Cada criança apresenta um desenvolvimento diferenciado é sua subjetividade seu processo de adaptação com o meio e partindo das suas experiências fica mais fácil desse meio ser incorporado por esse indivíduo em construção.
Trabalhar com projetos visa ajudar a extrair um sentido mais profundo e completo de eventos do seu próprio ambiente encorajando-as a tomarem suas próprias decisões juntamente com seus colegas de sala. Assim aumentando sua própria confiança e o interesse de continuar a aprender.
Em Reggio Emília se prioriza o contado, a descoberta, a fala da criança, a exploração do espaço onde está sendo trabalhado o projeto. Por que a maioria das crianças de 3 ou 4 não é capaz de colocar no papel seus pensamentos por escrito então e o que chamam de linguagem gráfica para registrar suas idéias, observações, recordações, sentimentos e assim por diante.
A experiência de Reggio Emília demonstra que a criança pode usar muitos meios gráficos para se comunicar. Subestimamos seriamente a capacidade de representação gráfica e a qualidade do esforço e do crescimento intelectual que estas capacidades podem estimular para as crianças Pré-escolares assim como em outros paises.
Quando trabalhamos uma visita simples a um mercado deixando as crianças observar, perguntar e correr pelo local. Possibilitamos a elas a capacidade de criarem registros significativos desse mercado isso quer dizer que não precisamos criar coisa do outro mundo para chamarmos a atenção de nossos alunos.
Além disso, quando um projeto é familiar às crianças, elas podem contribuir para o projeto com seu próprio conhecimento e sugerir questões, investigações a serem feitas deixando as crianças assumirem a liderança do planejamento. Quando um projeto já e mais exótico as crianças ficam presas ao professor em suas idéias e reflexões.
O trabalho em Reggio Emília sugere a criança uma escolha, a representação e isso não danificam as outras competências, estimula e encoraja para atividades de maior abstração.
Muitos rotulam a escola de Reggio Emília à Pré-escola de escola de artes! Essa caracterização parece ignorar o mais importante: as linguagens visual e gráfica que oferece um modo para explorar e expressar entendimentos do mundo facilmente disponível dos Pré-escolares. Também cria possibilidades para a criança solucionar problemas sem precisar que o adulto esteja por perto, importante em todos os níveis de ensino.
A relação com as crianças em Reggio Emília é uma troca de interesses que relaciona adulto e criança. Elas são aprendizes de um projeto não alvo de instrução ou objetos de elogios. Ex: Quando por alguma atividade se saem bem o professor ansioso em colocar "Muito bom", "Ótimo" e você brilhou entre outros mostrando que estão dominados pela técnica.
Em Reggio Emília a uma combinação Ótima entre família e relacionamento escolar, a inclusão e envolvimentos dos pais nas escolas são deliberados e fundamentais ao planejamento e operação das escolas pré-primárias.
Tendo essa Participação dos pais como em Reggio Emília o ensino, a educação como um todo teria grande mudança. Por que o interesse cria novas descobertas e motiva para desbravar ainda mais e teríamos uma qualidade de ensino fantástica! Que sirva de lição para todos nós a participação e fundamental em todas as áreas mesmo que não financeiramente mais que com integração de cada Brasileiro.