EDUCAÇÃO INFANTIL DE 0 A 6 ANOS: A IMPORTÂNCIA DA  LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Claudinéia Roque Maciel Santos

 A leitura é de suma importância para formação das pessoas na sociedade, para adaptação em diversas barreiras que serão encontradas ao longo da vida.

Quanto mais cedo se incentivar o aprendizado da leitura, maior a chance de termos bons leitores futuramente, não podemos ficar somente no ensinamento de resumos de clássicos infantis, é importante mostrar e oferecer livros ricos em informações para propagar curiosidades e expandir os conhecimentos dos pequenos leitores, mesmo que essa leitura seja feita por um educador as crianças fazem sua própria leitura a visual.

Coloco aqui a importância de utilizar diferentes tipos de textos, para que a criança se desenvolva de forma ampla, se familiarizando com textos que contribuirão em sua formação.

A leitura infantil é fundamental para aquisição de conhecimentos, informação e interação.

 PROBLEMATIZAÇÃO

Será que é necessário esperar a criança entrar na fase de alfabetização para poder dar oportunidades de uma boa leitura a elas?

Ou podemos oferecer leituras diversificadas, contudo educativas à nossas crianças?

Que tipo de textos que podemos oferecer para as crianças?

                                      HIPÓTESE

Devemos levantar questões à respeito ao bom incentivo de tornar simples crianças em leitores assíduos e sobretudo possibilitar o grande desenvolvimento tanto intelectual, mental e pessoal de cada indivíduo.

Sem de forma alguma causar algum dano a criança, digo sem forçar a barra.

                          OBJETIVOS

5.1 Objetivos Gerais;

Buscar a maneira de estimular o prazer pela leitura, oferecer oportunidades de leituras variadas que serão fundamentais no processo de alfabetização.

5.2 Objetivos Específicos;

. Mostrar a importância da leitura na Educação Infantil

. Oferecer diversos tipos de leituras às crianças

. Propiciar ao aluno condições para de

senvolver a habilidade futura de produzir textos e leituras coerentes.

                       JUSTIFICATIVA

A preferência por esse tema se deve em função da alta necessidade de termos bons leitores no futuro, ensinando desde o princípio, as crianças terão mais vontade e interesse em ler bons livros, se tornará alfabetizado mais rápido e terão mais facilidade na aprendizagem.

Já que é fato que atualmente, nossas crianças não tem tanto interesse pela leitura, contudo futuramente não terão tanta capacidade em analisar ou até mesmo simplesmente resumir textos.

                          BASE TEÓRICA

O ato de ler atualmente só não é deixado para trás totalmente, porque existe a Internet, e para acessar MSN, FACEBOOK o usuário é obrigado a ler e se comunicar, se não fosse isso a leitura teria se extinguido do espaço, pois ninguém lê por que quer, porque gosta e sim por obrigação, por isso a importância fundamental da leitura na Educação Infantil, para despertar desde cedo a curiosidade de cada vez novos livros e mais informações.

Oferecendo livros e vários estilos, não só clássicos e contos de fadas, e sim também outros tipos de contos, textos informativos, textos que deixem as crianças com vontade de ver o fim.

Os primeiros passos para aprender a ler são despertados quando ainda somos bebê nos primeiros contatos com o mundo com os sons, os toques, o paladar e outros sentidos, nessa fase oferecemos leituras orais, na fase de dose meses aos três anos de idade, é ideal textos com imagens, figuras coloridas e que chamam a atenção, oferecer livros com figuras que contém texturas, é muito importante par desenvolver o tato.

A partir dos três aos seis anos as crianças possuem maior capacidade e interesse pela comunicação verbal, elas começam por nomes nas coisas e objetos que o cercam, é ideal que se leia repetidamente livros que contém linguagem fácil e figuras ilustrativas, é nessa fase que oferece filmes contos clássicos, textos informativos (revistas e jornais), textos educativos, histórias em quadrinhos, par lendas, poesias e outros.

Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo diário, que tem que começar por nós mesmos.

Temos que oferecer constantemente livros gostosos, que chamam a atenção e de fácil entendimento, mas temos que introduzir essa leitura diariamente e de forma prazerosa sem forçar a criança, com isso despertará o hábito positivo da leitura.

Esses objetivos para serem alcançados têm que ser proporcionado tanto pela família quanto pelos professores, estimulando a leitura.

O acesso a diferentes tipos de textos, mesmo bem antes da alfabetização permite desenvolver totalmente a criança e apropriá-la para um futuro certo e menos complicado.

Para esse futuro ser mais fácil tem que apresentar vários gêneros, já que a leitura e a escrita estão presentes em toda parte e influenciam nossas vidas em diversos espaços, temos que após a leitura trabalhar com atividades, por exemplo vamos ler o conto Branca de neve e os sete anões, posteriormente vamos desenhar a respeito dessa leitura, assim estamos trabalhando essa leitura, tornando ela ativa através da interpretação.

O ensino da leitura precisa se dar de forma lúdica, sem ser forçada, garantindo que as crianças descubram a importância que a leitura pode assumir em suas vidas.

          

                               Metodologia

Esta pesquisa tem finalidade explicativa, destinada a identificar vários fatores e aprofundar os conhecimentos a respeito deles, também é descritiva e bibliográfica, pois foram pesquisados dados e informações do objeto do estudo.

É uma pesquisa científica, que tem interesse principal mostrar a importância da leitura na Educação Infantil, leitura de textos informativos, educativos e exploratórios, que possam tornar o desenvolvimento intelectual e crítico mais agudos, desenvolvendo a linguagem oral e de comunicação nas crianças menores de seis anos.

9. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

                     ETAPA

ABR 2012

           

Elaboração da Pesquisa

  X

    X

    X

 

Levantamento de dados documentais sobre a pesquisa

  X

X

X

X

Tabulação das fichas de inscrições

  X

 

X

 

 

Análise e reflexões sobre os dados tabulados

  X

 

 

X

X

Elaboração e construção do artigo científico por meio dos dados coletados

  X

 

 

X

X

X

 

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AM, SELMA. A importância da leitura de textos na Educação Infantil. Disponível em: HTTP://recantodasletras.com.br/artigos Acesso em: 28 de abril de 2012 às 14h37min22seg.

CASTRO, ELINE FERNANDES DE. A Importância da leitura Infantil para o desenvolvimento da criança. Disponível em: HTTP://www.meuartigo.brasilescola.com/educação Acesso em: 28 de abril de 2012 às 12h35min00seg.

SLEMENSON, MARIA. Leitura de textos Informativos na creche. Disponível em: HTTP://revistaescola.abril.com.br Acesso em: 28 de abril de 2012 às 13h36min45seg.