auto avaliação desta ação. Achamos que isto também  é leitura. Acreditamos que sim. Porém, que leitura é essa? Que conteúdo é buscado? O que ela nos acrescenta? Pensamos que o prazer de estar com o livro, manuseando-o, retomando aquilo que não compreendemos e ou gostamos mais, o próprio cheiro do livro, este prazer é insubstituível. Nenhuma mídia eletrônica  assumirá este posto.

            Temos absoluta certeza de que leitores conscientes formam-se com livros, muitos livros e dos mais diversos gêneros.

            Esta luta precisa de parceria entre família, escola e comunidade.

Gentil, 28 de maio de 2015.   Marines Tonin Schuster