Despertando o interesse pela leitura através do conhecimento na alfabetização
 
Despertando o interesse pela leitura através do conhecimento na alfabetização
 


APRESENTAÇÃO

 

 O referido projeto é uma elaboração dos professores da alfabetização, onde percebeu-se pouco interesse,  e desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, os professores verificaram a necessidade de elaborar este projeto na tentativa de melhoramento do processo de aprendizagem e o gosto pela leitura, abordando as influências culturais no Brasil, valorizando as datas comemorativas do ano letivo, considerando como alicerce do prazer em ler.

 

PROBLEMÁTICA

 

Como podemos despertar o interesse dos alunos pela leitura valorizando os aspectos culturais.

Será que a prática de leituras significativas, resolverá o problema da falta de interesse dos alunos pelo mundo da leitura.

 

TEMPO E CARGA HORÁRIA

 

Será desenvolvido no período de outubro a novembro de 2010, com carga horária de 2 horas semanais, exceto no dia da culminância que terá um acréscimo de duas horas a mais, totalizando 4 horas de atividade.

 

JUSTIFICATIVA

A utilização deste projeto consiste em ampliar os conhecimentos e o gosto pela leitura através de assuntos relevantes a cultura.

A elaboração desse projeto surgiu da necessidade de um conhecimento real e concreto da prática da leitura na escola, uma vez que todos os professores afirmam a dificuldade dos alunos em lerem fluentemente, a finalidade consiste em estabelecer uma prática de leitura e que sejam mais atuante na sua dinâmica da escola .

Este projeto foi organizado de modo a possibilitar a retomada de algumas atividades que favoreçam a leitura. É de grande importância, o desenvolvimento do projeto de leitura, procurando despertar nos alunos o gosto pela mesma, estimulando suas preferências, experiências como leitores.

Desenvolver o habito da leitura como fonte de aquisição de cultura em nossos educandos, com o intuito de formar cidadãos conscientes e críticos para poder transformar a sociedade em que estão inseridos.

 

DIAGNOSTICO DA ESCOLA

A escola São José, está localizada na Avenida Sales de Campos, 414, no município de Santo Amaro das Brotas possui em média 76 alunos matriculados no Ensino Fundamental, no qual os pais são de classe média baixa.

Diante deste quadro verifica-se a falta de interesses nos estudos gerando dificuldades na leitura em todas as disciplinas. Os conhecimentos baseiam-se nas vivências com a comunidade em que estão inseridas no conteúdo programático estabelecido pela escola.

Partindo do pressuposto, o projeto abrangerá a alfabetização e a 4ª série do ensino fundamental, o referido projeto será interdisciplinar.

 

OBJETIVO GERAL

 

Desenvolver uma prática de formação de leitores na qual todos possam contribuir com sugestões para desenvolver constantemente a leitura envolvendo a interdisciplinaridade fazendo com o aluno seja participativo na sociedade.

 

OBJETIVO ESPECÍFICO

Despertar o interesse pela leitura, através de gravuras, rótulos, recortes, revistas sobre a cultura de nossa cidade;

Valorizar a auto estima com a realizações de dramatizações contos e fabulas;

Estimular no aluno o desenvolvimento da oralidade;

Desenvolver no aluno o hábito da leitura;

Ampliar o conhecimento cultural dos participantes do  evento;

Valorizar o espírito de competitividade;

Privilegiar a solidariedade e a organização nas tarefas decorrentes do evento.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Na escola, de uma forma geral, pode-se constatar uma variedade de espaços e ações que potencializam as práticas de leitura diferenciada. Em relação aos espaços de trabalho com a leitura, buscamos evidenciar, por um lado, os espaços da escola como um todo e, por outro lado, o espaço da sala de aula.

Para Alliende & Condemarín (2007, p. 208):

 

Um dos fins do ensino da leitura é possibilitar o acesso às obras literárias. As obras literárias constituem um modo específico de expressão. Elas referem-se a todo tipo de realidade, utilizando um código “poético” que as diferencia das obras lógicas, discursivas, científicas ou similares.

As crianças encontram-se em formação para o mundo da leitura é preciso ensiná-las para a construção do conhecimento, dando-lhe condições de dominar a leitura através de um ensino sistemático, onde a aquisição do conhecimento faça parte de todo processo cognitivo dos alunos.

Cabe, portanto, a escola despertar o aluno para a criticidade, apesar das adversidades. É necessário resgatar o leitor da palavra escrita. Se o aluno no seu universo escolar ou fora dele não tem contato com leituras de qualidade é função de a escola reverter esse quadro. Ela tem que ser extremamente responsável no que concerne à formação do aluno leitor, respeitando a necessidade de cada um.

É preciso, portanto, oferecer ao aluno, textos do mundo: não se formam bons leitores solicitando aos alunos que leiam apenas durante as atividades na sala de aula, é necessário estimular o hábito de leitura. Eis a primeira e talvez a mais importante estratégia didática para a prática de leitura: o trabalho com a diversidade textual. Sem Lea pode-se até ensinar a ler, mas certamente não se formarão leitores competentes.

Neste sentido, vale destacar a importância da implantação do projeto de leitura na escola com o intuito de garantir maior interesse pela leitura, tornando-a mais prazerosa e construtiva para as suas vidas. De acordo com Freire, ‘a leitura não reside tão somente na leitura de um livro, mas em ler a vida e saber do mundo’.

 

METAS

Pretende-se que 90% dos alunos atinjam o proposto melhorando a leitura e a escrita.

PLANO DE AÇÃO

As ações serão desenvolvidas com atividades importantes como foco, na leitura. As ações realizadas contribuirão para o desenvolvimento dos alunos, viabilizando, o acesso a  leitura proporcionando formar o aluno para a criticidade e maior participação na sociedade.

 O projeto contará com espetáculos de peças teatrais e cinema em sala de aula com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita e contará com oficinas culturais.

Caminhos da Arte - serão desenvolvidas atividades culturais desenvolvidas pela companhia e por professores convidados, voltadas para complementação escolar, arte, educação e iniciação profissional do ensino público.

Leia Comigo-Distribuição de livros e revistas em quadrinhos com temas educativos ligados a inclusão social, ética, e cidadania.

Viagem a Leitura através da literatura – Capacitação de professores da escola por meio de metodologias que estimule a leitura aos alunos com dificuldade na aprendizagem na leitura e na escrita.

Ler e Pensar - Desenvolvimento do hábito da leitura e do senso crí­tico dos alunos por meio de oficinas educativas, visitas ao teatro e bibliotecas.

Mundo da leitura - Oficinas de capacitação de professores para poderem abordar diferentes aspectos culturais através da interdisciplinaridade, em busca de adotar novas metodologias de ensino para a prática da leitura e da escrita.

Viajando ao mundo da leitura na copa do mundo - Atividades de complementação pedagógica que visa à melhoria de qualidade do ensino que contribuirá para as condições de acesso a educação, cultura e lazer.

O projeto contará ainda com ações desenvolvidas como:

  • Contar histórias para os alunos dramatizarem.
  • O aluno deverá ler para os colegas;
  • Comentarem o que viram ou leiam
  • Localizar informações
  • Produção de textos para confecções de jornal e mural;
  • Entrevistar um contador de história;
  • Criar e contar história.
  • Sala de leitura

 

 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

A ação do projeto propõe a uma proposta coletiva que envolverá professores, especialistas, coordenadores, familiares, equipe de apoio pedagógico e diretivo, com os alunos numa proposta interdisciplinar pedagógica através de reuniões realizadas objetivando apresentar ações, bem como encontrar apoio para o desenvolvimento pleno, portanto sendo concedido apoio almejado.

  • Técnicas-Leitura livre
  • Dialogo
  • Debates
  • Desenho livre
  • Trabalho em grupo
  • Criação de histórias

 

RECURSOS

  • Quadro giz
  • Livros de histórias infantis
  • Revistas
  • Papel madeira
  • Lápis
  • Livro / e livros de histórias
  • Papel oficio
  • Cadernos
  • Cartolina
  • Computador/internet/ impressora
  • Recursos humanos (alunos e professores)
  • Jornais
  • Televisão /vídeo
  • Som
  • Enciclopédia para pesquisa
  • Sucata
  • CDs, DVDs

 

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

O projeto será desenvolvido em três etapas através de ações conjuntas na interdisciplinaridade.

1ª Etapa: Sensibilização dos professores que atuam na escola para que os mesmos venham a se integrar no projeto de forma significativa.

2ª Etapa: Trabalhar a autoestima do aluno, com textos cariados, músicas folclóricas, jogos, pesquisas.

3ª etapa Deixar o aluno livre para confeccionar painéis, desenvolvendo o habito da leitura.

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

A presente proposta baseia-se na pedagogia de sucesso, pois, consiste em oferecer grandes possibilidades de aprendizagem, já que por meio dela é possível estimular a leitura através de um ambiente motivador, como também ajudar o desenvolvimento dos alunos. Tornando-se leitor e podendo ampliar a compreensão do mundo. Espera-se que esse projeto atinja pelo menos 90% dos alunos envolvidos, e que adquiriram o habito de ler e escrever com prazer, podendo assim criar e recriar suas produções nas mais diversas áreas do conhecimento. Podendo assim tornar-se cidadãos conscientes de que a leitura e a escrita são uma ferramenta importante para a formação do ser humano para poder aprender e compreender o mundo e assim poder melhorar a qualidade do ensino e de vida de cada ser humano.

 

CONSIDERAÇÕES

A leitura tem a potencialidade de mobilizar o estudante a ampliar o seu horizonte de expectativas, preparando-o para ser um sujeito cidadão.

Para tanto precisamos traçar um caminho que nos leve ao alcance do nosso objetivo, tais como mostrar a importância da leitura reflexiva e crítica para os cidadãos, conceituar a leitura e suas características, favorecendo discussão em torno da leitura reflexiva, despertando nos alunos a capacidade de análise e a compreensão das ideias dos autores. Sendo assim, as práticas de leituras devem estar fundamentadas na criticidade da dinâmica do mundo da escrita e posicionando-se frente à realidade. Desse modo, estaremos fortalecendo a cidadania, a consciência e o senso critico do aluno.

 

 CULMINÂNCIA

A culminância será efetivada pelos professores em sala de aula.

AVALIAÇÃO

A avaliação será efetivada através da observação do crescimento no processo de ensino-aprendizagem em todas as atividades envolvidas pelos alunos no decorrer da aplicação do projeto.

Serão aplicadas práticas como:

  • Produção de livros de histórias
  • Feira cultural e descoberta de talentos
  • Desempenho discente
  • Produção de textos
  • Trabalhos em grupos.
  • Dramatização
  • Produção de painéis

Ressalta-se que a avaliação do projeto será feita durante e após sua aplicação. Durante e como foi mencionada no parágrafo anterior e após, por todos os envolvidos; apontando os pontos negativos e positivos e se todos os itens propostos foram alcançados.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALIENDE, Felipe; CONDEMARIN, Mabel. Leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento Porto Alegre: Artes Médicas, 2007.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática,

1997.

_____________. Palavras de encantamento. São Paulo: Moderna, 2001.

Freire, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Eugenia Lima Da Silva
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Administradora, leciono na rede particular de ensino, pós graduada em gestão educacional
Membro desde março de 2012
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: