ESTUDOS FONÉTICOS E FONOLÓGICOS: UMA ANÁLISE DO COMPONENTE NOS CURSOS DE LETRAS LÍNGUA ESPANHOLA E LITERATURA DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS BAIANAS

RESUMO
O presente trabalho surgiu da necessidade de analisar se o componente Estudos Fonéticos e Fonológicos está sendo trabalhado de maneira a contemplar os requisitos necessários para o desenvolvimento da consciência articulatória ( articulação e produção do som articulado) que um professor de Espanhol como Língua Estrangeira deve se apropriar. Dada a relevância do componente para o ensino de E/LE por direcionar o aprendiz enquanto graduando quanto ao conceito de língua, fala, significado, significante, imprescindíveis na aprendizagem de línguas, orientando-os quanto ao processo de articulação e produção do som articulado que se torna fundamental na produção dos elementos segmentais e supra-segmentais configurando numa pronúncia adequada de maneira a seguir o modelo da língua. Tem como objetivo analisar as ementas dos cursos de Língua Espanhola e Literaturas das Universidades Estaduais Baianas a fim de saber se o componente trabalhado nas universidades contempla o desenvolvimento das habilidades orais que o professor de E/LE deve ter. Nessa perspectiva de consciência articulatória é que o componente em questão se faz presente por preparar o aluno quanto à relevância da entonação e as implicações das variantes para a pronúncia. Como objetivos específicos: realizar uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias desta investigação; elencar o processo de produção e articulação do som, a contribuição do aparelho fonador nesta relação de produção dos elementos segmentais, vogais, consoantes, que configuram as sílabas que dão suporte aos supra segmentais, a saber tonicidade, entonação culminando em uma pronúncia adequada; ressaltar a importância do componente para a consciência articulatória articulação e produção do som articulado; analisar os documentos dos cursos de Letras- Língua Espanhola e Literaturas das Universidades Estaduais Baianas, UNEB Campus V e I, UEFS, e UESC. Para este trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias desta investigação e uma pesquisa documental. Optou-se por utilizar como referencial teórico Llorach (1992), Dianah (2009), Cagliari (1989), Saussure (2002) para nortear as questões a respeito da língua, fala, fonética, fonologia e seu objeto de estudo, Quilis (2003), Olivé (1999), Guerrero (2007) produção e articulação do som articulado, elementos segmentais, supra segmentais, entonação, pronúncia. Conclui-se analisando os documentos das Universidades Estaduais Baianas percebendo que todas de maneira geral contemplam o trabalho com os requisitos que permeiam o desenvolvimento da consciência articulatória que o professor de ELE deve se apropriar.
Palavras chave: Estudos Fonéticos e Fonológicos. Consciência articulatória. Análise.

INTRODUÇÃO
O fator motivador desta pesquisa está relacionado à importância do componente Fonética e Fonologia no processo de formação dos futuros docentes de Espanhol como Língua Estrangeira, que devem estar seguros no tocante a pronúncia, entonação, e conhecimento do processo de articulação e produção do som articulado de uma língua distinta da sua. Sendo assim, este componente oferece ao graduando, conhecimentos que vão além do sistema da língua que se propõem a ensinar, agregando consciência articulatória a sua formação enquanto aprendizes de uma LE.
O presente trabalho surgiu de uma inquietação que consiste em saber se o componente Estudos Fonéticos e Fonológicos está sendo trabalhado de maneira a contemplar os requisitos necessários para o desenvolvimento da consciência articulatória (articulação e produção do som articulado) que um professor de E/LE deve se apropriar.
Voltado para esta problemática objetivou-se ¨analisar as ementas dos cursos de Língua Espanhola e Literaturas das Universidades Estaduais Baianas a fim de saber se o componente trabalhado nas universidades contempla o desenvolvimento da consciência articulatória, articulação e produção do som articulado, que o professor de E/LE deve apropriar-se visto que esse componente é de grande importância na formação do professor de espanhol.
A relevância desta pesquisa consiste em apresentar a dimensão que os estudos Fonéticos e Fonológicos têm que permearão a prática docente e possibilitará a compreensão do sistema articulatório do idioma então estudado. Ademais demonstrará como essa temática influencia numa práxis educativa diferenciada. Redimensiona os graduandos os vieses que a Fonética e Fonologia possibilita ao futuro docente, auxiliando-o na formação dos seus alunos no que tange a consciência articulatória.
Para este trabalho será realizada uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias desta investigação e uma pesquisa documental. Para dar conta de tematizar os elementos segmentais e supra-segmentais e sua importância para o desenvolvimento da consciência articulatória no âmbito da formação de professores, este trabalho está dividido em três capítulos.
No primeiro capítulo realizou-se uma pesquisa bibliográfica acerca das categorias desta investigação: língua e fala, signo linguístico, importância dos Estudos Fonéticos e Fonológicos, seu objeto de estudo, importância deste para o ensino do espanhol como língua estrangeira.
No segundo capítulo elencou-se o processo de produção e articulação do som, a contribuição do aparelho fonador nesta relação de produção dos elementos segmentais, vogais, consoantes, que configuram as sílabas que dão suporte aos elementos supra- segmentais, a saber tonicidade, entonação culminando em uma pronúncia adequada ressaltando a importância do componente nas habilidades orais, produção e compreensão do som articulado, justificando a sua relevância no processo de ensino aprendizagem da língua espanhola.
No terceiro capítulo apresentou-se e foi feita uma análise dos documentos pertinentes as Universidades Estaduais Baianas: UNEB Campus V e I, UEFS, UESC com o intuito de constatar se o trabalho contempla ou não os requisitos necessários para o desenvolvimento da consciência articulatória que um professor de E/LE deve se apropriar.
A contribuição desta análise centra-se em possibilitar que os discentes entendam que o componente Estudos Fonéticos e Fonológicos assim com os demais componentes é indispensável no cursos de Letras com espanhol das Universidades Estaduais Baianas por contemplar os requisitos necessários para o desenvolvimento da consciência articulatória que um professor de E/LE deve se apropriar.