O título sugere uma reflexão comparativa entre o ser espiritual Exu e o Gênio da Lâmpada, personagem fictício do conto de origem árabe conhecido como Aladim e a Lâmpada Mágica.

O conto é mais ou menos assim:

O personagem Aladim é um jovem adolescente que se recusa a aprender o ofício do pai, que é alfaiate, sendo descrito por sua mãe como imaturo e mesmo depois da morte do pai, quando tinha quinze anos, ele não se modifica – é travesso e prefere brincar a trabalhar. Por este motivo, é também descrito como mau e desobediente.

Aladim mantém-se despreocupado com uma definição para sua vida até ter um encontro com um feiticeiro que o procurava. Este encontro foi determinante para modificar sua trajetória. O mago, possuidor de muitos poderes e capaz de realizar muitos feitos, procura Aladim como um auxiliar eficaz para concretização de uma meta específica – obter uma "lâmpada maravilhosa", uma lamparina semelhante àquelas utilizadas na iluminação doméstica, mas que continha um "gênio” que a habitava e que era capaz de realizar todo e qualquer desejo a ele dirigido. A lamparina com o gênio era para o mago um recurso mágico que lhe daria mais poderes e que lhe permitiria realizar os desejos irrestritamente; mas ela estava guardada no interior de um jardim encantado, em uma espécie de gruta ou caverna.

O mago pede a Aladim que entre na caverna misteriosa para retirar de lá a lâmpada e, em troca, lhe oferece uma fortuna. Aladim entra na caverna e pega a lâmpada, mas o mago tenta ludibriá-lo na saída da gruta, e ele acaba preso na caverna com a lâmpada. O gênio que habitava a lâmpada se manifesta após um gesto acidental de esfregá-la, e concede a Aladim a realização de seus pedidos, que são todos consumados. Um dos desejos de Aladim foi o de se tornar um príncipe e desposar a princesa, filha do sultão. Ao transformar radicalmente sua realidade pessoal tornando-se príncipe, transforma-se em adulto, casa-se e passa a ser o governador de seu reino.

Felizmente como todo conto alegórico, esse também acaba como um final feliz. Porem na vida religiosa na qual vivemos a história é outra.

Agora vamos falar um pouco de Exu:

Exu enquanto divindade de Deus é vitalizador e desvitalizador e possui como um de seus recursos divinos o atributo de vitalizar e desvitalizar tudo que há na criação de Deus, ora vitalizando todas as ações positivas e benéficas à vida e ora desvitalizando todas as ações negativas ou nocivas à vida. Ele esgota os espíritos de seus negativismos esvaziando-os de seus sentimentos negativos e preenchendo-os com sua natureza dual.

Exu enquanto mistério magistico é neutro e quando ativado no no campo ofertório através de uma evocação e uma oferenda ritual, velas, fumo, bebidas etc, esse mistério que é neutro ativa um agente espiritual que já foi exunizado ou seja que já sofreu o esgotamento de sua natureza negativa por dar mau uso ao seu livre arbítrio e foi inundado com a natureza de exu que é neutra e sem livre arbítrio pois o mesmo não possui desejos e vontades próprias e só age se for ativado através de uma oferenda ritual e ai sim se preenche e se ativa de acordo com a natureza do nosso pedido, se positivo ele age positivamente auxiliando e se negativo ele age prejudicando. Exu enquanto mistério é neutro e assume a nossa energia vibrada no momento da oferenda .

Exu em quanto guia espiritual é um ser que já despertou um certo grau de consciência e já foi restituído do seu livre arbítrio o qual utiliza para resgatar seus erros do passado, auxiliando no resgate de espíritos que estavam nas trevas e encaminhando-os para os mentores na luz que são responsáveis de conduzi-los aos seus lugares de merecimento.

Vamos analisar:

De forma comparativa vemos Aladin como um ser humano cheio de expectativas e desejos a estimula-lo, pois bem, como nada é simples como parece ser, esses desejos também vem com uma serie de decepções, angustias, magoas, que desperta rancores, raiva, ódios etc. Enquanto algo que desejamos ou queremos dá certo tudo bem, o problema e que geralmente ou na maioria das vezes o que desejamos ou queremos dá errado pois o que queremos não depende só de nós e sempre envolve mais alguém ou algo que também tem sua natureza própria e também é envolta de desejos, expectativas, etc. É ai que esta o problema, pois como na vida não existe manual ou cartilha que nos ensine a viver, então vamos aprendendo com as dificuldades da vida e vamos criando maturidade e sabedoria para administramos o nossa vida e nossos desejos de acordo com o mundo e a sociedade no qual somos inseridos.



Acontece que não é tão fácil assim e vemos muitos “Aladins ou Aladianos” se dirigirem até os centros de Umbanda em busca de uma solução rápida e eficaz e que supra seus desejos mais íntimos e mais banais como: traga meu amor em 7 dias, me ajude a ganhar dinheiro ou porque meus amigos estão bem de vida e eu não? pois bem assim como o Aladim eles também querem sua lâmpada magica, o que eles não sabem é que o Aladim do conto fictício conseguiu virar príncipe, porem para se tornar príncipe o gênio destituiu alguém do cargo. O Aladim casou com a princesa, porem para isso o gênio destituiu o suposto pretendente destinado a ela e como ele é gênio, fez com que a princesa se apaixona-se pelo Aladim e por fim o Aladim tornou-se governador e para ele tornar-se governador o gênio também destitui alguém do cargo que provavelmente tinha mais competência que ele.

Sendo assim, como o Aladin, muitos vão atrás de uma solução imediata de seus desejos não se importando quem será prejudicado e qual é o preço a ser pago, e quem é capaz de realiza-los segundo a suas consciências deturpadas de religião? adivinhem? sim são eles mesmos os “ genios da lâmpadas” os famosos Exus, que pra tudo tem que ter uma resposta e basta “esfregar a lâmpada” oferenda-los para que todos os seus desejos sejam realizados.

Mas como contos são contos, na vida real é diferente e tudo na vida tem um peso e e uma medida e por de traz de cada Exu esta a Lei Maior e a Justiça Divina atuando como esgotador de carmas e registrando todos os pedidos que se positivos serão escritos no livro da luz e se negativos serão escritos no livro das trevas. E se o seu numero de pedidos estiver em grande quantidade no livro das trevas, lembre-se que você hoje detentor de um livre arbítrio para distinguir o certo do errado, poderá ser tragado para dentro do vazio da lâmpada magica e assumir o lugar daquele gênio do vazio exu, e trocara de lugar com ele (encarnação) e de amo passara a ser simplesmente escravo dos desejos alheios. Lembre-se que o maior desejo do gênio da fábula é e sair de dentro da lâmpada e ser livre, e para que isso aconteça existe duas formas: a primeira é você solicitar a ele somente pedidos positivos para que o mesmo lentamente vá despertando a sua consciência até chegar a um ponto em que a lei restitua seu livre arbítrio (Exu guia de incorporação) ou a segunda é ser tapeado por um gênio esperto que o estimulara a visitar o vazio da lâmpada onde ele é o senhor e após ser aprisionado por ele, facilitara sua saída onde poderá gozar de sua liberdade.

Lembre-se: o Aladim de hoje é o gênio de amanhã, e o que outrora desejava, agora é escravo dos desejos alheios, pois tudo que vem fácil vai fácil.



SARAVA A UMBANDA