Num mundo cada vez mais global, onde as distancias são curtas e onde passamos do inverno para o verão com um simples bilhete de avião, o mercado de aluguer de casas de férias está em franco crescimento. É uma oportunidade para todos aqueles que têm casa de residência secundária poder auferir um rendimento extra com o seu aluguer. É também uma possibilidade de ser facilmente enganado, num mercado ainda pouco regulado, onde pode ser vendido gato por lebre.

Muitas vezes, quando se decidir pelo aluguer de uma casa de férias, o único contacto é feito através de algumas fotos e algumas descrições num site que muito provavelmente não terá verificado a nem a existência nem a correcta localização do bem arrendado.

Embora a grande maioria dos proprietários sejam honestos e amam genuinamente o bem que lhe vai ser entregue durante o seu tempo de férias, existem sempre alguns que não partilham o seu desejo de bem estar, atraídos pelo ganho fácil e rápido. O intuito deste artigo é dar algumas dicas para colocar a sorte do seu lado e evitar algumas desilusões.

  • A primeira impressão e a mais importante é o impacto criado pelas fotografias à casa.

    • Evite os anúncios sem fotografias.

    • Evite também os anúncios com fotografias em pouca quantidade, com qualidade medíocre, que focam demasiado o exterior da casa, ou ao invés, o interior. As fotografias deverão ser tiradas a todas as divisões de um angulo que permite visualizar a divisão na sua totalidade.

    • Tenha cuidado com fotografias tiradas de uma angulo pouco natural, nomeadamente em fotografias de vistas exteriores. Geralmente são feitas para evitar revelar um detalhe inconveniente do exterior.  

    • Não tenha receio de pedir mais fotos. Na era do analógico, as fotografias são tiradas às centenas e um proprietário que gosta da sua casa, terá imensas fotos para lhe enviar.

    • Verifique que as fotos enviadas correspondem à descrição que é feita a casa. Uma casa com 3 quartos deverá ter fotos de 3 quartos diferentes.

  • O texto do anúncio deverá revelar o profissionalismo do proprietário. Lê com atenção todos os pormenores e exigências dos proprietários. Não hesite em perguntar em caso de dúvidas. É essencial clarificar tudo para que não sobre nenhuma dúvida. Um proprietário competente, que gosta do bem que vai colocar a sua disposição, habituado a ter inquilinos na sua casa de férias, terá uma descrição da casa que deixará poucas dúvidas e irá transmitir o quanto gosta a sua casa através do seu anúncio. Obviamente, estas sensações são subjetivas. 

  • Avalie a qualidade da comunicação do proprietário e a sua prontidão em responder aos seus pedidos. Se enviar um pedido de informação por email, é aceitável que a resposta seja enviada no prazo razoável de um dia. Utilize a forma como comunica o proprietário para avaliar a forma como irá ser atendido quando alugar a sua casa. Um proprietário não deverá perturba-lo nas suas férias mas deverá intervir e mostrar-se disponível quando solicitado.

  • Não há nada que substitua a sua própria experiência, mas verifique os comentários deixados no site. Evite os sites que não permitem comentários, ou sites que permitem a moderação dos comentários pelos proprietários. Se for possível, contacte os inquilinos que fizeram comentários que lhe suscitem dúvidas. 

  • Exige a classificação de Alojamento Local. Os proprietários com esta classificação estão dispostos a encarar a sua atividade de forma aberta.

  • Antes de tomar posse do seu local de férias deverá pedir ao proprietário para assinar com ele um inventário. Este documento é preenchido na entrada e na saída da casa de férias e inventaria os conteúdos e defeitos de cada divisão da casa. Assim, a saída, o inventário de saída estando igual ao de entrada, o proprietário deverá restituir o seu depósito de caução na integralidade.

Na maioria dos casos os enganos só acontecem uma vez, e os proprietários negligentes são rapidamente postos de lado. Algum cuidado e bom senso permitem evitar que as suas férias fiquem menos conseguidas. Na rentingholidayhouse, ajudamos para que não aconteça.