RESUMO

Este texto é baseado no artigo de Sonia Maria Portella Kruppa e irá tratar de algumas questões que é de vital importância quando se fala em educação. Abordará temas tais como Crescimento x Desenvolvimento, que diz respeito ao crescimento econômico do país em relação ao desenvolvimento desde; Qual o papel do poder público na educação, se este está agindo de acordo com seu dever, se está proporcionando a educação devida para as pessoas, etc.; O que é EJA, como é visto a EJA, qual a importância desta para a educação, desenvolvimento e crescimento; Ampliando as visões sobre a EJA, que é quando surgiu, para que surgiu e o que vem realizando; Polêmica a respeito da EJA se deve ou não ser vista como uma modalidade de ensino que garante o término da educação básica e possibilita o ingresso a um ensino superior ou se deve ser vista como  um curso técnico que serve somente para aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de estudar, terem um diploma de conclusão do ensino médio e consiga assim um emprego melhor?

INTRODUÇÃO 

O artigo científico que servirá de embasamento para o este texto é o da autora Sonia Maria Portella Kruppa, intitulado EDUCAÇÃO E TRABALHO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO, pode-se encontrá-lo em <http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/151148EducacaoMundoTrabalho.pdf#page=>.

Neste artigo, Kruppa traz definições do que é desenvolvimento e se fundamenta em grandes teoristas da educação brasileira, como por exemplo, Paulo Freire e Celso Furtado. A partir deles, delineia-se uma teoria que defende a educação e o trabalho como ferramentas decisivas para o desenvolvimento do país, e que a modalidade EJA tem um papel importante para que isto ocorra.

Ao fazer a leitura analítica do artigo, percebe-se nele vários pontos interessantes para pesquisa, ou seja, pontos que “pediam” um aprofundamento teórico para que assim sendo, ficasse mais fácil adquirir argumentos plausíveis no que diz respeito ao seminário em questão.

A proposta sobre o que será discorrido aqui é:

 (1) Aprofundamento da questão crescimento X desenvolvimento, já que esta base é necessária, para depois associá-la com a educação. Inserindo também como assunto a ser pesquisado os subtemas – desenvolvimento capitalista X solidário, (sustentabilidade, turismo).

(2) Qual o papel do poder público na educação (e órgãos competentes), já que este é um assunto de vital importância no que diz respeito a recursos e apoios, pois sem isto nada pode sair do lugar.

(3) O que é a EJA, afinal, fica vago no artigo, já que a autora não procura explicar o que é a EJA, em si, mas sim, focar a questão da educação na perspectiva do desenvolvimento. Portanto, para melhor abranger o que ela retrata deve-se primeiro recorrer a definições como, por exemplo, o que é a EJA.

(4) Ampliando a visão, visto que é irrelevante tomar nota da opinião de outros autores, para que o seminário não se torne limitado, sem a visão de novas perspectivas.

(5) Por último, o ponto mais polêmico:

A EJA deve ser, assim como a autora do artigo propõe, uma educação mais voltada para o cotidiano, similar ao ensino técnico? Ou;

A EJA deve formar pessoas visando o ensino superior, expandindo assim, o horizonte das pessoas que estão inseridas naquele contexto?

Basicamente, vai ser disto que este artigo vai tratar, dispondo-se à produção e adição de conhecimentos válidos, que viessem a somar para nós, como futuras pedagogas. A intenção é a de superar as expectativas, elaborando um trabalho bem-feito, com lógica, coerência e fundamentação.