APRESENTÃÇÃO

            Maruzana Gonçalves Gusmão, brasileira, solteira natural do município de Itambé, trabalha a dezessete anos no município de Ribeirão do Largo e doze anos no município de Itambé, todos esses anos dedicados a educação como professora. No município de Ribeirão do Largo trabalhei na zona rural na Escola Deputado Luis Pedro Irujo, seis anos com classes multiseriadas, onde desenvolvi trabalhos maravilhosos principalmente com projetos , no distrito de Campinarama localizado a sete quilômetros de Itambé, no Centro Educacional Amaro Antonio Rocha por dois anos trabalhei com séries iniciais e logo depois iniciei um trabalho de quinta a oitava série, fui coordenadora pedagógica por três anos foi um grande experiência profissional para me pois pude me aperfeiçoar na área de projetos pedagógicos interdisciplinares, nesta época ensinava Língua portuguesa e História, atualmente leciono na terceira e quarta série com as disciplinas de Língua Portuguesa e Ensino Religioso é muito gratificante o meu trabalho, pois quero e gosto sempre de inovar para alcançar os meus objetivos. No Município de Itambé trabalhei co Complexo Polivalente de Itambé por dois anos com as disciplinas Língua Portuguesa, História, Serviços de vendas, Serviços Bancários e Geografia adorei o trabalho que realizei nesta escola, pois a mesma possuía o excelente espaço e viabilidade os meus projetos pedagógicos nestas áreas, há dez anos trabalho na escola Municipal Dr. Aparício  do Couto Moreira, localizado a Rua Benjamim Constant, s/n°, fundada ­­­­­16/12/99 possui atualmente 417 alunos, como professora de 5ª a 8ª série com as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Redação e Ensino Religioso, atualmente trabalho com as disciplinas Língua Portuguesa e Redação também estou como vice diretora,mas uma vez me é oportunizado trabalhar com projetos, em reuniões com o diretor da escola José Sousa Viana e com a coordenadora pedagógica Gerlinde Oliveira  estamos  sempre buscando melhorar e inovar com os projetos pedagógicos e por este motivo a escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira possui PPP ( proposta pedagógica) e PDE ( programa de desenvolvimento da escola) ativos que nos possibilitam um trabalho  dinâmico, esta escola é a escola do meu coração, pois vivemos em harmônia.

            A Escola Municipal Dr. Aparício do Couto Moreira possui direção e coordenação graduados e competentes e compromissados, um quadro de professores graduados, graduandos, pós-graduados e mestrandos competentes e dedicados tem por objetivo promover educação de qualidade, responsáveis funcionários, secretários compromissados responsáveis graduados ou graduandos, juntos todos viabilizam um trabalho com êxito e sucesso. Esta é a família Aparício.

            Durante a analise documental tive contato com a proposta pedagógica (PP)  e o programa de desenvolvimento de escola (PDE) e assim apenas confirmei todo o trabalho que é realizado sério nesta escola renomada na minha cidade.

                Durante toda a minha graduação comprovei tudo o que estudei, a partir de reflexões, pesquisas e criticas, todo o curso de licenciatura em letras com inglês foi bastante proveitoso no sentido da realização  de diversos estudos comprovados a partir de teorias fundamentadas. A graduação em letras me oportunizou a verdadeira estrutura, da língua, sua composição e principalmente função com elemento integrador de pessoas e construtor de cidadania, foi possível construir conhecimentos a partir de leituras, produções, analises. Apresentações de um contexto muito rico. O curso de licenciatura em letras com inglês. Todas as disciplinas estudadas priorizaram a aquisição de conceitos fixos e verídicos não só da língua, linguagem ou comunicação, mas sim de uma estrutura mais ampla, social, histórica, filosófica, emotiva, afetiva cognitiva em se tratando de diversos contextos compreensão inovação e principalmente na educação, que priorizou o conhecimento desta área do ensino-aprendizagem.

É com muita propriedade que afirmo por escrito o quanto este curso, Licenciatura em letras com inglês, claro que não poderia deixar de  expor a forma ampla, explicativa e dinâmica a qual ele foi ministrado, creio que desta forma o mesmo obtive êxito no sentido de aprendizagem significativa para todos os alunos, que muito claro ficou as nossas aprendizagens, orais, escritas num sentido de construção verdadeiramente do conhecimento.

O presente portfólio apresenta todas as etapas vivenciadas durante a minha graduação e conclusão do curso de licenciatura em letras  com inglês, descrevo  todo o processo de aquisição de conhecimento, ao mesmo tempo evidencio todas as experiências que vivenciei, como o estágio supervisionado I realizado na escola municipal Dr. Aparício do Couto Moreira, situado a rua Benjamim Constant, onde iniciou-se no dia 23/04/2007 à 20/06/2007 com a observação  com a co-participação  e  com regência de classe. Onde estagiei no turno matutino com a 5ª série A com a

7

disciplina de inglês, sob a regência do professor Ronivaldo Pinto Dias e no turno noturno com a 6ª D sob a regência da professora Anete Anne Melo. Períodos muitos significativos para a concretização da minha experiência profissional, pois aprendi de fato a utilizar outros mecanismos para construir um ensino de qualidade e significância, o meu estágio priorizou uma exercitação constante de conceitos para assim dignificar o aluno com agente ativo, reflexivo e principalmente capaz. Foi oportuno para minha efetivação com educadora propor uma metodologia inovada com a utilização de recursos materiais, visuais, audiovisuais, alem de participar de planejamentos individuais e coletivos, com o objetivo cada vez mais propor inovações.

Com o objetivo alcançado claro a aprendizagem e o desenvolvimento quantitativo e qualitativo do aluno foi gratificante concluir tão positivamente o estágio supervisionado 2.

No período de realização do estágio supervisionado II realizado no Centro educacional Gilberto Viana que foi 23/11/2007 a 14 /12 /2007 com a turma do primeiro B normal, sob a regência da tutora Elis Ney dos Santos Pimentel Pires no turno vespertino, foi um trabalho bastante significativo e prazeroso, tanto para disciplina de inglês que foi trabalhado o projeto A necessidade de aprender Inglês e na disciplina de português o projeto na literatura nossa história, foram projetos inovadores e fundamentais em teorias significativas por adequava o útil aprender com o prazer o dinamismo do projeto foi ótimo construir, normas com os alunos, pois ao parecerem ingênuos ou tímidos demonstraram questionadores e ativo isso priorizou o nosso exercício como tanto em língua portuguesa quanto em língua inglesa foram grandes oportunidades, mas sempre observei e valorizei o aluno como centro de todo o processo educativo. Foi um grande trabalho, mas o que  mais  incentivou me foi o despertar destes alunos para aprender a ser fazer, viver, mas principalmente conviver com diferenças dos colegas e aceitar respeitando constantemente.

Um dos motivos principais da minha escolha em relação ao curso de licenciatura em letras com inglês e todo este contexto de linguagem que, prioriza a comunicação de todos os indivíduos, exercita os conceitos conhecimentos amplos econstrói educação, socialização e humanização.

8

Obteve êxito, pois sempre direcionei os meus estudos com muito compromisso e responsabilidade, sempre objetivando a aprendizagem significante reflexiva critica a partir de analises sistematizadas e centralizadas no convívio humano, mas principalmente educativo. Pois além dos estudos de todas as disciplinas pode refletir bastante nos principais conceitos estudados nas PPPs foi de muita legitimidade, pois as  teorias e praticas vivenciadas.

Deste as tutorias, aulas de vídeos, experiências orais, escritas, visuais, artísticas, individuais, coletivas, durante os estágios supervisionados I e II.

Das observações, extra-classe, Regência de classe, co- participação, todos os períodos foram importantíssimos e promissores.

Estão registrados por tanto, os frutos do inicio ao fim de uma longa, árdua caminhada educativa, mas acima de tudo valorosa e de grande significância para  minha formação profissional.  

            No período do meu estágio priorizei sempre realizar ações com muito compromisso a partir da realidade social dos alunos sempre primando para que os alunos obtivessem êxito na aprendizagem com a intenção de futuro promissor principalmente no campo profissional.

            A construção satisfatória do conhecimento se dá no momento que viabilizamos e apropriamos do ensino, com objetivos concretos de significação, de conscientização e dedicação. É desta forma que o individuo aprende.

            Eu concluinte do curso de Licenciatura em Letras com Inglês  exponho o portfólio a observação e analise, ele está organizado em etapas: dialogando os temas transversais, reflexões sobre os temas transversais (teorias e metodologias, discussões dos resultados e considerações finais, este trabalho foi abrangente no sentido de refletir analisar e confirmar tudo do decorrer da minha graduação.