Há alguns anos atrás, acreditava-se que o empreendedor nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso. Cada vez mais, se vê que o empreendedorismo pode ser ensinado e entendido por qualquer pessoa e o sucesso é decorrente de uma gama e fatores internos e externos que a pessoa e o empreendimento são submetidos.

De fato, o empreendedorismo representa um conjunto de ideias que colocadas em prática tem a capacidade de encontrar soluções para as dificuldades e necessidades diversas com criatividade e inovação, criando assim negócios de sucesso. Além disso, promove o desenvolvimento e o crescimento econômico de uma cidade...de um estado... de um país e por que não dizer que do mundo inteiro.

Apesar de tanta capacidade de resultados e transformação,  o empreendedorismo  ainda é uma tímida “revolução silenciosa”... mas como? Se traz grandes expectativas de incremento sócio - econômico? É preciso mudar!

Para isso, é necessário encarar o desafio de semear na sociedade uma cultura empreendedora. Eliminar de vez da cabeça das pessoas mitos como a impressão de que se um jovem sai da faculdade e decide abrir um negócio ao invés de galgar um emprego em uma grande empresa, ele é considerando um derrotado. Acredite, isso ainda acontece. Besteira, cada um tem o seu valor na sociedade.

Sabendo de tudo isso pensei: Por que não ensinar empreendedorismo nas escolas desde as primeiras séries para nossas crianças?

Imagine seu filho(a) crescendo e aprendendo a ser autossuficiente formando uma mega empresa ou assumindo o negócio da família com muita competência... Que orgulho você terá hein? Pois então vamos lutar por isso!

Então vamos lá! Vamos entender um pouco como será esse ensino.

A principal característica no ensino do empreendedorismo é o grande volume de perguntas, e isso é muito importante, pois em sala de aula, não é o professor que chega com um estoque de conhecimento e transmite, quem gera o conhecimento são os próprios alunos com a ideia dos seus negócios ainda não existentes.

“O ensino do empreendedorismo prioriza o ser em relação ao saber como um fim a si mesmo”. (DOLABELA, 1999).

Em outras palavras a matéria propõe formar uma pessoa capaz de aprender a aprender e encontrar definição a partir do indefinido. Gerando assim empreendedores de sucesso.

Para os jovens a metodologia de ensino do empreendedorismo deve  reproduzir em sala de aula um ambiente real de empresa, proporcionando oportunidades de resolução de problemas, trabalhando sob pressão, criando, interagindo e ou copiando outros empreendedores e aprendendo com os erros. Assim o estudante pode buscar sozinho o conhecimento que necessita, formulando perguntas que não apontam para uma só verdade, proporcionando diferentes caminhos e alternativas.

Porque o Ensino do Empreendedorismo

Vou apresentar 10 motivos importantes que justificam o ensino do empreendedorismo, no sentido de formar uma cultura empreendedora forte no Brasil:

  1. Alta taxa de mortalidade prematura. A cada três empresas criadas duas fecham as portas. E 99% das falências são de pequenas empresas, tornando-se um problema de crescimento econômico.
  2. Com a mudança nas relações de trabalho o emprego esta dando lugar a formas de participações. As empresas cada vez mais precisam de profissionais que tenham uma visão global do processo, identificando e satisfazendo as necessidades do cliente. A velha tradição de nosso ensino de formar empregados a nível universitário e profissionalizante, não se encaixa mais com o modelo da organização na economia mundial.
  3. Exige-se hoje, mesmo para aqueles que vão ser empregados um alto grau de empreendedorismo. As empresas precisam de colaboradores que além de dominar a tecnologia, conheçam também o negócio, escutem e atendam as necessidades do cliente, que identifiquem oportunidades e, busquem gerenciar os recursos para viabilizá-los.
  4. A metodologia atual do ensino não é adequada para formar empreendedores.
  5. As instituições de ensino são distantes das entidades as quais os empreendedores dependem para sobreviver, (os empreendimentos).
  6. Cultura. Há pouca sinalização para o empreendedorismo.
  7. A importância dada às pequenas e médias empresas é pouca tendo em vista o grande significado que elas têm para o desenvolvimento econômico.
  8. Não há hábito em falar da pequena empresa, apenas da grande. Os Cursos de Administração são voltados somente para o gerenciamento das grandes empresas.
  9. Ética. Uma grande preocupação do empreendedorismo deve ser os aspectos éticos que envolvem essa atividade. Por sua grande influência na sociedade e na economia, é fundamental que os empreendedores sejam guiados por princípios e valores nobres.
  10. Cidadania. O empreendedor deve ser alguém com alto comprometimento com o meio ambiente e com a comunidade, com forte consciência social.

Ufa! Acho que consegui te dar motivos suficientes para você me ajudar a promover a implementação da matéria empreendedorismo desde as primeiras séries do ensino fundamental. O mundo se desenvolve e nós não podemos ficar para trás! Acredito que temos que educar nossas crianças e jovens para formar um cultura empreendedora pois precisamos dia-a-dia de soluções para problemas antigos e os que ainda vão surgir, e o empreendedorismo favorece o desenvolvimento de ideias criativas e lucrativas para a solução não só de problemas mas para adição de conforto e bem estar para o ser humano.

Visite meu blog e veja mais conteúdo sobre empreendedorismo.

http://www.shoppingebooks.com.br/

Até Lá!

Victor Oliveira