Brígida Vergilio Nascimento Andrade

INTRODUÇÃO

Ética e cidadania são palavras que chegam ao português através de duas línguas clássicas, o latim e o grego.

Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.

Cidadania significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão, o indivíduo está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive. O termo cidadania vem do latim, civitas que quer dizer “cidade”.

Ética e cidadania são dois conceitos fulcrais na sociedade humana. A ética e cidadania estão relacionados com as atitudes dos indivíduos e a forma como estes, interagem uns com os outros na sociedade.

Assim, o significado de Ética e Cidadania gira em torno do agir bem enquanto cidadão e enquanto pessoa.

 A Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos dessas, responsável pela sua manutenção, perpetuação, transformação e evolução da sociedade a partir da instrução ou condução de conhecimentos, disciplinamentos (educar a ação), doutrinação, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. 

ÉTICA, EDUCAÇÃO  E CIDADANIA

Ética e cidadania são conceitos que devem estar na base de qualquer espécie de sociedade humana. Eles têm a ver com as atitudes tomadas pelos indivíduos e como eles interagem em sociedade, ou seja, como se tratam e convivem.

Ética é o nome escolhido para um ramo da filosofia que se dedica a estudar conteúdos morais, ou seja, aquilo que é referente à retidão do caráter humano, o que é certo.

Na filosofia, o campo que se ocupa da reflexão sobre a moralidade humana recebe a denominação de ética. Esses dois termos, ética e moral, têm significados próximos e, em geral, referem-se ao conjunto de princípios ou padrões de conduta que regulam as relações dos seres humanos com o mundo em que vivem.

Uma educação ancorada em tais princípios, deve converter-se em um âmbito de reflexão individual e coletiva que permita elaborar racionalmente e autonomamente princípios gerais de valor, princípios que ajudem a defrontar-se criticamente com realidades como a violência, a tortura ou a guerra.

De acordo com a Unesco a educação também é exercida para além do ambiente formal das escolas e adentra em outras perspectivas caracterizadas como: educação não formal e educação informal sendo compreendido por educação não formal todo processo de ensino e aprendizagem ocorrido a partir de uma intencionalidade educativa mas sem a obtenção de graus ou títulos, sendo comum em organizações sociais com vistas a participação democrática. E educação informal como aquela ocorrida nos processos cotidianos sociais, tais quais com a família, no trabalho, nos círculos sociais e afetivos.

Ainda na linha de compreensão do papel da educação para a formação ética dos seres humanos, a educação do cidadão e da cidadã deve levar em conta a dimensão comunitária das pessoas, seu projeto pessoal e também sua capacidade de universalização, que deve se construir valores na Escola e na sociedade dialogicamente, pois, dessa maneira, elas poderão ajudar na construção do melhor mundo possível, demonstrando saber que são responsáveis pela realidade social.

De forma específica, a educação ética e moral deve ajudar na análise crítica da realidade cotidiana e das normas sócio morais vigentes, de modo que contribua para idealizar formas mais justas e adequadas de convivência.

Cidadania, assim como sua origem latina, diz respeito ao cidadão, aos direitos e deveres aos quais está sujeito em uma vida em sociedade. Assim como ética, cidadania também tem a ver com agir de maneira correta.

Cidadania também tem a ver com nacionalidade, pois cada país possui diferentes direitos e deveres do cidadão. É possível ter cidadania dupla, o que quer dizer ter a cidadania do país onde nasceu e de algum outro, no qual more ou de onde tenha tido família imigrante. Basta um processo judiciário.

No Brasil, os direitos e os deveres dos cidadãos são expressos na Constituição Federal e deve buscar sempre fazer cumprir o texto constitucional, para que as pessoas possam ter uma vida digna.

Um dos pressupostos da cidadania é a nacionalidade, pois desta forma ele pode cumprir os seus direitos políticos. No Brasil os direitos políticos são orquestrados pela Constituição Federal. O conceito de cidadania tem se tornado mais amplo com o passar do tempo, porque está sempre em construção, já que cada vez mais a cidadania diz respeito a um conjunto de parâmetros sociais.

A cidadania pode ser dividida em duas categorias: cidadania formal e substantiva. A cidadania formal é referente à nacionalidade de um indivíduo e ao fato de pertencer a uma determinada nação. A cidadania substantiva é de um caráter mais amplo, estando relacionada com direitos sociais, políticos e civis.

De forma específica, lidar com a dimensão comunitária, dialogar com a realidade cotidiana e as normas sócio morais vigentes nos remete ao trabalho com a diversidade humana, à abordagem e ao desenvolvimento de ações que enfrentem as exclusões, os preconceitos e as discriminações advindos das distintas formas de deficiência, e pelas diferenças sociais, econômicas, psíquicas, físicas, culturais, religiosas, raciais, ideológicas e de gênero. Conceber esse trabalho na própria comunidade onde está localizada a escola, no bairro e no ambiente natural, social e cultural de seu entorno, é essencial para a construção da cidadania. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

A construção de sociedades e escolas inclusivas, abertas às diferenças e à igualdade de oportunidades para todas as pessoas, é um objetivo prioritário da educação nos dias atuais. Nesse sentido, o trabalho com as diversas formas de deficiências e uma ampla discussão sobre as exclusões geradas pelas diferenças social, econômica, psíquica, física, cultural, racial, de gênero e ideológica, devem ser foco de ação das escolas.

 Devendo sempre buscar estratégias que se traduzam em melhores condições de vida para a população, na igualdade de oportunidades para todos os seres humanos e na construção de valores éticos socialmente desejáveis por parte dos membros das comunidades escolares é uma maneira de enfrentar essas exclusões e um bom caminho para um trabalho que visa à democracia e à cidadania.

Construindo valores na escola e na sociedade cujo objetivo é contribuir para que educadores comprometidos possam trabalhar na escola e na sociedade a ética, a convivência democrática, os direitos humanos, a inclusão social e as relações entre escola e comunidade, dando condições de vida para a população, na igualdade de oportunidades para todos os seres humanos e na construção de valores éticos socialmente desejáveis por parte dos membros para todos os seres humanos e na construção de valores éticos socialmente desejáveis por parte dos membros das comunidades escolares é uma maneira de enfrentar essa situação e um bom caminho para um trabalho que visa à democracia e à cidadania.

BIBLIOGRAFIA 

BENEVIDES, M. V. Cidadania e direitos humanos. In: Carvalho, J.S. (org.) Educação, cidadania e direitos humanos. Petrópolis: Vozes, 2004.

CORTINA, A. O fazer ético: guia para a educação moral. São Paulo: Moderna, 2003.

PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Ática, 1998.

 __________. Democracia e participação escolar. São Paulo: Moderna, 2000.

http://www.meusdicionarios.com.br/etica-e-cidadania. Acesso em: 19 out. 16

https://www.significados.com.br/etica-e-cidadania/. Acesso em: 19 out. 16

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/liv_etic_cidad.pdf. Acesso em: 19 out. 16