DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO

O diagnóstico é considerado a base que sustenta o psicopedagogo para que ele possa dar suporte necessário ao indivíduo que apresenta certas dificuldades. É um processo composto de conhecimentos práticos e teóricos, pelo qual o profissional é permitido investigar, levantar hipóteses provisórias que serão ou não confirmadas ao longo do processo. Esta investigação percorre todo o trabalho de diagnóstico, por meio de intervenções psicopedagógicas, para que se tenha a capacidade de examinar as informações observadas para que se possa pensar na intervenção adequada.

O atendimento psicopedagógico deverá verificar como o educando está aprendendo e o que está dificultando o desenvolvimento de suas potencialidades. Quando falamos em diagnóstico psicopedagógico é preciso saber ouvir o que o outro tem a dizer, não podemos ter respostas prontas (pré-conceitos),  não existe um caso igual ao outro, existem situações, que com a experiência, conseguimos fazer as indagações convenientes para este momento. Considerando as particularidades e o contexto social de cada indivíduo.

O diagnóstico psicopedagógico tem como objetivo identificar as causas de não aprendizagem e seu significado, através da reconstrução da história pessoal do sujeito, identificando possíveis dificuldades do desenvolvimento; identificar a modalidade de aprendizagem do sujeito; realizar o diagnóstico e representações conceituais através da representação simbólica.

O termo diagnóstico origina-se do grego diagnóstico, de dia, “através” e gignósko, “conhecer, saber”, e significa discernimento, faculdade de conhecer. São analisados os aspectos, as características e as relações que compõe um todo que seria o conhecimento do fenômeno, utilizando para isso processos de observações, de avaliações e interpretações que se baseiam em nossas percepções, experiências, informações adquiridas e formas de pensamento.

O diagnóstico psicopedagógico é um processo no qual se analisa a situação do aluno com dificuldades dentro do contexto da escola, da sala de aula e da família, isto é, engloba o professor, o aluno e o conhecimento contextualizado na escola, especificamente na sala de aula, lugar onde se constatam e se priorizam as aprendizagens sistemáticas tendo como pano de fundo a instituição escolar.

Então, o psicopedagogo precisa diagnosticar também a escola como ambiente que propicia a aprendizagem. Este diagnóstico caracteriza como busca de um saber por meio das informações obtidas nesse processo de investigação, para posteriormente orientar o educando.

Através de um olhar minucioso é que se desenvolve o diagnóstico escolar, uma vez que se faz necessário diagnostica-la, já que ela acolhe nossos filhos todos os dias e assim, constitui-se como a segunda casa do educando. E possibilita uma aprendizagem que transforma e constrói.

A função primordial do psicopedagogo diante das dificuldades de aprendizagem consiste em fazer uma análise da situação real do educando, para poder diagnosticar os problemas e suas causas. Ele levanta hipóteses  para conhecer o aluno em seus aspectos: afetivos, cognitivos e sociais, bem como entender a forma de aprendizagem e a relação que o indivíduo estabelece com o objeto de estudo, consigo mesmo e com o outro.

O psicopedagogo busca compreender o indivíduo em suas várias dimensões para ajudá-lo a reencontrar seu caminho, superando dificuldades que possam dificultar o seu desenvolvimento e sua relação com o meio em que vive.

Pensando numa educação plena que realmente atenda todos os anseios de seu público, os alunos, faz-se importante ressaltar mais uma vez, que é necessário o acompanhamento psicopedagógico.

O acompanhamento psicopedagógico parte das questões investigadas no diagnóstico, através de atividades diversificadas, com objetivo de superar os obstáculos que se impõem ao processo de aprendizagem, para que o educando possa alcançar a sua autonomia e sucesso. Portanto, o diagnóstico psicopedagógico busca alcançar seus objetivos, ampliando a compreensão sobre as necessidades de aprendizagem de determinado aluno. Para isso, deve analisar quais as propostas de ensino e o que é valorizado como aprendizagem, para que o fazer psicopedagógico se torne uma ferramenta poderosa no auxílio de aprendizagem de seus alunos.