Se você pensa em comprar um ar condicionado, certamente já se questionou sobre o modelo a ser adquirido. A variada linha de modelos e formatos dos aparelhos de ar condicionado disponíveis no mercado deixa qualquer um confuso na hora da escolha. Por isso, aqui vão algumas dicas que se não ajudarem na escolha, no mínimo esclarecerão algumas dúvidas.

Existem basicamente dois tipos de condicionadores de ar: o Split e o de janela. Existem algumas diferenças básicas entre eles a potência, disputa essa que o Split vence. A parte externa, chamada de condensador, pode chegar a uma maior capacidade de resfriamento devido ao espaço aberto, resultando em baixo aquecimento. A parte interna de um ar condicionado Split é chamada de evaporador. Ele fica responsável apenas por soprar o ar frio para dentro do ambiente e sugar o ar quente.

Por outro lado, num ar condicionado de janela, o condensador e o evaporador ficam compactados na mesma caixa metálica. Isso resulta em menor desemprenho mesmo em seus modelos mais robustos, que podem chegar até 60.000 BTUs/hora.Além disso, o local de instalação também pode prejudicar o desempenho de um ar condicionado de janela.

Normalmente, o ar condicionado de janela é instalado mais próximo ao chão que ao teto. Como o ar quente tende a subir, por ser mais leve, o condensador acaba sugando o ar que acabou de soprar para dentro do ambiente. Já com o ar condicionado Split é instalado no topo da parede e sopra o ar frio para baixo, enquanto sopra o ar quente de cima. Além disso, pelo mesmo motivo da alta capacidade de resfriamento do Split, ele se torna o mais silencioso dos dois tipos.

Por outro lado, tantas vantagens acabam pesando no bolso. Os Splits são consideravelmente mais caros, chegando até a três vezes o valor de um de janela, dependendo da potência.