A educação no trânsito começa cedo, tão importante quanto a infra-estrutura das vias públicas é o comportamento de cada motorista. Sabemos que uma ação imprudente pode causar danos irreversíveis e diariamente o número de vítimas aumenta provando que a falta de responsabilidade no volante é uma das causas principais de morte.

Junto às punições e prevenções baseadas em leis, a educação dos motoristas é algo que faz toda a diferença, o comportamento ao volante por ser também uma atividade em conjunto com outros motoristas torna-se ainda mais exigível. O cumprimento das regras é também um investimento pessoal que evita o prejuízo não somente para quem está dirigindo mas para os outros, passageiros, pedestres e demais veículos.

Ao comprar um carro as pessoas desembolsam quantias e investem em segurança como alarmes, seguro de automóvel, rastreadores e outros sistemas que dão mais confiança e conforto a quem dirige. Da mesma maneira que o proprietário de um carro investe nesse quesito a educação na hora de dirigir deve ser vista como fator primordial para uma tráfego consciente.

Educação no trânsito também se ensina na escola

O ensino dessas regras nas escolas de ensino médio e fundamental é uma questão importante para formação educacional dos alunos em relação ao trânsito. Outro fator relevante é o comportamento dos pais, o ato de educar é muito mais forte quando feito através de bons exemplos.

Em várias situações é possível mostrar que o caminho certo é o respeito às regras, como não usar vaga para deficiente indiscriminadamente, não fazer ultrapassagens desnecessárias - pondo em risco a vida dos passageiros, não tentar burlar regras - como não usar o cinto de segurança, falar ao celular quando em movimento na condução de um veículo.

Faz parte também dessa instrução mostrar para as crianças tudo o que envolve a posse de um carro.Desde todo o processo antes da compra até o que é preciso seguir depois de ter o bem na garagem.

Hoje em dia não dá para criar filhos sem mostrar a realidade que anda junta com o ato de comprar, não é só o ter, porém o que é preciso fazer para manter um bem durável, dentro da realidade de cada um. Quando os pais fazem uma cotação de seguro para carros, é para identificar qual empresa oferece a melhor oferta, ou seja, até essa atitude é uma ocasião para o ensino financeiro que pode ser também um tópico explanado aos pequenos, para percepção e valorização da questão monetária com responsabilidade.