Desigualdade social é o motivo pelo qual as crianças estão envelhecendo precocemente?

Rossiny Adriano Vasconcelos Pontes


Muitas pessoas aqui no Brasil têm passado por muita dificuldade financeira, isto tem causado um forte impacto na educação deste país. Criança cada vez mais nova tendo que trabalhar para ajudar nas finanças da sua família, causando assim um forte impacto na sua saúde e no desenvolvimento sócio cognitivo desta.
A desigualdade social é um dos fatores responsáveis pelo não crescimento de um país, como é o caso do nosso. O que devemos observar é que cada real que um rico põe no seu bolso, este dinheiro está saindo do bolso de outra pessoa, pois ninguém fica rico fabricando dinheiro, já que isto é crime. Isto coloca muitas pessoas como alvos fáceis para estes grandes empresários. Não estou falando que estas pessoas devem entregar parte de sua riqueza aos pobres, e sim, os governantes devem realizar investimentos, principalmente na área de infra-estrutura, pois este é o melhor caminho para se trazer dinheiro de outros paises, e a partir disto darmos uma melhor preparação para aqueles que estão com mais dificuldades. Então, não será o trabalho desde a infância que irá reduzir a desigualdade social, muito pelo contrário, como estas pessoas são pouco instruídas, logo serão engolidas pelos tubarões.
Os programas adotados pelo atual governo, como bolsa escola e bolsa família, são de suma importância para acabar a desigualdade e por as crianças no seu devido lugar: ESCOLA. Porém, não é suficiente para que tenhamos um país justo, já que estes programas servem apenas para amenizar os problemas que existem há muitos anos.
Quando o pai de uma criança o obriga a ir trabalhar desde nova para poder colocar comida na mesa, este pai estará cometendo um erro muito grande em longo prazo, pois o seu crescimento intelectual será comprometido pela dura vida nas ruas, formando assim um sujeito muitas vezes criminoso, já que ela está cansada de viver sem esperança e sempre caindo nas mãos dos latifundiários.
Temos visto pessoas com uma aparência de mais velha e criança com vários problemas de saúde, como: mau crescimento, varizes nas pernas e outros males que até então só oferecia perigo as pessoas com idade mais avançada.
Está mais que provado que a criança não pode ter responsabilidade em ajudar ou manter uma família, deve-se ter pais capazes de manter seus filhos na escola e proporcionar-lhe um crescimento cognitivo e um desenvolvimento técnico para servir o nosso país com mais qualificação. Devemos pensar em um investimento nestas crianças, como o futuro e prosperidade financeira do nosso país.
Com crianças formadas e prontas para fazer crescer o nosso país, isto fará com que entre mais dinheiro e conseqüentemente, mais emprego surgirá e menos crianças ficará nas ruas, diminuindo a criminalidade e o envelhecimento precoce da nossa juventude.

Bibliografia

BUARQUE, Cristovam. Os instrangeiros, a aventura da opinião na fronteira dos séculos.